A idade corporal está frequentemente relacionada à flexibilidade da coluna vertebral . Ter dificuldade em tocar o chão, sem apenas dobrar os joelhos ou arquear para trás laboriosamente é comum em algumas pessoas.

A flexibilidade lateral geralmente é menos testada, mas também é importante, pois afeta , por exemplo, na mobilidade dos quadris ou na tensão da área escapular .

Mas não apenas a idade corporal reduz a flexibilidade. Também estilo de vida sedentário falta de exercício e falta de higiene postural e situações de estresse causam dor nas costas.

A coluna, como sua nome indica, ele cumpre duas funções essenciais: sustain (coluna) e mobilize (graças à formação de vértebras). O primeiro é o mais fácil de realizar, sendo estático, mas o segundo exige acima de tudo exercícios prática e paciência.

yoga leva em consideração esses aspectos . De fato, a função essencial de muitas posturas ou asanas é precisamente desenvolver a mobilidade e a harmonia da coluna vertebral para que a passagem do tempo não prejudique suas funções e a limite. nossas capacidades

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Asana do triângulo

A postura do yoga do triângulo ( Trikonasana ) é uma inclinação lateral. Torna a coluna mais flexível, tonifica os nervos espinhais e reduz a dor nas costas o que garante uma ação equilibrada em toda a coluna.

1. Separe as pernas aproximadamente um metro e coloque as mãos na cintura. Gire a sola do pé esquerdo para fora, 90º, sem inclinar ou mover o quadril. Inspire e estenda os braços cruzados na altura dos ombros.

2. Dobre o tronco ou bloqueie para a esquerda, expirando até que a mão esquerda toque ou segure o peito do pé. O outro braço se erguerá para cima. Faça uma respiração completa segurando a postura por 20 segundos e repita a postura com o lado direito.

    
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