Não importa em que tipo de exercício você está envolvido. Pode ser correr ou fazer yoga. Em qualquer caso, seu corpo precisa de descanso

Essa idéia é uma revolução porque acreditamos que os benefícios do exercício ocorrem durante a atividade e que o descanso foi apenas uma parada para não quebrar. A verdade é que o mais interessante ocorre no tempo entre uma sessão e outra

Sem descanso o exercício não produziria nenhum benefício

Os dias de folga são tão importantes para o sucesso do treinamento como a atividade em si. Porque a evolução do desempenho ocorre entre atividade e regeneração. Isso é explicado pela Dra. Anne Hecksteden, médica esportiva da Universidade de Saarland (Alemanha).

As pausas não devem ser reduzidas ao mínimo para evitar lesões. A regra geral é que quanto mais intenso o exercício, mais tempo o resto deve ser. Uma corrida de meia hora em uma competição precisa de mais regeneração do que uma corrida silenciosa de duas horas.

Por outro lado, o ritmo do treinamento é importante. A regularidade é decisiva, porque o corpo aprende a recuperar de forma mais eficaz à medida que melhora o desempenho físico.

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As duas fases da recuperação

] Dr. Hecksteden explica que o processo de regeneração tem duas fases:

A primeira fase ocorre imediatamente após intensa atividade. O corpo elimina o ácido lático e recupera a água. Ou seja, o corpo retorna ao seu estado básico

. Durante esta fase é necessário beber água e consumir alimentos ricos em carboidratos e proteínas. Assim, na primeira hora após o esforço, podemos beber meio litro de água, comer frutas e beber um iogurte de soja. Não é necessário tomar um produto específico como um shake de proteína.

A segunda fase de regeneração é um processo mais longo envolvendo o sistema nervoso autônomo, o fornecimento de micronutrientes e o reparo de microlesões

São os processos chamados anabólicos, síntese e construção (durante a atividade, os processos são catalíticos, eles "queimam", os tecidos e nutrientes são degradados). Para ser bem sucedido, é preciso evitar o estresse e dormir o suficiente

Saunas e banhos de gelo

No esporte de elite, saunas e banhos de gelo tendem a favorecer a regeneração . No entanto, para o Dr. Hecksteden eles são métodos cuja eficácia não é garantida.

Ela acredita que o gelo pode acelerar a regeneração minimamente, mas também é possível reduzir o avanço no desempenho. Isto é, o frio pode retornar o corpo ao estado antes da atividade pelo preço que não há muito progresso.

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É por isso que é recomendado que o gelo seja usado durante a competição, mas não nos períodos de treinamento.

Por outro lado, o descanso físico é muito necessário no nível mental. Precisamos nos desconectar da atividade

Todos precisamos de descanso

Alguns pensarão que a necessidade de descansar só deve afetar os profissionais ou pessoas que treinam ao máximo de suas possibilidades, não as pessoas que simplesmente se exercitam para ficar em forma. No entanto, o amador também precisa de descanso e isso deve ser mais longo do que no caso do profissional, porque seu corpo não é usado para regenerar

Além disso, tenha em mente que uma pessoa que começa a correr Depois de um longo dia de trabalho em que ele provavelmente sofreu stress, ele já um fardo significativo de esforço atrás dele. E no dia seguinte ele tem que trabalhar mais 8 horas. Essa pessoa também corre o risco de sofrer uma sobrecarga se não descansar o suficiente.

Como você sabe que descansou?

É possível determinar se você descansou o suficiente, embora uma pessoa a pé não realize as análises. eles determinariam isso. No nível da competição, há exames de sangue, testes musculares e observação da variabilidade da frequência cardíaca que indicam se você descansou o suficiente ou não.

 Respiração alternativa para desfrutar do silêncio e do momento

Na ausência de exames Médicos, a prova de que você descansou o suficiente é que você não tem sentimento de falta de força e todo o desconforto desapareceu. Você também deseja retornar à atividade devido a necessidade física, não como parte de uma obrigação. Dormir bem e acordar com energia também são bons sinais.


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