A preservação de vitaminas que contêm alimentos pode ser afetada por diferentes elementos. Cada grupo de vitaminas é sensível a um ou vários fatores, sejam eles solúveis em água ou lipossolúveis

Fontes de vitaminas

As principais fontes de vitaminas são frutas e legumes . A cor destes é determinada pela prevalência de uma vitamina específica:

  • Red: pelo seu conteúdo de vitamina C e beta-caroteno, são alimentos que atuam como antioxidantes. Neste grupo estão: morangos, framboesas, cerejas, airelas, pimentos vermelhos ou tomates
  • Laranja e amarelo: são uma fonte de vitaminas A e C, que ajudam a fortalecer o sistema imunitário e baixar a pressão arterial. Este grupo inclui alimentos como laranjas, limas, limões, cenouras, mamões ou mesmo pimentões amarelos
  • Verde : são alimentos ricos em ácido fólico (B9) e vitamina K. Eles contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico. e mantenha a pele e o cabelo saudáveis. Na cor verde são todos os vegetais de folhas verdes e frutas, como kiwi, uva ou abacate
  • Azul-roxo: têm um alto teor de polifenóis. Vegetais roxos e frutas ajudam a retardar o envelhecimento e proteger o funcionamento da memória e do trato urinário.

Como conseguir a conservação de vitaminas

A conservação de vitaminas é importante desde que deve ser protegida suas propriedades antioxidantes e função hormonal. Até mesmo alguns deles se tornam coenzimas e ajudam as enzimas a desempenhar sua função catalítica

Os alimentos crus são ricos em vitaminas ; É quando nos beneficiamos da dose mais alta desse nutriente. Ao cozinhar muitas das vitaminas são perdidas.

Embora algumas vitaminas resistam mais do que outras, existem alguns truques que facilitam a conservação das vitaminas:

1. Cozimento a vapor

Durante este processo, os vegetais são cozidos a uma temperatura de 100 ° C, por isso a preservação da vitamina é melhor. Especialmente se compararmos com o calor que o óleo ou o forno atinge.

Descubra: Quais são os benefícios do vapor?

2. Preparar legumes com pouca água

Água carrega vitaminas solúveis em água, como vitaminas B e C. Portanto, é aconselhável usar a quantidade mínima de água para conservar tantos minerais e vitaminas quanto possível.

3. Manter alimentos em recipientes fechados

É importante que os recipientes que você usa para a conservação de alimentos fechem muito bem. O contato com o oxigênio do ar deteriora as vitaminas especialmente a biotina e as vitaminas C, D e E.

4. Utiliza embalagens de vidro opaco para a preservação de vitaminas

O uso de recipientes de vidro opaco é recomendado porque algumas vitaminas são sensíveis à luz. É sempre melhor optar por recipientes de vidro em vez de recipientes de plástico. Esta recomendação é especialmente importante quando se trata de óleos.

Leia também: 7 truques infalíveis para preservar frutas e legumes por mais tempo

5. Corte de alimentos em pedaços grandes

O corte em pedaços grandes ajuda a superfície de frutas e vegetais a ficar menos exposta ao contato com o ar. Desta forma, você evita a oxidação da comida

Recomendações para evitar a perda de vitaminas

 Conservação das vitaminas

Para melhorar a conservação das vitaminas dos alimentos, damos-lhe algumas recomendações que serão úteis para você

Mantenha legumes e frutas em um local fresco e protegido da luz. Além disso, limpe e pique os legumes no momento de servir . Quanto a técnicas de culinária, é melhor usar papillote, vapor ou assado. Eles são os que melhor preservam e / ou concentram as vitaminas dos alimentos.

Por outro lado, para evitar a oxidação de alimentos como maçãs, uma vez quebrados, você pode polvilhar com um pouco de suco de limão. Comer frutas e legumes crus é muito aconselhável e deve ser feito com a pele, sempre que possível.

É sob a pele, onde encontramos a maior concentração de vitaminas. Além disso, na pele são as fitoquinas, que são protetores celulares. Se você fizer um suco ou um smoothie de frutas que não vai beber imediatamente, guarde-o em um recipiente fechado para evitar que enferruje.

Ao cozinhar legumes, mantenha o caldo, como parte das vitaminas permanecem nele. Tire proveito da água de cozimento para fazer uma sopa ou um guisado, ou para cozinhar macarrão, arroz ou legumes

Conclusão

Os alimentos crus são ricos em vitaminas; no entanto, o conteúdo vitamínico pode ser perdido ou alterado . Os três fatores mais importantes que devemos considerar para a preservação de vitaminas são temperatura, luz e oxidação.

O post Conservação de vitamina: tudo que você precisa saber apareceu em primeiro lugar em Better with Health.

Comentarios

comentarios