Atualmente, no mundo é cada vez mais frequente comer alimentos fermentados constituindo entre 5% e 40% da dieta humana.

Muitas regiões têm os seus próprios alimentos fermentados tradicionais como iogurte, queijos, crème fraîche ou molho de soja. Também várias bebidas, como kefir (leite fermentado), kombucha (chá fermentado), cerveja ou vinho

Outros exemplos são o missô do Japão (soja fermentada), kimchi da Coreia do Sul ( repolho picante fermentado) ou chucrute (repolho fermentado) da Alemanha E estes são apenas alguns!

Alimentos fermentados foram consumidos durante séculos em todo o mundo. Mas nos últimos tempos eles se tornaram muito na moda . Por que é bom comer alimentos fermentados? Neste artigo nós lhe falamos sobre isso

Benefícios de comer alimentos fermentados

O microbioma intestinal fornece vitaminas e minerais difíceis de obter através dos alimentos.

diferentes tipos de fermentos são múltiplos:

  • Alimentos mais nutritivos e digestíveis: já que as bactérias realizam parte da digestão dos alimentos que ingerimos.
  • Fermentação aumenta a presença de importantes vitaminas, como a vitamina K difícil de encontrar em alimentos não fermentados. É uma vitamina chave para a saúde óssea e coronária, bem como a prevenção de certos tipos de câncer.
  • Eles promovem a modulação do sistema imunológico . Lembre-se que 70% das suas defesas estão no intestino. Uma microbiota pobre aumenta o risco de muitas doenças.
  • Diferentes alimentos fermentados fornecem bactérias diferentes, aumentando nossa diversidade bacteriana . E uma maior diversidade da microbiota está ligada a menores riscos à saúde.

Leia também: Como recuperar a microbiota se você consome antibióticos

Quais são os benefícios para a saúde de alimentos fermentados?

 Iogurte
alimentos fermentados facilitam a digestão em algumas doenças intestinais.

Os alimentos fermentados podem ter múltiplos benefícios para a saúde, não apenas do ponto de vista da nutrição básica. Os cientistas continuam investigando exatamente como influenciam o corpo e a saúde.

Os produtos lácteos fermentados podem contribuir para reduzir o risco de doença cardiovascular . O consumo de iogurte também está associado a um peso corporal saudável e proteção contra o diabetes tipo 2.

A fermentação pode melhorar a qualidade e a digestão de proteínas, e aumentar o conteúdo de vitamina B e vitamina C. Além de melhorar a absorção de diferentes minerais, como ferro e zinco.

Além disso, para algumas pessoas, os alimentos fermentados são mais fáceis de digerir . Por exemplo, pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável ou no caso de intolerância à lactose. As bactérias usadas para fazer iogurte tornam a lactose mais fácil de digerir.

Alguns alimentos fermentados contêm microorganismos vivos, alguns dos quais são probióticos e podem promover a saúde intestinal. A quantidade de microorganismos presentes no intestino aumenta quando alimentos fermentados são ingeridos o que é possivelmente benéfico.

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Então, o que é recomendo? Devemos comer alimentos fermentados por razões de saúde?

 Diferentes alimentos em taças
Incluindo alimentos fermentados em uma dieta variada pode trazer benefícios para a saúde.

Alimentos fermentados fazem parte da dieta humana há séculos e Diz-se que eles têm uma influência positiva na saúde de maneiras muito diferentes. Assim, cada vez mais, os guias sobre alimentação afetam o consumo habitual desses alimentos.

Se você nunca experimentou alimentos fermentados, para começar a consumi-los, pode colocar iogurte nos shakes, comer um Miso sopa no almoço ou acompanhar o seu jantar com chucrute, pique algumas torradas massa de pão com queijo ou beber um refrescante kefir.

Note-se que, alimentos fermentados podem adicionar diferentes sabores e texturas Interessante para sua dieta

Finalmente, comer alimentos fermentados pode ter efeitos benéficos, embora ainda seja um campo de estudo no momento. Então, para garantir um equilíbrio adequado, devemos simplesmente tentar comer saudavelmente com uma dieta equilibrada

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