Você já se perguntou por que muitas pessoas ganham peso, mesmo que comem pouco? Você também pode conhecer alguém que ganha peso, apesar de ter uma dieta rigorosa ou saudável. Bem, geralmente a explicação para esse evento está principalmente no metabolismo da pessoa em questão.

O fato de ganhar peso ou perder peso é uma questão matemática simples, ou seja, calorias que entram menos do que as que saem. No entanto, as 2 variáveis ​​que compõem essa equação podem ser alteradas por uma infinidade de fatores. Convidamos você a saber mais sobre isso.

Por que existem pessoas que ganham peso, mesmo que comem pouco? Do que isso depende?

Considerando a equação mencionada acima, se as calorias ingeridas forem reduzidas, é provável que ocorra perda de peso. No entanto há casos em que a redução de calorias na dieta não é suficiente para que o balanço calórico seja negativo e, portanto, o indivíduo reduz sua massa corporal. Nessas circunstâncias, o problema está na outra variável da equação: as calorias gastas.

Como aponta uma publicação em European Journal of Clinical Nutrition essa variável depende muito da massa muscular e do seu tom. Assim, indivíduos com baixos valores de massa muscular têm um gasto energético de repouso muito baixo.

A quantidade de calorias que eles devem comer ao longo do dia para perder peso ou manter seu peso é tão baixa que precisaria realizar uma dieta com baixo volume de alimentos o que seriamente condicionaria sua alimentação. adesão Nestes casos, o indivíduo abandonará a dieta logo após iniciá-la.

Vários fatores além da dieta estão envolvidos na perda de peso. É por isso que muitas pessoas ganham peso apesar de comer pouco.

E os atletas?

O oposto é o caso, por exemplo, dos atletas de elite. Os altos valores de massa muscular permitem que eles comam grandes quantidades de alimentos e não engordem. Há casos em que eles até perdem peso. Dito isto, é bastante claro que em pessoas com um problema de gasto metabólico, a chave para a perda de peso está mais fortemente no exercício do que na dieta.

Embora seja verdade que a rotina de treinamento pode ser acompanhada por alguns Padrão alimentar que maximiza resultados, como jejum intermitente, O aumento do tônus ​​muscular se torna crucial no planejamento da perda de peso . Nessas situações, é interessante fornecer uma dieta variada. A variedade de frutas e legumes e a priorização de peixes em relação à carne são estratégias positivas quando se trata de perder peso.

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Você deve ser realista ao avaliar a dieta [19659010] Apesar de todos os comentários, há um último caso que pode representar um viés entre as pessoas que comem pouco e ganham peso. São pessoas que subestimam as calorias de sua dieta (muito comuns em morfotipos endomórficos). Essa situação ocorre quando o indivíduo pensa que come menos calorias do que realmente come.

Isso ocorre porque não leva em consideração o pão que eles comem como acompanhamento, os molhos, o álcool, a quantidade de óleo com que vestido, etc. Deixar de lado esses detalhes pode levar à crença de que as pessoas engordam mesmo que comam pouco e que a dieta não seja eficaz.

 Garota comendo um hambúrguer
Ignorar algumas fontes de calorias na dieta é a razão pela qual que alguns falham em perder peso.

Soluções possíveis

O jejum intermitente é muito favorável à perda de peso. Com esse protocolo, evitamos subestimar os alimentos, reduzindo drasticamente as calorias ingeridas. Existem vários métodos para realizá-lo, mas é melhor consultar o nutricionista antes de fazê-lo.

O profissional pode determinar como realizar esse tipo de regime e, se apropriado, levando em consideração o estado de saúde, a idade e outros fatores de cada pessoa. Também é aconselhável adotar uma rotina de treinamento e evitar excesso de lixo ou alimentos processados ​​para que a dieta não perca qualidade.

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Conclusão [19659004] A perda de peso é o resultado de uma soma de fatores que devem ser combinados para obter os valores esperados. A dieta é uma parte fundamental, mas o exercício é tanto ou mais.

Portanto, para reduzir esses quilos extras é necessário aumentar o gasto de energia em repouso graças ao aumento do tônus ​​muscular (e o exercício realizado para atingir essa situação), juntamente com um plano alimentar adequado para acompanhá-lo. A melhor hora para começar a se exercitar e fazer dieta é agora!


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