A importância do magnésio é indiscutível se for levado em consideração que ele está distribuído por todo o corpo humano.

70% é encontrado nos ossos combinado com cálcio e fósforo, e os 30% restantes são distribuídos entre os tecidos moles e o ambiente interno, com altas concentrações na cartilagem, músculos e glóbulos vermelhos.

Benefícios do magnésio

O magnésio ajuda a acalmar o sistema nervoso e relaxar os músculos ajudando assim a reduzir a rigidez muscular típica e a tensão causada pelo estresse. É vital para a transmissão do impulso nervoso, função do músculo cardíaco, relaxamento muscular e a maioria das trocas celulares.

Está envolvido em muitos processos metabólicos e produção de energia . Também é necessário para a fixação de cálcio nos ossos e para a síntese de colágeno.

Também está envolvido na formação de todas as proteínas do corpo: neurotransmissores, anticorpos, enzimas, hormônios e colágeno.

Se você quiser saber mais sobre os benefícios do magnésio no corpo, também pode ler este artigo da nutricionista Lucía Martínez.

Qual quantidade de magnésio é necessária por dia?

Cerca de 350 mg por dia.

Esta quantidade aumenta se muito açúcar refinado alimentos ricos em potássio muito proteína ou suplementos de cálcio são consumidos.

] É importante saber que o principal ladrão de magnésio no corpo é o açúcar refinado, já que aumenta sua eliminação pela urina.

Por que é comum ter baixo teor de magnésio?

Existem vários fatores que contribuem para a deficiência de magnésio.

Por um lado, uma dieta refinada, rica em carne e pobre em vegetais favorece a deficiência de magnésio, uma vez que os produtos vegetais são os mais ricos neste mineral. Além do consumo excessivo de proteínas e gorduras os níveis de magnésio são descompensados ​​no corpo.

Este empobrecimento da dieta em magnésio também se deve em parte à menor ingestão de magnésio de muitos alimentos como resultado da agricultura intensiva uma vez que os fertilizantes químicos empobrecem os solos de magnésio. Para compensar essa incompatibilidade mineral, é importante apostar na agricultura orgânica.

Ao melhorar a qualidade dos solos cultivados, a agricultura orgânica oferece alimentos com uma proporção ideal de magnésio para o corpo.

Nos cereais Deve-se notar que o magnésio é encontrado em maiores quantidades no invólucro que é descartado com o refinado; portanto, é mais recomendado entre outras razões, seu consumo integral.

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Que sintomas podem causar falta de magnésio?

A deficiência de magnésio é uma das causas do aparecimento de estresse crônico pois está relacionada aos hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais.

A deficiência de magnésio no corpo pode levar a sintomas muito diversos : de insônia, tremores ou dor de cabeça a aperto no peito, nervosismo, tontura, cãibras, contrações, fadiga, unhas, cabelos e dentes pálidos e quebradiços.

A deficiência de magnésio também pode promover ansiedade, insônia e irritabilidade.

Como o magnésio protege a saúde cardiovascular?

Graças ao magnésio, o potássio pode entrar na célula e contribuir para o equilíbrio iônico necessário para que ocorram as reações químicas que permitem o funcionamento adequado do músculo cardíaco.

Portanto, a deficiência de magnésio pode levar ao aparecimento de taquicardia, palpitações, dor perto do coração e lipotimia.

Taquicardias, palpitações e lipotimias podem indicar níveis baixos de magnésio.

Magnésio e cálcio. : Qual é a sua relação?

O magnésio deve estar em equilíbrio adequado com o cálcio . Uma relação correta entre cálcio e magnésio favorece a saúde dos ossos e protege o sistema nervoso.

Hoje é fácil quebrar esse equilíbrio tendo uma dieta rica em cálcio e pobre em magnésio. Recomenda-se tomar duas vezes mais cálcio do que magnésio, mas não mais.

Mas quando o equilíbrio é desequilibrado em favor do cálcio artérias, pulmões e rins calcificam, o que pode levar a arteriosclerose insuficiência renal e cálculos de oxalato ; e pode ocorrer perda de memória, visão ou audição.

Como o magnésio protege contra o estresse?

O magnésio relaxa o sistema nervoso ou influencia os hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais, portanto reduz a exaustão por estresse crônico.

Além disso, uma deficiência de magnésio leva à produção de aldosterona em excesso um hormônio induzido por estresse que aumenta o risco cardiovascular.

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Quais alimentos são ricos em magnésio?

Em geral, alimentos vegetais oferecem a maior ingestão de magnésio .

Uma dieta baseada em alimentos orgânicos, grãos inteiros, legumes , nozes, sementes e algas fornecerão as doses necessárias.

Entre as melhores fontes de magnésio estão espinafre, repolho, soja, aveia, gérmen de trigo, amêndoas , tâmaras, gergelim e levedura de cerveja.

  • Sementes de abóbora: 535 mg
  • Cacau: 500 mg
  • Sementes de girassol: 420 mg
  • Sésamo: 347 mg
  • Gérmen de trigo : 327 mg
  • Caju: 292 mg
  • Soja: 250 mg
  • Levedura de cerveja: 230 mg
  • Favas secas: 201 mg
  • Amêndoas: 170 mg
  • Milho: 170 mg
  • ] Arroz integral: 157 mg
  • Purslane: 151 mg
  • Farinha de trigo integral: 140 mg
  • Aveia em flocos: 140 mg
  • Nozes: 135 mg
  • Feijão: 130 mg
  • Milho seco: 120 mg
  • Grão de bico: 108 mg
  • Pão de trigo integral: 92 mg
  • Trigo sarraceno: 85 mg
  • Lentilhas: 77 mg
  • Figo seco: 68 mg
  • Arroz branco: 63 mg
  • Espinafre fresco: 58 mg
  • Damasco seco: 50 mg
  • Funcho: 49 mg
  • Espinafre congelado: 46 mg
  • Milho doce: 43 mg
  • Banana: 36 mg
  • Repolho verde: 34 mg

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