Tal como muitos outros vegetais, o espinafre está repleto de vitaminas, minerais e fitoquímicos benéficos. Um desses compostos é a luteína, um pigmento encontrado em muitos vegetais de folhas verdes. É um antioxidante que colabora com o sistema imunológico e tem propriedades anti-inflamatórias.

Pesquisadores da Universidade de Linköping, na Suécia, provaram que a luteína é especialmente benéfica para o sistema cardiovascular ajuda a manter as artérias em bom estado

Espinafre cru, cozido no vapor, cozido ou salteado?

A luteína é decomposta pelo calor, por isso, se cozidas, perdem a maior parte do seu efeito benéfico. Os pesquisadores quiseram verificar quanto luteína disponível para assimilação de espinafre com o diferentes meios de cozimento é reduzido: cozido em água, cozido no vapor ou refogado em diferentes temperaturas.

 Salada de arroz vermelho com espinafre e laranja

Determinou-se também quanto luteína sobraria se fossem reaquecidos no microondas no dia seguinte ao da cozedura, após uma noite no frigorífico. E também foi medido no batidos feitos com espinafre cru, junto com água e outros vegetais ou com produtos lácteos.

O objetivo era reproduzir com a máxima fidelidade as diferentes maneiras de consumir espinafre que ocorrem em A vida real

Em seguida, os pesquisadores submeteram espinafre cru ou cozido de diferentes maneiras a um processo de digestão enzimática no laboratório que simulou o que acontece no estômago.

Smoothies de espinafre são a melhor opção

Os resultados do experimento completo foram publicados na revista Food Chemistry. As maiores quantidades de luteína disponível foram encontradas nos milkshakes feitos de espinafre cru, especialmente aqueles que contêm produtos lácteos (que podem ser substituídos por leites vegetais).

foram cozidos eles mostraram quantidades de luteína disponíveis muito mais baixas, especialmente em cozimento longo. Curiosamente, reaquecimento por microondas aumentou a luteína, provavelmente porque saiu através das membranas celulares quebradas

 Refrescante verde: seu refrigerante verde

Dr. Rosanna Chung, principal autor do estudo, comenta que "é melhor não cozinhar espinafre de qualquer maneira" e tome-o com uma bebida com gordura, como, por exemplo, um leite de coco ou amêndoa.


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