Provavelmente, você já ouviu inúmeras vezes que o exercício regular é "bom para a saúde". Mas você sabia que, no fundo, também pode ajudar você a se sentir bem? Fazer a quantidade certa de exercício físico pode aumentar seu nível de energia e até mesmo ajudá-lo a melhorar seu humor.

É por isso que, neste artigo, daremos as razões efetivas para começar a se movimentar, ver e Se sentir melhor, aqui nós damos-lhe 5 vantagens de se exercitar regularmente. Se você praticá-lo pelo menos três vezes por semana, em um período não inferior a 30 minutos, você notará a diferença.

Por que é importante se exercitar regularmente?

Manter um estilo de vida saudável com uma dieta balanceada e exercícios regulares, ajuda a manter uma boa saúde e prevenir doenças. Você precisa de mais alguma razão para começar nos esportes?

O esporte se adapta a qualquer idade, pode ser iniciado independentemente do nível físico de cada um e proporciona bem-estar geral desde o primeiro dia. Os benefícios para a saúde física e mental de crianças, adolescentes, adultos e idosos têm sido amplamente pesquisados ​​e testados.

Recomendações mundiais sobre atividade física para a saúde

Segundo a OMS o exercício físico freqüente contribui significativamente para a saúde geral e a prevenção de doenças não transmissíveis.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu as " Recomendações Mundiais sobre Atividade Física para a Saúde" com o objetivo geral de fornecer aos formuladores de políticas orientações sobre o papel da atividade física na prevenção de doenças não transmissíveis (DCN 19459003)

. As recomendações contidas naquele documento distinguem três grupos. de idade: 5-17 anos, 18-64 anos e mais de 65 anos. Se você quiser saber mais sobre estas recomendações, siga este link: " Recomendações globais sobre atividade física para a saúde" .

Damos a você mais 5 razões para se exercitar

Se você ainda não tem motivos o suficiente para começar a praticar esportes, vamos destacar 5 dos principais benefícios de fazê-lo regularmente:

1. Melhora a saúde geral

O exercício regular pode ajudar a reduzir as chances de muitas doenças : diabetes, osteoporose, câncer, etc. Assim, temos em nossas mãos uma ferramenta essencial de prevenção para a nossa saúde.

Tudo o que fazemos de forma preventiva será melhor e o esporte é um dos métodos mais eficazes.

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2. Exercício melhora a idade funcional

 Exercício em casal para idosos
A atividade física reduz os sinais de envelhecimento e combate o envelhecimento.

Ou seja, mede a capacidade de uma pessoa para funcionar efetivamente no ambiente que o rodeia, onde a força e o resto das habilidades físicas têm muito a dizer.

Todos conhecemos alguém que, aos 50 anos, tem um nível físico melhor do que muitos outros. , pessoas que são maratonistas com mais de 75 anos de idade e outras que dependem dessa idade para suas tarefas diárias.

A saúde de uma pessoa idosa deve ser medida em termos de função e não de doença. L para a prática de atividade física em pessoas idosas está associada a uma diminuição no risco de várias doenças crônicas relacionadas ao envelhecimento.

3. Melhora a sensação de bem-estar

O humor daqueles que praticam esportes é muito mais positivo porque há um efeito ansiolítico significativo em qualquer pessoa que realiza atividade física de intensidade

Diferentes estudos mostraram que a prática esportiva ajuda a reduzir o estresse e melhora o humor. Isto é assim devido às variáveis ​​do tipo biológico, como a segregação das endorfinas, que ocorrem quando você se exercita. As endorfinas são conhecidas como hormônios da felicidade

. Aumentar sua capacidade mental

 Man running on the beach
A liberação de hormônios endógenos após a prática de exercícios físicos ajuda a melhorar a concentração e o desempenho mental.

Veja que você é capaz de fazer mais coisas do que você você pensou, supere-se e entregue-se ao exercício em busca de mais. Essa força que a princípio parece apenas física tem muita mentalidade.

Essa pessoa de sucesso em um esporte, é uma pessoa que tem uma mente treinada para sacrificar para se manter firme em uma decisão, para lutar ainda quando parece não haver mais forças.

E se você puder fazer tudo isso enquanto se exercita, imagine tudo o que puder enfrentar fora do ginásio. Ajuda a concentração em geral e a ter mais compromisso consigo mesmo.

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5. Exercício físico também pode ajudá-lo a parecer melhor

As pessoas que se exercitam queimam mais calorias e parecem mais enfraquecidas do que aquelas que não o fazem. Como melhora o processo de oxigenação celular, serve como complemento para retardar o aparecimento de sinais de envelhecimento. Além disso, o exercício físico pode ajudar a manter o corpo em um peso saudável.

Com todos esses benefícios, não há alternativa senão recomendar a todos que se exercitem regularmente. Tanto o treinamento cardiovascular quanto o treinamento de força fornecerão inúmeras melhorias no campo da saúde.

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