Insônia É um problema que atinge muitas pessoas e que interfere no desenvolvimento do dia a dia. Entre as medidas que podem ser tomadas para casos leves, está a ingestão de magnésio.

 Problemas para adormecer? O magnésio pode ajudá-lo

Última atualização: 24 de novembro de 2021

Milhões de pessoas no mundo sofrem de insônia . Principalmente os maiores de 55 anos, embora possa estar presente em todas as idades. Estresse, maus hábitos de sono ou consumo noturno de cafeína e álcool são as causas. O magnésio aparece como uma possível solução natural para melhorar o sono.

A insônia afeta não apenas o momento de querer dormir, mas também o dia seguinte e os dias seguintes. É possível sentir um cansaço constante que causa irritabilidade e piora o desempenho no trabalho.

O magnésio é um mineral usado para casos leves de insônia . Embora não haja suporte científico unânime em relação ao tratamento, os efeitos benéficos desse elemento para o corpo foram comprovados.

Como aparece a insônia?

Os distúrbios do sono afetam mais da metade da população com mais de 55 anos. Algo que não exime pessoas de qualquer idade de sofrê-lo. É sobre a dificuldade de reconciliar ou manter o repouso e pode ocorrer de diferentes maneiras.

Por um lado, no curto prazo (durando alguns dias ou semanas), está associado a eventos traumáticos. Por outro lado, a longo prazo, dura mais de um mês.

Iniciar o sono pode ser um problema, muitas vezes levando mais de 30 minutos para dormir . Além disso, são gerados despertares frequentes, ou seja, não podemos ficar adormecidos. Finalmente, há pessoas que acordam muito cedo, antes de cumprir as 7 ou 8 horas de sono recomendadas.

Causas e efeitos na vida diária

A insônia pode ser devida a múltiplas causas, variando desde algum evento traumático, particularmente até constantes hábitos de sono ruins. A alimentação excessiva à noite também desempenha um papel, assim como o consumo de nicotina, cafeína e álcool. Em adultos mais velhos, o problema está relacionado à perda de memória e prejuízo cognitivo.

Os efeitos de curto e médio prazo afetam o desenvolvimento normal das atividades diárias . Pode piorar o desempenho no trabalho ou na escola, reduzir as reações rápidas ao dirigir e causar um estado constante de irritabilidade e cansaço.

Por outro lado, pode aumentar o risco de doenças cardíacas, hipertensão e transtornos de ansiedade. Portanto, um estado de insônia crônica deve ser tratado com um médico profissional.

Em casos leves, algumas técnicas podem ajudar, como tomar banho antes de dormir e evitar telas por pelo menos uma hora antes de ir para a cama. É importante adquirir o hábito de ir para a cama e levantar-se à mesma hora todos os dias .

Além disso, está comprovada a importância de ter uma dieta saudável para adormecer. Isso inclui a ingestão indicada de magnésio, um elemento presente em muitos alimentos.

As causas da insônia são variadas. Por esse motivo, uma abordagem de ângulos diferentes é recomendada.


O que é magnésio e para que ele serve?

O magnésio é um mineral que pode influenciar o sono e é essencial para a nutrição humana. Ele está envolvido no funcionamento do corpo por meio de sua ação em vários tecidos. Ele participa de mais de 300 reações químicas, enquanto seus níveis ideais estão associados ao seguinte:

  • Proteção da saúde imunológica
  • Regulação da quantidade de açúcar no sangue
  • Participação na produção de energia.
  • Contribuições ao sistema nervoso e ao desenvolvimento muscular.
  • Colaboração no desenvolvimento dos ossos.

Consequências de um baixo nível de magnésio

Uma falta de magnésio pode alterar os níveis de melatonina, o hormônio associado à indução do sono. É por esse motivo que está relacionado ao problema de insônia .

Embora não seja uma situação comum, os baixos níveis de magnésio também estão relacionados à hipertensão, diabetes tipo 2 e algumas doenças cardíacas. [19659033] Como o magnésio ajuda a combater a insônia?

O magnésio é uma solução tentadora, pois está disponível para todos, é natural e barato . Os médicos não aconselham contra isso; alguns até recomendam de forma complementar e muitas pessoas afirmam ter bons resultados. Os níveis desse mineral costumam ser suficientes no corpo, pois estão presentes nos alimentos comuns.

Entre eles, encontram-se os vegetais de folhas verdes, especialmente espinafre e brócolis, legumes, nozes, banana, iogurte e o peixe. Também em bebidas como café e água. No entanto, o corpo não produz magnésio naturalmente, por isso deve ser ingerido diariamente.

Alguns estudos científicos indicaram que a ingestão desse mineral em adultos com graves problemas de insônia melhorou suas condições na hora de iniciar o Sonhe. Mas não há evidências conclusivas para provar isso claramente.

Razões pelas quais o magnésio é recomendado

Muitos médicos optam por prescrever doses reguladas de magnésio porque geralmente não tem efeitos colaterais no corpo . Algumas pessoas afirmam que isso as ajuda com seu problema de insônia e algumas evidências científicas o apóiam. A ingestão não deve exceder 400 miligramas diários.

No entanto, os profissionais sugerem que é melhor incorporá-lo por meio de alimentos e uma dieta saudável. Pessoas com diabetes, problemas digestivos e adultos mais velhos podem ter mais dificuldade com sua ingestão. Por esta razão, existem suplementos em pílulas, pó e até comprimidos mastigáveis ​​.

Contribuição para o sistema nervoso

Alguns efeitos do magnésio no corpo são comprovados, como a melhora da transmissão correta de sinais no sistema nervoso. Este mineral se liga a neurotransmissores responsáveis ​​por regular a atividade, portanto ajuda a produzir efeitos calmantes e relaxantes .

Nesse sentido, muitos médicos o aconselham para pessoas com ansiedade e problemas de pernas inquietas, ou seja, aqueles que não consegue parar de mover seus membros inferiores. Geralmente, essa é outra causa que leva à insônia.

Estresse e ansiedade

Níveis baixos de magnésio estão associados a estresse e ansiedade, o que levaria a um sono pior à noite. Para seu combate, recomenda-se a ingestão de 200 a 400 miligramas diários.

Além disso, o magnésio ajuda a melhorar as dores de cabeça e lombar . No entanto, isso deve ser realizado com uma consulta médica prévia, uma vez que a ingestão excessiva pode causar diarreia ou náusea.

O estresse e a ansiedade dificultam o adormecimento, pois as preocupações se intensificam à noite.

A melatonina

O magnésio joga um papel importante no trânsito de certas proteínas para sua conversão em substâncias químicas que geram sono e relaxamento. O mineral está associado a níveis aumentados de dopamina e, portanto, é frequentemente recomendado para melhorar o humor e combater os sintomas da depressão leve.

Com relação à insônia, sua tarefa mais importante é regular a melatonina, um hormônio responsável pela direção ciclos de sono-vigília. É por isso que alguns médicos sugerem o magnésio como o tratamento mais suave e natural para o sono insatisfatório.



Possíveis contra-indicações do magnésio para problemas do sono

Apesar de ser um mineral natural e com poucos efeitos colaterais, é importante levar em consideração certas contra-indicações e interações. Por exemplo, antibióticos e relaxantes musculares podem ter sua ação alterada se forem consumidos em paralelo com o mineral.

Recomenda-se a consulta prévia com um profissional, que pode ajustar as doses se necessário. Especialmente para pessoas que prescreveram alguns medicamentos ou têm qualquer problema de saúde.

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