Nutricionistas e biólogos vêm debatendo há muitos anos qual é a dieta mais apropriada para desfrutar de uma ótima saúde. Os estudos concentram-se nas qualidades dos alimentos, mas há cada vez mais evidências de que também é crucial distribuir alimentos ao longo do dia.

No corpo, muitos processos seguem um Ritmo de 24 horas. Por exemplo, o ciclo de vigília e sono. E estudos recentes indicam que os alimentos devem estar sincronizados com este ciclo.

Há bons e maus momentos para comer

Esse é o ponto de partida do livro O Código Circadiano, do Dr. Satchin Panda, professor do Instituto Salk e especialista na investigação dos ritmos circadianos. A Panda recomenda a realização de todas as ingestões em uma janela de 8 a 10 horas (por exemplo, entre 11 da manhã e 7 da noite) e permanecendo com o estômago vazio as 14-16 horas restantes. ] Esta recomendação é baseada no fato de que estamos mais preparados para digerir alimentos de manhã e à tarde, devido aos ciclos de produção de hormônios e enzimas digestivas . Qual é a melhor hora para comer? Cada alimento? ” class=”lazyload”/>

No entanto, a maioria das pessoas começa a consumir alimentos logo após se levantar e tomar a última ingestão antes de ir para a cama. Desta forma, o período de descanso digestivo é praticamente reduzido pela metade.

Segundo o Dr. Panda, esse tempo reduzido não permite que o sistema digestivo e outros sistemas e órgãos do corpo repousem e se regenerem, o que pode levar para desenvolver distúrbios metabólicos e outras doenças.

No corpo há muitos relógios

Há muito tempo se sabe que o corpo é governado por um relógio mestre localizado no cérebro, no hipotálamo, que governa o corpo. dormir e acordar ciclo. Mas por algumas décadas, descobriu-se que vários conjuntos de genes são expressos na mesma hora todos os dias, o que certamente significa que praticamente todos os órgãos são governados por seu próprio relógio.

Por exemplo, o pâncreas aumenta durante o dia a produção de insulina, que controla a concentração de glicose-açúcar no sangue e diminui durante a noite. O intestino também possui um relógio que regula a produção de enzimas, a absorção de nutrientes e a purificação de resíduos. As milhões de bactérias que constituem a microbiota intestinal também operam a uma taxa diária.

Nós digerimos melhor quando há luz

Como resultado, queimamos mais calorias e digerimos os alimentos mais eficientemente pela manhã e pior à noite. Prova disso é que os trabalhadores por turnos que tendem a comer à noite sofrem uma maior incidência de obesidade, diabetes, alguns tipos de câncer e doenças cardíacas.

 Você conhece seu relógio biológico? Respeite os ritmos vitais para melhorar a saúde

O Dr. Panda e seus colegas tomaram camundongos e os dividiram em dois grupos. Um deles tinha acesso 24 horas a alimentos ricos em gordura e açúcar. O outro comeu os mesmos alimentos, mas em uma janela diária de apenas oito horas.

Embora ambos os grupos consumissem a mesma quantidade de calorias, os ratos que comiam quando queriam ficavam gordos e doentes, enquanto os ratos na dieta restrição de tempo não mostrou qualquer tendência à obesidade, fígado gorduroso ou doença metabólica.

Menos obesidade, oxidação e hipertensão

A Dra. Courtney Peterson, professora da Universidade do Alabama, conduziu uma experiência semelhante com pessoas . Os participantes comeram dentro de uma janela de 12 horas por cinco semanas e depois reduziram essa margem para apenas 5 horas durante a manhã.

 Como ajustar seus relógios biológicos para cuidar de sua saúde

Ao analisar as variáveis, ele descobriu que as pessoas foram submetidas à margem mais restrita mostraram níveis mais baixos de insulina, menos oxidação, menos fome durante a noite e significativamente menor pressão arterial.

Em conclusão, estudos sugerem que para a maioria das pessoas seria bom que eles iriam agrupar suas refeições durante o dia e que eles jantaram cedo e de forma mais leve.


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