Este 16 de outubro é comemorado no Dia Mundial da Alimentação de 2020 . Um dia para tomar conhecimento de vários objetivos, marcados pela Covid-19 este ano e pelo compromisso com uma alimentação saudável que se espalha em todos os países e que cada vez mais está na retina dos consumidores.

Porquê que dia e quando foi a primeira celebração? Foi proclamada em 1979 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura 2 (FAO).

Tem como objetivo sensibilizar os povos do mundo sobre o problema alimentar mundial e fortalecer a solidariedade na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza. O dia 16 de outubro foi escolhido porque coincide com a fundação da FAO. E, desde então, tem sido celebrado em mais de 150 países.

Quais são os objetivos do Dia Mundial da Alimentação de 2020?

A FAO define vários objetivos que espera alcançar, no entanto, ainda há muitos países que não dispõem de um mínimo de alimentos para seus habitantes.

  • Estimular uma maior atenção à produção agrícola em todos os países.
  • Incentivar a cooperação econômica e técnica entre os países em desenvolvimento.
  • Promover participação das populações rurais, especialmente mulheres e grupos menos privilegiados.
  • Aumentar a consciência pública sobre a natureza do problema da fome no mundo.
  • Promover a transferência de tecnologias ao mundo em desenvolvimento. [19659007] Promover ainda mais o sentido de solidariedade nacional e internacional na luta contra a fome, a desnutrição, a pobreza …

Segundo dados da FAO, ao longo da história a humanidade tem Eles usaram entre 8.000 e 10.000 espécies diferentes para sua alimentação. Hoje, cerca de 150 são produzidos e distribuídos comercialmente. E 60% das calorias que consumimos vêm de apenas quatro espécies: trigo, milho, arroz e batata.

Como é uma dieta saudável?

Ser saudável é responsabilidade de todos. A FAO revela que as bases são fazer exercícios e beber bastante água, além de se alimentar com alimentos nutritivos, seguros e variados, todos os dias, para que você possa crescer e levar uma vida ativa.

Porque uma dieta pouco saudável pode causar doença e até morte. Uma dieta saudável é uma dieta equilibrada e é muito importante tentar que inclua a quantidade certa de alimentos diferentes para obter o que seu corpo precisa para funcionar bem: como nutrientes, como vitaminas e minerais, e outros componentes importantes.

Frutas e vegetais

A FAO explica que frutas e vegetais nos fornecem vitaminas, minerais, fibras e açúcares naturais.

Cereais

Este grupo contém tudo o que é produzido com trigo, arroz, aveia, milho, cevada ou outros cereais. Eles são chamados de "alimentos básicos" porque são consumidos todos os dias. Eles contêm carboidratos, que são nossa principal fonte de energia.

Legumes e nozes

Legumes (ervilhas, feijões ou lentilhas), nozes, sementes e produtos de soja são fontes essenciais de proteína . Eles vêm de plantas, custam menos do que outros alimentos ricos em proteínas, são ricos em fibras, são pobres em gordura e contêm outros minerais e vitaminas essenciais.

Laticínios

Derivados do leite (vaca, cabra, ovelha, búfalo, camelo, iaque, cavalo e até mesmo alce) e incluem alimentos como leite, queijo, iogurte, requeijão e leitelho. Eles contêm uma grande quantidade de cálcio, proteínas e gorduras.

Carne, peixe e ovos

Tudo o que consiste em carne, aves (frango, pato, peru, avestruz, etc.), peixe, marisco e os ovos pertencem a este grupo. Esses alimentos contêm ferro e proteínas, que não o tornam forte.

Gorduras e óleos

Seu corpo precisa do tipo certo e da quantidade certa de gorduras e óleos para ser saudável. Escolha óleos vegetais, manteiga de nozes e abacate em vez de gorduras animais manteiga, creme ou óleo de palma e evite alimentos ricos em gordura.

Se combinarmos esses alimentos em receitas ricas, já temos uma dieta saudável. Isso acontece evitando, reduzindo ou eliminando gorduras, açúcares e sal de nossa dieta.

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