Publicado em 05/04/2019 8:14:37 CET

MADRID, 5 de abril (EUROPA PRESS) –

Sempre recorremos ao fácil, ao rápido e, infelizmente, em muitos casos, aos também ricos, mas insalubres. Esta poderia ser a definição perfeita de doces e salgados (mesmo caseiros, sim), um grupo de alimentos ultraprocessados ​​muito comuns em cafés da manhã, lanches e petiscos espanhóis.

O fato é que eles são feitos com grandes quantidades de açúcares, gorduras saturadas inadequadas e farinhas refinadas (nada disso parece bom). Naturalmente, são altamente palatáveis, ou seja, têm sabor e textura que os tornam muito atraentes para o paladar e os tornam produtos de consumo fáceis e rápidos.

A nutricionista Raquel Bernácer, especialista universitária em Educação Alimentar e mestrado em Nutrigenômica e Nutrição Personalizada alerta nesse sentido, em 'Aprende a desayunar' (Amat Editorial), que toda essa quantidade de açúcar e Gorduras de baixa qualidade resultam em uma curta sensação de saciedade, o que faz com que o apetite volte em breve.

O pâncreas produz insulina, um hormônio que age como uma chave que abre uma porta específica para o açúcar entrar nas células e manter seu nível sanguíneo estável, diz o especialista.

"Embora seja um processo mais complexo, mas para ser entendido, quando a comida contribui com muito açúcar, ela entra no corpo muito rapidamente, então nosso pobre pâncreas tem que produzir uma grande quantidade de insulina. que todas as portas das celas se abrem de uma só vez e entre o açúcar nelas. O que acontece a seguir é que, como conseqüência, os baixos níveis de açúcar caem repentinamente e você fica com fome de novo ", acrescenta.

Em sua opinião, o que deve ficar claro para o consumidor é que, para o nosso corpo, "comer doces e salgados é como comer açúcar e gordura ruim com colheradas"

. Assim, Bernácer salienta que o problema da pastelaria não é apenas a sua má qualidade nutricional, rica em calorias vazias, mas o seu poder pouco saciante nos faz comer de novo logo após consumi-la, ingerindo muito mais calorias do que imaginamos. em um curto espaço de tempo

Em particular, pastelaria e confeitaria é uma categoria de alimentos com alto teor calórico, que é de cerca de 400-500 kcal por 100 gramas de produto . Por sua vez, indica que a contribuição dos carboidratos refinados é alta, especialmente na forma de açúcar, e igualmente rica em gordura, especialmente saturada. "O teor de gorduras é tão alto que pode representar mais de 35% do peso do produto", diz ele.

Por exemplo, ele cita que um muffin tradicional embalado tem cerca de 130 quilocalorias e quem come não costuma comer apenas um. Vamos pensar que ele ingere dois (262 Kcal, 18 gramas de açúcar, 14 gramas de gordura duvidosa e 0,3 gramas de sal). "Se duas saquetas de açúcar (16-24 gramas) são adicionadas ao café, já tomamos mais da metade do açúcar recomendado pela OMS", lamenta.

Não esqueça também, de acordo com Bernácer, que doces e bolos são baratos, eles têm uma longa vida útil e vêm em apresentações que os tornam muito atraentes, tanto que alguns até incluem presentes.

A nutricionista ressalta ainda que o consumo desses produtos não deve nos preocupar apenas com os ingredientes com os quais é preparado, mas também com os produtos com os quais é consumido como produtos lácteos açucarados e aromatizados, como milk shakes de chocolate ou baunilha, sucos. de frutas, geléias, cremes, xaropes e outros alimentos ricos em gorduras e açúcares. Neste ponto, alerta para todos aqueles alimentos saudáveis ​​que deixamos de tomar para comer doces ou salgados, como frutas e verduras, ou nozes, por exemplo.

Neste contexto, o especialista indica que o consumo de doces se esporádicos, ocasionais, e uma dieta balanceada é seguida podemos nos permitir um capricho, embora avise que chega um momento em que seu consumo deixa de responder com uma ocasião especial e se torna algo mais habitual dentro de nossa dieta; momento em que se torna prejudicial.

Finalmente, ele adverte que, "embora a massa seja caseira em forma de massa, os doces ficam". "A versão caseira continua a atender a definição de doces e tortas, ou seja, massas feitas com farinha, açúcar, gordura, leite e ovos." Nós fazemos a nossa massa em casa pode levar ao equívoco de que é mais saudável, e, portanto, podemos comer mais ou parar de comer outros alimentos mais saudáveis, então tenha isso em mente, porque você tem que continuar moderando seu consumo ", diz Bernácer.

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