Se você tiver escolha, faça sua sessão de exercícios pela manhã. Pesquisa publicada no International Journal of Cancer sugeriu que pessoas que se exercitam nas primeiras horas do dia, imediatamente após acordar, têm um risco menor de desenvolver câncer em comparação com com aqueles que se exercitam à tarde ou à noite.

Cientistas do ISGlobal em Barcelona, ​​liderados pelo Dr. Manolis Kogevinas, mostraram que os efeitos dos exercícios dependem da hora do dia em que são realizados, ou seja, , estão relacionados aos ritmos biológicos circadianos que governam muitos processos fisiológicos no corpo.

Antes desta pesquisa, já se sabia que o exercício físico diurno serve para regular o principal ritmo circadiano de vigília e sono. É por isso que impede ou ajuda a resolver os padrões de sono perturbados. Como os processos de desintoxicação e regeneração ocorrem à noite, o exercício em geral reduz o risco de câncer.

Melhor hora para se exercitar: 8 às 10 da manhã

Os pesquisadores deram um passo além e se perguntaram se as horas que fazemos exercícios também podem ter uma influência no risco de câncer . Para verificar isso, eles analisaram dados de 2.795 participantes, um subconjunto do estudo MCC-MultiCaso Control Spain, cujo objetivo é compreender os fatores que causam cânceres comuns na Espanha e como evitá-los.

De 2008 a 2013, os pesquisadores entrevistaram os participantes conhecer sua atividade física ao longo de sua vida. Os autores do estudo analisaram em particular 781 mulheres com câncer de mama e 504 homens com câncer de próstata.

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Os pesquisadores descobriram que o melhor horário para se exercitar é das 8h às 10h. Este esquema tem o maior potencial para reduzir o risco de desenvolver câncer de mama e de próstata. A redução do risco é de 25-27% em comparação com quem não pratica exercícios.

Os papéis do estrogênio e da melatonina

Os pesquisadores sugerem que os efeitos benéficos dos exercícios matinais no caso de câncer de mama, pode estar relacionado aos estrogênios (hormônios femininos). Altos níveis de estrogênio estão associados a um aumento do risco de câncer de mama e os exercícios podem reduzi-los, levando-se em conta que a produção de estrogênio é ativada por volta das 7h.

Melatonina também pode ser um fator. Os pesquisadores demonstraram que o hormônio da escuridão e do sono pode proteger contra o risco de câncer e que se nos exercitarmos à tarde ou à noite, sua produção pode ser atrasada.

O coordenador do estudo, Manolis Kogevinas, afirmou que, se confirmado, "os resultados podem melhorar as recomendações atuais para atividade física para prevenção do câncer."

Kogevinas acrescentou que, independentemente do tempo, todos o mundo pode reduzir seu risco de câncer com atividade física moderada de pelo menos 150 minutos por semana.

Pesquisas anteriores mostraram que os exercícios podem reduzir o risco de uma pessoa desenvolver muitos tipos diferentes de câncer, não apenas de próstata ou mama. Esta informação é importante devido ao grande número de pessoas que desenvolvem câncer e ao grande número de pessoas que morrem dessa doença.

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Além disso, jante antes das 21h.

O trabalho científico que está sendo realizado no ISGlobal está lançando muita luz sobre a relação entre nossos hábitos, relógios biológicos e câncer. Um estudo anterior, também liderado por Manolis Kogevinas, determinou que jantar cedo, antes das 21h, também reduziu o risco de câncer, e também o fez em cerca de 20%.

, porque se adicionarmos o efeito de jantar cedo e fazer exercícios com as primeiras luzes do dia, estaremos reduzindo consideravelmente o risco de desenvolver a doença.

Referências científicas:

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