Qual é a melhor época para fazer exercícios físicos? A maioria das pessoas faz isso quando pode, dependendo de suas obrigações diárias, mas, se puder, correr ou ir à academia antes de se sentar à mesa do café é bom para o corpo, de acordo com um novo estudo.

Por seis semanas, cientistas no Reino Unido acompanharam o progresso da perda de peso em 30 homens obesos com sobrepeso que foram divididos em três grupos: aqueles que tomaram café da manhã antes de se exercitar; aqueles que comeram mais tarde; e um grupo de controle que não fez mudanças no estilo de vida.

Além dos horários, as rotinas de treinamento e ingestão de alimentos eram as mesmas em todos os participantes.

a atividade física antes de comer a primeira refeição do dia "queimava duas vezes mais gordura" em comparação com o grupo que se exercitou após o café da manhã, de acordo com o Dr. Javier González da Universidade de Bath.

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O exercício precoce ajuda a perder peso e promove a saúde

A recomendação não é apenas para pessoas que precisam perder peso, mas para todos em geral. "Nossos resultados sugerem que mudar o tempo que você come em relação ao tempo que você se exercita pode gerar mudanças profundas e positivas na saúde", González disse em um comunicado.

As equipes de pesquisa As universidades de Bath e Birmingham juntas concluíram que o aumento na queima de gordura se deve ao fato de que nossos níveis de insulina estão mais baixos pela manhã .

Depois de jejuar durante o sono , o corpo usa a gordura já armazenada nos tecidos para obter energia, em vez de consumir energia dos alimentos.

Bom para o coração

Os resultados revelam efeitos "profundos e positivos" dos exercícios matinais sobre saúde ajudando a manter o açúcar no sangue sob controle, prevenindo diabetes e doenças cardíacas.

“O grupo que se exercitou antes do café da manhã aumentou sua capacidade de responder ao estresse. ulina, o que é ainda mais notável dado que ambos os grupos de exercícios perderam uma quantidade semelhante de peso e ambos ganharam uma quantidade semelhante de condicionamento físico ”, disse González. "A única diferença era o momento da ingestão de alimentos."

Além disso, o grupo que começou a suar na primeira hora da manhã se saiu melhor com o passar do dia: seus músculos responderam mais sensíveis à insulina e mostraram um aumento nas proteínas que ajudam a regular a glicose na corrente sanguínea.

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No final, aqueles que se exercitaram após o café da manhã mostraram respostas de insulina semelhantes ao grupo de controle, então seus treinos foram ineficazes a esse respeito.

"Este trabalho sugere que se exercitar em jejum durante a noite pode aumentar os benefícios do exercício para a saúde das pessoas, sem alterar a intensidade, duração ou percepção de seu esforço ", disse o coautor do estudo, Dr. Gareth Wallis, da Universidade de Birmingham .

"Agora precisamos explorar os efeitos a longo prazo desse tipo de exercício e se as mulheres se beneficiam da mesma forma que os homens", acrescentou Wallis.

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