A resposta para a pergunta 'Por que engordamos?' É muito simples : porque ingerimos mais calorias do que podemos queimar. Apesar dessa equação simples, ambas as variáveis ​​podem ser modificadas por vários fatores.

Pode haver mecanismos hormonais que diminuem o gasto de energia ou maus hábitos que aumentam a ingestão calórica. Nesta fórmula, qualquer pequeno desequilíbrio causaria um aumento ou queda de peso . Vamos ver com mais detalhes.

Por que ganhamos peso?: Gasto de energia

Este é um elemento que pode ser modificado. Há um gasto de energia pelo simples fato de estar vivo chamado gasto de energia basal. A partir daqui, qualquer atividade física aumenta o gasto energético diário.

O esporte tem uma dupla função, por um lado implica um gasto energético como tal e, por outro lado, aumenta o tônus ​​e o volume muscular que se traduz em um aumento nos gastos ociosos. Para maximizar esse efeito, o treinamento de força deve ser priorizado em relação ao treinamento aeróbico, o que pode até causar perda de massa muscular.

O exercício regular é, portanto, um excelente método de controle de peso. As pessoas sedentárias têm maior facilidade para ganhar peso já que a quantidade de comida necessária é geralmente menor que o apetite, o que leva ao excesso de ingestão.

Portanto, uma possível resposta a A pergunta 'Por que engordamos?' É porque não exercitamos . A realização de exercícios de força pelo menos três vezes por semana reduz significativamente a probabilidade de sobrepeso, obesidade e muitas outras doenças.

Por que engordamos?: calórica

Essa é a outra variável que pode ser modificada na equação de ganho de peso. É essencial tentar adaptar os alimentos ao nível de atividade . Dessa maneira, os esportistas terão maiores demandas de energia do que os sedentários para manter o peso.

Normalmente, o apetite geralmente é adaptado às necessidades energéticas, especialmente em indivíduos com morfotipos ecto e mesomorfos. No entanto, existem indivíduos que apresentam falhas na regulação do apetite seja por desequilíbrios hormonais (hormônios da tireóide e grelina) ou por subestimação calórica dos alimentos.

Assim, muitas pessoas acreditam consuma menos calorias do que realmente come o que se traduz em ganho de peso. Essa seria outra resposta possível à pergunta "Por que engordamos?".

Isso pode resultar do consumo excessivo de óleo, pão ou produtos processados. Molhos geralmente são produtos que também contribuem para aumentar a densidade calórica da dieta. E não devemos esquecer o álcool .

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Patologias associadas ao ganho de peso

No entanto, existem grupos de indivíduos que podem ganhar peso apesar de comerem aparentemente saudáveis ​​. É o caso, por exemplo, daqueles que sofrem de hipotireoidismo. Essas pessoas têm um déficit na produção de um hormônio que regula o gasto de energia. Portanto, suas necessidades são diminuídas e a quantidade de alimento que eles precisam é consideravelmente menor do que o que um indivíduo precisa sem essa patologia.

Por outro lado, existem indivíduos com alterações na produção de grelina . Esse hormônio controla o apetite e é mediado por uma série de receptores. Um mau funcionamento do receptor pode causar excesso de produção desse hormônio, mesmo quando as demandas de energia são atendidas. Portanto, a conseqüência será um aumento de peso.

Todas essas situações geralmente escapam ao controle da dieta e geralmente precisam de suporte farmacológico para serem corrigidas. O medicamento possibilita a regulação dos sistemas hormonais e facilita o manejo nutricional.

 Mulheres que ganham peso, mesmo que comam pouco

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Além de doenças que desequilibram a equação para o lado do ganho de peso, há outras que produzem o efeito oposto. Um exemplo claro é o hipertireoidismo ou câncer, patologias que aumentam o gasto de energia em repouso e as necessidades de nutrientes.

Esse fato deve ser compensado por um aumento na densidade calórica da dieta se esse não for o caso, conclui-se com uma perda de peso que pode dificultar o controle da doença.

O papel da microbiota intestinal

No entanto, nos últimos anos, tem sido introduzindo uma terceira variável nessa equação que é o papel dos organismos vivos no intestino. A microbiota pode ter um impacto importante na absorção de nutrientes e no ganho de peso corporal .

Assim, a suplementação com probióticos pode ser um ponto de virada nas estratégias direcionadas. para redução de peso . De qualquer forma, esse campo ainda está em estudo e nenhuma conclusão clara foi tirada.

Conclusão: Por que ganhamos peso?

O fato de ganhar ou perder peso, exceto em situações patológicas, é um questão puramente matemática . Se ingerimos mais calorias do que precisamos ou somos capazes de gastar, ganharemos peso; caso contrário, perderemos peso.

Por esse motivo, a educação nutricional é um elemento crucial para estar ciente do número de calorias que normalmente ingerimos . Isso evitará subestimações e superestimações dos alimentos que ingerimos e facilitará o controle do peso e a prevenção de doenças complexas.

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