Fraqueza, fadiga ou exaustão aparecem como o motorista do carro quando ele avisa que a gasolina está começando a acabar. São sintomas que alertam que devemos parar e recuperar a força, uma realidade fisiológica tão tangível quanto a vitalidade necessária para enfrentar o dia a dia.

Hoje, nosso sistema médico às vezes dá para classificar esses sintomas e tentar eliminá-los de uma maneira ou de outra. Não se pensa que, como outros sintomas clínicos, possa estar lá para ajudá-lo, e que respeitá-los e conhecê-los possa ajudar a resolver o problema muito melhor do que tentar ir contra a tentativa de superar a fadiga com base em de estímulos ou drogas.

Você acorda cansado?

Fadiga, mais chamada astenia ou falta de energia, é uma sensação de fadiga neuromuscular, semelhante à que ocorre fisiologicamente após a realização

Na astenia muscular, a pessoa fica em repouso e a sensação aparece após o exercício habitual do dia; na astenia nervosa ou psicológica, a pessoa já se levanta cansada.

Há também uma astenia de crescimento. Alguns adolescentes passam por períodos de astenia física e mental.

É fadiga ou algo mais?

A fadiga pode acompanhar muitas doenças, como hipotireoidismo, diabetes ou anemia, para citar apenas algumas. Portanto, é importante fazer um bom diagnóstico.

Enquanto isso, a melhor coisa que você pode fazer para se recuperar é descansar. Há também fadiga na insuficiência adrenal ou na doença de Addison, na qual são caracterizadas hipotensão, manchas na pele e perda de peso.

Fadiga crônica

Hoje, o valor da fadiga como sintoma ganhou tanto. importância que novas síndromes tenham sido definidas. Um deles é o da fadiga crônica, que não é aliviada pelo descanso e se comporta para aqueles que sofrem uma redução substancial em seu nível de atividade.

Não há tratamento específico para esse problema de saúde, mas descanso, boa comida e exercício adequado podem ser adotados sem medo de estar errado, porque sempre se sentem bem.

Astenia e estresse

Muitas vezes, fadiga ou fadiga aparece em situações estressantes. Na fadiga mental causada por períodos prolongados de atividade exigente, ocorrem sentimentos subjetivos de cansaço e falta de energia que afetam o desempenho cognitivo e físico.

Existem fatores que o tornam mais sensível a alterar seu sistema de adaptação ao estresse: informações sensoriais (dor, luz brilhante, ruído, temperaturas) ou problemas ambientais, como qualidade de comida, ar ou água, moradia, liberdade ou mobilidade. [19659002] Os fatores de estresse são conflitos, enganos, certos eventos vitais (nascimento ou morte, casamento ou divórcio), pobreza, desemprego, depressão, um transtorno obsessivo-compulsivo, abuso de álcool ou falta de sono.

Acredita-se também que experiências adversas durante o desenvolvimento (como exposição pré-natal ao estresse materno ou abuso sexual) contribuam para o déficit e Na maturidade dos sistemas que regulam o estresse.

Como se desencadeia o estresse?

Diz-se que a chave do estresse está localizada na encruzilhada do hipotálamo, onde muitos estímulos chegam para criar um grande auto-regulação

Quando os sinais se desviam de um estado homeostático ideal, uma resposta ao estresse em cascata é iniciada liberando corticotropina. Esse hormônio é transportado para a glândula pituitária para secretar o hormônio adrenocorticotrópico.

Quando atinge seu alvo, a glândula adrenal libera cortisol para restaurar o equilíbrio, trazendo energia principalmente para o coração e o cérebro

Depois que o perigo passa ou a adaptação ocorre, o cortisol adverte a hipófise e o hipotálamo a parar de segregar, mas se o corpo não consegue superar o desafio, é exposto cronicamente a um ameaça, que é prejudicial ao corpo e ao cérebro.

O excesso de cortisol afeta a imunidade e há uma sobrecarga de tensão que afeta o corpo e faz com que pareça cansado cada vez mais.

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Convido você a parar.

Quando você cai nessa roda, se você não está ciente de como agiu, é fácil pensar que, com um pouco de descanso, você recuperará sua força e poderá retornar à carga. Mas se você não mudar o estilo de vida a fadiga será cada vez mais habitual e difícil de superar.

Do ponto de vista da medicina naturopática, é bom prestar atenção aos sintomas com os quais o corpo ele adverte e, se está cansado, é porque primeiro pede descanso, em geral em todas as suas facetas: descanso físico, psicológico e mental. É por isso que, diante do cansaço, é importante simplificar a vida e buscar apoio seguro e eficaz .

Reveja seu estilo de vida

Vamos ver abaixo uma série de recomendações práticas para solucionar o problema e revisar as Estilo de vida:

  • Pare pelo caminho e pergunte-se sobre as causas da fadiga.
  • Faça um check-up médico para descartar qualquer doença, física ou psicológica, se os sintomas indicarem.
  • digestão, alergias, intolerâncias alimentares, infecções crônicas e anemias; também função hepática e exposição a elementos tóxicos, aditivos alimentares, pesticidas, metais pesados, poluentes orgânicos ou desreguladores endócrinos.
  • Analise a quantidade de trabalho físico e intelectual que você desenvolve ao longo do dia e garanta que eles estejam equilibrados. Não se trata apenas de se exercitar, mas também de trabalhar com as mãos, de realizar suas tarefas diárias – limpar, ordenar, trabalhar a terra – ou pequenas tarefas manuais nas quais o corpo transpira.
  • Observe suas reações emocional, tudo que desperdiça sua energia.
  • Analise o ambiente físico: se você se move de carro ou pega o elevador em vez de andar, se está sentado à mesa, cercado por luzes artificiais, em ambientes fechados … [19659034] Valorize se você se sente confortável no trabalho, a fim de resolver, se houver, disputas trabalhistas.
  • Cuide das posturas corporais: má postura ou respiração podem exigir muito esforço.
  • Melhora a dieta e Suprime café, tabaco, álcool e outros estimulantes usados ​​diariamente. Deve-se dar prioridade a alimentos sazonais frescos e crus, se possível orgânicos, preferir grãos integrais e não tomar açúcares refinados para evitar hipoglicemia.
  • Pequenas doses de eleutherococcus e alcaçuz podem ser usadas entre plantas medicinais, pois favorecem ação adrenal e ajuda na adaptação.
  • Procure contato com a natureza, a terra, o ar puro, o sol, o clima da floresta e os aromas das plantas.
  • Tente dormir bem, pois é o Descanso básico que o corpo está pedindo. Não é conveniente forçar-se a dormir ou forçar o despertar. Foi demonstrado que interromper repentinamente as últimas fases do sono pode favorecer a fadiga crônica ou até a dor. Quando você fica com sono durante o dia, pode tirar uma soneca.
  • Também é essencial criar o hábito de fazer as coisas que você gosta e focar nelas. Se sempre fazemos o que não gostamos, a longo prazo, é improvável que o organismo nos apoie.

Exercitar o corpo e a mente para aumentar a vitalidade

Sentir-se descansado como importante é cultivar a quietude como exercício e garantir ao corpo um mínimo de movimento. Devemos escolher um exercício que gostamos de ser uma prática divertida e estimulante.

Exercício praticante

A atividade física é uma das influências positivas mais importantes para se ter uma boa energia, mas o treinamento deve ser progressivo. Pode ser útil recorrer a uma escala de esforço percebido: assim, em uma escala de 1 a 20, em que 1 é descanso e 20 é o esforço máximo, você pode tentar alcançar 14. Nesse nível de atividade, você pode Fale, mas não cante. Com o tempo, tente manter esse nível de esforço por pelo menos 30 minutos por dia, se possível.

Treinamento de força

Para manter a vitalidade, você também deve treinar com exercícios de força, levantando pesos pequenos e executando exercícios isométricos de esforço sustentado. Não se esqueça de alongar bem os músculos e mobilizar as articulações, consciente dos limites e acompanhando os movimentos com a respiração. Uma boa maneira de fazer isso é praticar yoga e aprender a regular a respiração com o pranayama.

Treine a mente

A fadiga mental aparece devido à falta de treinamento e não apenas afeta o nível mental, mas também aumenta a fadiga física. Praticar a meditação como exercícios de atenção demonstrou ser um bom treinamento para superar a fadiga mental, física e psíquica.

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