Sim, mesmo depois de dormir várias horas, acordo cansado, certamente algo não está indo bem . As causas disso são inúmeras, mas a verdade é que é muito desagradável. Há uma sensação de peso no corpo, desânimo e fadiga. Começar o dia assim não é bom.

O mais impressionante é que muitas vezes não se deve à insônia. Aparentemente, durmo horas suficientes e durmo profundamente . Mesmo assim, acordo cansado e esse sentimento se repete com muita frequência, sem que fique claro o porquê.

Muitas vezes não importa se eu acordo ao meio-dia, tentando acabar com esse cansaço . No final, acontece o mesmo: acordo cansado, com a mente lenta e um humor fatal. Por que eu acordo cansado? Por que não basta dormir para dissipar esse sentimento? Vamos ver.

Eu acordo cansado?

A primeira coisa que devemos esclarecer é que o corpo dorme em ciclos . Por mais que os seres humanos sejam muito adaptáveis, finalmente, o corpo e a mente funcionam melhor se levarmos uma vida com padrões estáveis. Isso tem um impacto decisivo no cansaço.

Se, por exemplo, eu acordar todos os dias às 7h e antes das 21h, já estou na cama, mas no fim de semana Eu mudo esse padrão, meu corpo ficará confuso . Nesses casos, acordo cansado, independentemente das horas em que durmo.

Normalmente, temos cinco ciclos de sono, 90 minutos cada, por noite. Cada ciclo, por sua vez, é dividido em quatro etapas. O ponto é que, se eu mudar o horário de descanso, talvez acorde na hora errada: antes de concluir todo o processo . O resultado? Eu acordo cansado.

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Distúrbios do sono

Às vezes, a razão mais óbvia para acordarmos cansados eles são distúrbios do sono . Se frequentemente temos dificuldade em adormecer ou acordamos várias vezes à noite, provavelmente nos sentiremos cansados ​​quando sairmos da cama e durante o dia.

Outro distúrbio que afeta a qualidade do descanso é apneia do sono . Esta é uma patologia pela qual uma pessoa faz uma pausa na respiração enquanto dorme. O efeito direto dessa anomalia é que, ao acordar, muitas vezes você se sente como se não tivesse dormido.

Consumo de algumas substâncias

O consumo de algumas substâncias, como o álcool, é um grande obstáculo para obter boa qualidade do sonho. Isso tem um efeito paradoxal: causa sonolência, mas depois nos impede de dormir profundamente. Algo muito semelhante ocorre com certos medicamentos, especialmente sedativos.

Outro inimigo de um bom descanso não pode ser deixado de fora: o café . Um café da manhã é fabuloso para se sentir mais acordado: esse é o seu efeito. Se você tomá-lo à noite, provavelmente não conseguirá dormir bem. É melhor não consumi-lo pelo menos cinco horas antes de dormir.

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Problemas psicológicos

Às vezes, a razão pela qual acordamos cansados ​​é a maneira como Isso funciona em nossa mente. Poucos vão para a cama e, antes de dormir, revisam todas as preocupações que lhes dizem respeito ou as decisões que devem tomar. É o pior momento para fazê-lo. Gera ansiedade noturna noturna e prejudica o descanso.

O estresse, em geral, impede que tenhamos um sono tranquilo . Esse desconforto nos faz ficar alertas, até dormindo. É por isso que acordamos facilmente e deixamos de dormir profundamente. O mais conveniente, nesses casos, é usar técnicas de relaxamento.

 Mulher com depressão na cama

Outras causas pelas quais eu acordo cansado

Também é muito comum que exista cansaço ao acordar se você não tiver uma boa higiene do sono . Ou seja, com as circunstâncias que realmente favorecem o descanso, em vez de impedi-lo. Muita luz, ruído ou altas temperaturas, por exemplo, impedem que você realmente descanse.

O exposto acima também está relacionado aos maus hábitos diurnos . Existem vários estudos nos quais é mostrado que assistir a telas antes de dormir não favorece o descanso. Também não é bom comer refeições abundantes, especialmente se elas contêm muito açúcar. Não se exercitar durante o dia também afeta o sono tranquilo.

Por outro lado, quando há problemas com a microbiota intestinal, eles geralmente se refletem em um mau descanso . Isso afeta a produção de hormônios e neurotransmissores, necessários para relaxar e descansar em paz. Se não tivermos uma microbiota saudável, não será fácil dormir profundamente.

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