Das substâncias que o organismo necessita para funcionar, o colesterol é um dos mais conhecidos. É um lipídio que é encontrado em nossas células e que o corpo usa para diferentes propósitos, como digerir alimentos ou produzir vitaminas e hormônios. No entanto, às vezes devemos reduzir o colesterol porque seu nível aumenta e isso não é saudável.

Como parte dos componentes do corpo humano, o colesterol também está presente em alimentos de origem animal, como carne, queijo, ovos, etc. É por isso que, quando consumimos esse tipo de alimento, nosso corpo começará a acumular mais colesterol do que precisa para funcionar, o que pode causar doenças.

O excesso de colesterol no sangue, juntamente com outras substâncias gordurosas, pode causar uma placa lipídica que adere às paredes dos vasos sanguíneos . Esta placa impede a passagem contínua do sangue e, portanto, o ótimo funcionamento do organismo. Este acúmulo de gordura nas artérias é conhecido como arteriosclerose.

Tipos de colesterol e sua função no corpo

Se você já viu um teste de laboratório onde os níveis são medidos de colesterol no sangue, certamente você encontrou vários números e valores. Estes correspondem aos três tipos de colesterol no nosso corpo

  • O mais importante é o HDL ou o colesterol "bom". É lipoproteína de alta densidade (HDL por sua sigla em inglês). Estes são os responsáveis ​​pelo transporte de colesterol para o fígado, de modo que é eliminado do corpo uma vez que tenha cumprido sua função.

As "boas gorduras" são precisamente aquelas que ajudam o corpo a não acumular. colesterol "ruim" ou LDL As lipoproteínas de baixa densidade (LDL) são a causa de doenças relacionadas ao excesso de colesterol no sangue.

  • "Gorduras ruins" se acumulam no corpo por causa de uma dieta com níveis elevados de alimentos com gorduras trans ou saturadas. Essas gorduras não podem ser facilmente digeridas ou eliminadas pelo organismo. O sedentarismo também é responsável pelo acúmulo desse tipo de colesterol no organismo
  • . Há um terceiro tipo de colesterol conhecido como VLDL (lipoproteínas de muito baixa densidade). Eles são responsáveis ​​pelo transporte de triglicerídeos, outro tipo de gordura que o corpo usa como fonte de energia. O excesso de colesterol VLDL também é considerado um perigo para o corpo, porque pode causar doenças cardíacas.

Os níveis normais de colesterol total devem ser de 180 a 200 mg / dl (10 a 11,1 mmol / l). Idealmente, os níveis de colesterol HDL devem ser maiores do que os do LDL que não deve exceder 190 mg / dL. Desta forma, doenças coronarianas, acidentes cardiovasculares e problemas cardíacos e circulatórios em geral podem ser prevenidos

Descubra: Os riscos de consumir fast food

Mudanças na dieta para reduzir o colesterol

Uma vez que sabemos que há colesterol "bom" e colesterol "ruim", é importante que saibamos quais alimentos consumir. Eles devem ser aqueles que nos ajudam a prevenir doenças e, ao mesmo tempo, fornecer ao corpo a gordura necessária para funcionar adequadamente e sem excesso.

Alimentos recomendados

Entre os alimentos ideais para adicionar à dieta estão:

  • ] Grão de bico, lentilhas e ervilhas
  • Azeite e girassol
  • Verduras e legumes
  • Também

    é bom comer peixe azul que contém grandes quantidades de ômega 3 . A gordura desses peixes nos protege do acúmulo de colesterol nas artérias

Não perca: 4 batidas para controlar seus níveis de colesterol

Alimentos proibidos

Embora pareça muito claro, se quisermos reduzir o colesterol devemos limitar a ingestão de:

  • Enchidos
  • Carne vermelha
  • Excesso de derivados de chocolate
  • Alimentos processados ​​
  • Também é aconselhável evitar alimentos fritos

Remédio natural para reduzir o colesterol: abóbora e alho

Como já mencionamos, os vegetais são fundamentais na nossa luta contra os níveis elevados de colesterol ruim (LDL) no sangue. Um deles, a abóbora, é ideal para incluir em nossa dieta diária por suas propriedades depurativas.

Outro alimento que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol é o alho. A alicina, sua substância ativa, é um excelente vasodilatador e ajuda a reduzir a pressão arterial. Também é antioxidante. Isto é, é um alimento muito útil para cuidar da saúde cardiovascular

Ingredientes

  • 1 abóbora
  • 3 xícaras de água (750 ml)
  • 3 dentes de alho

Preparação

19659039] Pegue uma panela e cozinhe a abóbora com a pele no equivalente a três xícaras de água

  • Uma vez que é macio, retire-o do fogo, descasque e amasse os vegetais até que ele amasse.
  • 3 dentes de alho e corte-os em pedaços pequenos. Adicione-os ao purê.
  • Recomenda-se consumir 2 porções do purê diariamente para notar os resultados rapidamente . Você pode acompanhá-lo com outra refeição saudável no seu almoço.
  • A boa nutrição será sempre uma excelente maneira de prevenir doenças. Evitar excessos, manter um ritmo ativo de vida e cuidar do nosso corpo, especialmente à medida que envelhecemos, pode nos ajudar a manter um estilo de vida mais saudável. Isso vai nos salvar problemas médicos futuros.

    Comentarios

    comentarios