A prevenção de entorse de tornozelo inclui a escolha de calçados, preparação física e certos hábitos de postura corporal . Embora essas lesões ligamentares sejam muito comuns, existem algumas medidas a serem evitadas. É necessário conhecer as causas para trabalhar nelas, além de realizar um tratamento apropriado em caso de entorse.

Torção no tornozelo: tipos

Torção no tornozelo são lesões ligamentares devido a extensão excessiva ou quebrando-os. Um movimento dentro ou fora maior que o normal, curvas fechadas ou torções são as principais causas. Eles podem ser classificados em três tipos:

Grau 1

A dificuldade é pequena e não afeta muito a funcionalidade das articulações . A dor geralmente aparece quando o pé é apoiado. Da mesma forma, a inflamação é pequena e pode ser curada apenas com descanso mínimo.

Grau 2 ou moderada

A mobilidade é afetada, tornando impossível pular ou certas posições, como dedos dos pés. A dor é intensa e há inflamação em toda a área, que gera claudicação no deslocamento. A cura é possível com um período de reabilitação e imobilização do tornozelo.

Grau 3 ou grave

É caracterizado por uma ruptura total do ligamento que impede o movimento Dor e inflamação tornam-se muito importantes e requerem tratamento mais profundo. Analgésicos, talas ou tornozeleiras, são algumas das indicações, além de um longo período de imobilização.

Medidas para evitar entorse de tornozelo

Tanto nas rotinas comuns quanto no treinamento esportivo, a prevenção é a melhor medida . Entorses não são específicas para os atletas, eles podem acontecer em qualquer ocasião para todas as pessoas. Essas dicas ajudam a evitar entorse de tornozelo :

Calçados

É essencial escolher os sapatos certos para cada tipo de atividade. O pé deve ser apertado com segurança para evitar entorses ou quedas que causam danos aos ligamentos. Não se esqueça de evitar saltos altos ou baixos em áreas irregulares.

Exercícios de aquecimento

Antes de realizar atividades físicas é essencial realizar exercícios de aquecimento para preparar a área . Músculos e articulações trabalham de maneira saudável com preparação adequada.

Musculatura e equilíbrio

Uma musculatura desenvolvida ajuda a prevenir entorse de tornozelo . Em caso de quedas ou pancadas, os músculos contraem a área e agem como protetores das articulações. Portanto, será necessário um equilíbrio entre as duas extremidades, para não aumentar o risco de lesão.

Exercícios proprioceptivos

Exercícios proprioceptivos trabalham com força, coordenação, velocidade, agilidade e estabilidade. Com esse tipo de treinamento o corpo obtém melhores reações a situações de desequilíbrio . O resultado é uma otimização da resposta do tornozelo, às vezes com risco de causar lesões.

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