A cenoura é um vegetal muito saudável e um elemento importante para adicionar a qualquer dieta saudável e equilibrada . Incluindo a cenoura em sua dieta irá fornecer múltiplos benefícios, graças à sua contribuição de nutrientes essenciais.

Dentro das variedades de cenoura, existem os tipos branco, amarelo e até roxo. No entanto, as cenouras de laranja são as mais conhecidas e usuais

O seu sabor agradável e fresco torna fácil incluí-lo em um grande número de receitas sejam guisados, sopas ou sobremesas.

Propriedades nutricionais das cenouras 19659005] Em percentagem em peso, a cenoura tem 90% de água 7% de carboidratos, quase 1 grama de proteínas vegetais e quase 3 de fibra. Além disso, é rico em minerais, tais como:

  • Potássio
  • Sódio
  • Fósforo
  • Cálcio
  • Magnésio
  • Ferro
  • Zinco
  • Iodo
  • Selênio

suas vitaminas, a cenoura tem boas quantidades de vitaminas C e A juntamente com vitaminas do grupo B (B3, B6, B1, B2, ácido fólico ou vitamina B9). Finalmente, o valor calórico das cenouras é de 35 kcal por 100 gramas

. Com todos os seus nutrientes, as cenouras fornecem importantes benefícios para a saúde. Aqui estão alguns dos mais notáveis.

Veja também: Desintoxicar seus rins com um suco de cenoura e pepino.

Evitar problemas oculares

] Este é o efeito benéfico mais famoso da cenoura. Seu alto teor de vitamina A ajuda a prevenir problemas oculares que, logicamente, afetarão negativamente a visão.

Entre esses problemas, as cenouras impedem o aparecimento de cataratas, a degeneração da mácula lutea. ou cegueira noturna

Claro que a cenoura não pode curar problemas como miopia ou astigmatismo mas seus efeitos benéficos nos olhos podem evitar muitos problemas.

Evitar doenças cardiovasculares [19659005] Incluir cenouras em sua dieta pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares em até 32%. Isto é devido às propriedades antioxidantes e vitaminas presentes neste vegetal.

Com eles, facilita o corpo para limpar as artérias e impede o acúmulo de placas de gordura.

Melhora a saúde

 A cenoura é rica em cálcio, magnésio e vitamina C. Assim, ao incluí-la na dieta deste alimento [19459003cálcio</strong/> e boa reconstrução e manutenção dos ossos e dos dentes. </p>
<p> Isso, por sua vez, ajudará a evitar possíveis fraturas e perdas de colágeno, pois ajudará a aumentar a resistência dessas partes do corpo. </p>
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<p> Recomendamos que você leia: 6 remédios para dor óssea </p>
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<h2> Promove o bom controle do colesterol </h2>
<p> Junto com os efeitos benéficos da cenoura em relação à boa saúde cardiovascular, este vegetal <!-- /7120678/MCS_sizes_desktop_generic_1x1 --> 03] ajuda o organismo a reduzir o excesso de colesterol no sangue . </p>
<p> Isto é devido ao seu alto teor de fibras solúveis, especialmente pectina, que <strong> impede o acúmulo de gordura nas paredes das artérias </strong> Isso favorece também a eliminação dessa gordura e a redução da pressão arterial. </p>
<h2> Benefícios contra a constipação </h2>
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<figure class= A cenoura contribui para combater a constipação.

Como comentamos, incluir a cenoura na sua dieta contribuirá para você quantidade considerável de fibras.

Esses nutrientes são muito benéficos contra a constipação e sua grande quantidade de minerais também ajuda a prevenir e reduzir o desconforto estomacal . Portanto, a cenoura é um alimento altamente recomendado para pessoas com gastrite.

Previne o aparecimento de câncer e tumores

Toda a cenoura cozida contribui para melhorar a absorção do falcarinol no sistema digestivo. Este composto protege nosso organismo do ataque de vários tipos de fungos, o que poderia levar ao aparecimento de alguns tumores.

Por outro lado, a ingestão de cenoura crua ajuda a prevenir problemas sérios como câncer de mama

.

Propriedades diuréticas

O elevado teor de água nas cenouras e a sua grande variedade de sais minerais ajudam na desintegração dos cálculos renais . Isto faz da cenoura um elemento muito comum nas dietas purificadoras.

Por todas estas razões, incluindo a cenoura na sua dieta, irá fornecer-lhe muitos efeitos benéficos e será uma fonte abundante de vitaminas e sais minerais.

Juntamente com muitos outros vegetais, este alimento é um ingrediente comum em qualquer prato saudável e um elemento essencial em uma dieta equilibrada.

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