Nozes compreendem um grupo genérico de produtos que são na verdade grãos, sementes ou frutas. Eles têm em comum uma baixa concentração de água e um alto teor de gordura.

Numerosos estudos mostraram a importância para a saúde de seu consumo diário e os benefícios específicos para o coração e o sistema circulatório no contexto de uma dieta equilibrada. Estas propriedades saudáveis ​​são baseadas em diferentes componentes bioativos

Nutritional e benéfico para o sistema cardiovascular

Por um lado, suas gorduras protegem contra o aparecimento e desenvolvimento de aterosclerose devido à total ausência de colesterol e sua capacidade de diminuir o colesterol total no sangue, e especificamente sua fração LDL, popularmente conhecida como "colesterol ruim".

Para este efeito, que já é benéfico, é adicionado o fato de consumi-los mantém ou aumenta ligeiramente o colesterol HDL ("o bom"), então diminui o risco cardiovascular total.

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Segundo, o de compostos com capacidade antioxidante. A ação dos radicais livres, gerados pelos processos oxidativos que são continuamente produzidos no organismo, requer que os mecanismos orgânicos de defesa sejam complementados por agentes externos, como algumas vitaminas, minerais ou outras substâncias contidas nos alimentos, como polifenóis

Também sua vitamina E é antioxidante e sua presença é abundante em muitas nozes. Notável a este respeito é a noz, que é também a fruta mais rica em ômega 3.

Rico em fibras, proteínas e minerais

Outro componente importante de nozes é a fibra, que, além de prevenir a constipação, inibe a absorção digestiva do colesterol que alguns alimentos fornecem

Nozes são, em geral, uma boa fonte de proteína (10 a 26%) que se destacam por sua riqueza em arginina. Este aminoácido dá origem à formação de óxido nítrico, um composto que promove um bom tónus muscular na parede das artérias, facilitando a sua dilatação e reduzindo o risco de hipertensão.

Apenas as castanhas são ricas em hidratos de carbono. Nesta fruta seca, a proporção de carboidratos chega a 41% e a das gorduras permanece em 2%. Esta composição tornou possível para a castanha ser um alimento básico (principal fonte de energia) para algumas pessoas, como o corso.

 Por que você deve ativar suas sementes e nozes?

A contribuição dos minerais é notável, especialmente em manganês, cobre, magnésio, potássio, zinco e selênio o último notavelmente abundante em nozes.

Amêndoas destacam-se pelo seu teor de cálcio, o que os torna um alimento alternativo produtos lácteos. 60 g de amêndoas fornecem 150 mg de cálcio, tanto quanto um copo de leite, e fornecem duas vezes mais proteína que um iogurte.

Quantas calorias elas contribuem?

Sua abundância em gordura faz com que seu valor calórico ser elevado. 100 gramas fornecem as seguintes quilocalorias:

  • Noz de macadâmia: 718 kcal
  • Porca: 650 kcal
  • Pinhão: 629 kcal
  • Avelã: 628 kcal
  • Amêndoa: 575 kcal. 19659019] Amendoim: 571 kcal
  • Pistache: 557 kcal
  • Castanha de caju: 550 kcal
  • Castanha: 213 kcal

Mas na prática sua ingestão de calorias não é exagerada ] porque em uma dieta equilibrada eles são consumidos em quantidades moderadas. A ração recomendada é geralmente "um punhado", o que traduzido em gramas seria cerca de 30 gramas sem casca.

    

        

 Pequeno mas agressivo: alergia a nozes
        

    

As pessoas que praticam esportes com intensidade poderiam se beneficiar aumentando um pouco essa ração, pois suas necessidades de energia aumentam e, além disso, as nozes poderiam ajudá-las a mobilizar as reservas de energia dos hidratos de carbono, algo muito importante em esforços prolongados.

Escolha-os sem tostar, com casca e sem sal

Para aproveitar todas as propriedades de ácidos graxos e compostos antioxidantes – incluindo vitamina E – é preferível consumi-los sem torrar. Uma parte importante de seus antioxidantes estão localizados em sua cutícula por isso é recomendado comê-los crus e com a pele para aproveitar ao máximo suas propriedades saudáveis.

Por outro lado, torrefação e fritura distorce a qualidade de suas gorduras

Além de não torrado, é conveniente escolher as apresentações de conchas porque as mantém protegidas da oxidação – uma questão importante dada a sua riqueza em gorduras – e, ao mesmo tempo, permite que um consumo mais controlado seja aberto um por um.

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Também é preferível tomar nozes sem sal. A salga aumenta o consumo de cloreto de sódio e pode ser contraproducente para pessoas com pressão alta. Nestes casos é quase necessário ingeri-los sem sal para aproveitar suas virtudes saudáveis ​​para o coração. É um fator importante quando se come sementes de girassol.


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