A deliciosa receita de muesli devemos ao Dr. Maximilian Bircher-Benner que gostava de fazer longas caminhadas nas trilhas ásperas das montanhas suíças.

A origem do muesli

Em uma de suas caminhadas habituais, quando não tinha mais forças, encontrou um pastor idoso que, ele lhe disse, nunca precisou consultar um médico. Aquele camponês ofereceu-lhe a hospitalidade de sua humilde cabana e, como é costume entre o povo da montanha, preparou uma refeição generosa para recuperar a força.

O que ele ofereceu para comer não foi nada além do que ele mesmo costumava tomar como um prato único para o café da manhã e jantar: uma receita ancestral que ele herdou de seus ancestrais e que consistia em uma espécie de mingau feito com cereais frescos moídos, leite, nozes e maçã fresca para acompanhar

Um pequeno-almoço terapêutico

Dr. Bircher, vendo o quão bem aquela mistura curiosa o tinha sentado e o efeito que ele parecia ter naquele pastor, que parecia tão saudável e cheio de vitalidade, começou a investigá-lo. em sua clínica naturista . Os testes que ele realizou deram-lhe resultados espetaculares, especialmente em pacientes com problemas gastrointestinais e cardiocirculatórios, mas também com outros problemas de saúde.

A primeira coisa que ele notou quando fez seus pacientes tomarem um café da manhã com flocos de maçã ralado e algumas nozes foi um aumento global da vitalidade e um melhorou o estado imunológico . Um efeito que ele próprio atribuiu à energia solar contida nesses alimentos "vivos".

Para todos os gostos e tendências

A receita, popularizada nos anos 60, diversificou-se tanto que hoje é difícil encontrar o traço dos ingredientes originais que compunham o muesli proposto pelo Dr. Bircher. Mas isso não deve ser interpretado como um defeito, mas pelo contrário. É a consequência do entusiasmo com que foi adotado em todas as latitudes do mundo e da enorme versatilidade desta receita que não é amiga de impor limites à criatividade.

Ao contrário de outras criações culinárias , o que inspirou este emparelhamento original de ingredientes que chamamos de muesli foi a intenção de criar um prato que, ao mesmo tempo nutritivo foi digestivo e equilibrado .

Como é lógico, esta "fórmula gastronómica" evolui juntamente com as descobertas em nutrição e é enriquecida dia a dia graças à originalidade dos chefs. Assim, hoje temos mueslis vegan onde o leite é substituído por bebidas vegetais, água ou suco; mueslis adaptados a celíacos, preparados sem glúten; mueslis enriquecido com supernutrientes como chia, bagas de goji ou pólen; ou outras fórmulas como granola, mingau de aveia ou creme Budwig, que embora não seja frequentemente definido como muesli, combinam perfeitamente com os princípios que deram origem a esta receita.

Benefícios do muesli

ele sabe que não há nada melhor para começar o dia com o pé direito do que um café da manhã estimulante pela manhã. Esta é a primeira refeição que comemos depois do jejum à noite e, portanto, a que determinará o humor e as energias que nos acompanharão até a refeição principal ao meio-dia.

A maioria dos especialistas concorda que café da manhã saudável deve conter proteínas de alto valor biológico, carboidratos suficientes de assimilação lenta, gorduras saudáveis ​​e fibras. Tudo isso, além disso, numa proporção em que os diferentes nutrientes mantêm um relacionamento equilibrado.

Um muesli pode ser composto de mil maneiras, mas ao todo há frutas frescas ou desidratadas; Bebidas de leite, iogurte ou vegetais; sementes ou nozes; e cereais, geralmente em flocos

1. Energia sem altos e baixos

Esta gama de ingredientes, combinados de uma forma inteligente, adapta-se muito bem aos requisitos do que seria um pequeno-almoço ideal. Os carboidratos complexos dos flocos, ligados à fibra e aos ácidos graxos das sementes e nozes, também fazem dela um prato com índice glicêmico baixo

 Índice glicêmico: ajuda você, mas pode te enganar

O organismo recebe a dose necessária de glicose de forma constante, sem sofrer quedas de energia no meio da manhã, tão prejudicial ao desempenho físico e mental

Mas não devemos esquecer que, embora tradicionalmente é typecast como um prato de café da manhã (e não há falta de razão para isso), nada impede de servir um muesli em um jantar casual como um prato completo; ou prepará-lo como um lanche para recuperar a força à tarde. Por outro lado, podemos sempre fugir da sua versão doce clássica, porque se o muesli tem uma virtude é que não é permitido ser rígido por fórmulas rígidas, e adapta-se facilmente a todos os gostos e necessidades

. O intestino mais saudável

A primeira virtude de um muesli, em qualquer de suas variedades, é aquela derivada da presença de fibra vegetal seja proveniente de grãos integrais ou de frutas. A fibra insolúvel passa pelo intestino sem sofrer alterações e, como tem o efeito de amolecer e aumentar o volume das fezes, regula o trânsito intestinal .

A mistura característica de grãos integrais e frutas frescas tem, além disso, um efeito benéfico sobre a flora intestinal porque fornece a matéria-prima de que necessita para se regenerar. Mas este benefício pode ser melhorado – tão importante para uma boa digestão e assimilação de nutrientes – preparando o muesli com fermentos lácteos como iogurte ou kefir, ou seus equivalentes veganos.

Por outro lado, incluindo maçã ou outras frutas como a pêra ou banana, rica em pectina, aumenta essa reconhecida propriedade do muesli para reduzir os níveis de colesterol . Esta fibra, solúvel em água, tem um efeito desintoxicante, uma vez que favorece a eliminação de metais pesados ​​ tais como mercúrio, chumbo ou cádmio. Como a maior parte da pectina está na pele, o ideal seria incluir a maçã ou outras frutas não-peladas e, se possível, garantir que elas viessem da agricultura orgânica. Os flocos de milho também contribuem com uma quantidade considerável desta fibra solúvel.

3. Reconstitui e protege

Outro benefício do muesli é seu grande poder restaurador. Ao incluir tais ingredientes diversos e complementares, torna-se um prato muito completo e nutritivo : fornece uma proporção ideal de proteínas, gorduras e carboidratos, bem como a maioria das vitaminas, minerais e oligoelementos necessários para uma boa marcha do organismo. Ele oferece uma comida extraordinária para pessoas que fazem atividade física, mas também para estudantes, mulheres grávidas e crianças em idade de crescimento.

Os grãos inteiros em flocos ou terra, fornecem vitaminas do grupo B que, uma vez que são solúveis em água e o corpo não pode armazená-los, devemos comer diariamente. Essas vitaminas são essenciais para obter energia dos alimentos e fortalecer o coração e a imunidade.

A vitamina E um potente antioxidante, nós a recebemos de nozes como nozes ou amêndoas, mas também de sementes e grãos integrais. Este poder antioxidante é multiplicado pela provitamina A e selênio de flocos de aveia crua

Qualquer muesli é rico em ferro cálcio fósforo cobre e magnésio . Este último mineral ajuda a manter o correto equilíbrio ácido-base do organismo, outro pilar da saúde, que também é favorecido pela receita do muesli como um todo.

Todas essas propriedades são maximizadas se incluirmos suplementos tais como sementes de linho ou gergelim, germe de trigo ou pólen, que são superalimentos poderosos

 Guia completo para superalimentos: o que são e como levá-los

4. Uma proteína rica

Em geral, a maioria dos mueslis fornece proteínas de alto valor biológico independentemente de serem preparadas com laticínios ou com bebidas
legumes. Isto é possível graças à combinação de ingredientes com aminoácidos complementares como leite de soja ou amêndoas com flocos de cereais, o que aumenta a proteína assimilável líquida (NPA). Se queremos um muesli especialmente proteína, flocos de quinoa são excelentes

Melhor ser caseiro

Agora é muito fácil encontrar mueslis prontos com um iogurte ou bebida vegetal em quase qualquer loja de alimentos. Além disso, a oferta de mueslis ecológicos e alimentares é muito ampla. No entanto, embora o nível de qualidade dos produtos comerciais é muito diversificado, nada pode substituir um genuíno muesli caseiro feito com amor e com os melhores ingredientes frescos.

Quando podemos escolher a nossa própria comida que fará parte do muesli, temos a possibilidade de personalizar a receita ao máximo e, o que é mais importante, podemos controlar a qualidade desses produtos e garantir, por exemplo, que contém gorduras hidrogenadas, conservantes ou adoçantes indesejáveis.

Quando dedicamos uma parte do nosso tempo à preparação de um muesli caseiro, estamos dando à receita um inestimável valor agregado, que se refletirá em um prato ainda mais saboroso e nutricionalmente mais completo.


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