Doce, mas ligeiramente ácido, fresco e saudável. Quem já não experimentou alguma vez? É difícil estimar seu consumo, pois geralmente aparece na categoria de “outras frutas”. A Espanha é o único produtor e exportador de romãs na União Europeia. Os espanhóis preferem comer as variedades mais doces frescas. A sua procura aumenta à medida que se popularizam as suas virtudes nutricionais e saudáveis, aliás conhecidas desde os tempos mais remotos. Antes de saborear uma, descubra todas as propriedades da romã e seus benefícios para a saúde.

Descrição e componentes ativos

A romã é o fruto da romã, um arbusto nativo do Oriente Médio e o Mediterrâneo. Atualmente é cultivada em todo o mundo, em climas quentes, pelos seus frutos e pela beleza das suas flores vermelhas.

A parte comestível são os arilos ou seja, as sementes rodeadas de um vermelho, doce e suculento polpa. O fruto é arredondado, semelhante a uma maçã, com casca grossa. O interior está dividido em vários compartimentos, cada um dos quais com centenas de arilos. 60% da fruta é suco, 40% é representado pela casca, sementes e membranas internas.

A cor da polpa se deve ao seu alto teor de antocianinas pigmentos pertencentes ao grupo dos flavonóides. Estudos recentes mostram que esses elementos têm propriedades protetoras contra o câncer, doenças cardiovasculares e doenças neurodegenerativas.

Nutrientes

As propriedades da romã também são devidas a outros componentes saudáveis. Vamos analisar seus valores nutricionais. Uma xícara de polpa de romã contém:

  • 7 gramas de fibra
  • 3 gramas de proteína
  • Vitamina C: 30% da dose diária recomendada ou 6 mg. em 100 gramas de suco.
  • Vitamina K: 36% das necessidades diárias.
  • Folatos: 16% da quantidade diária necessária.
  • Potássio: 12% da dose diária recomendada.
  • Açúcar: 24 gramas.
  • Ingestão calórica: 144 Kcal.

Benefícios para a saúde da romã

As propriedades da romã são conhecidas há milênios. Na verdade, é uma das safras mais antigas da Humanidade. Referências à romã foram encontradas em civilizações antigas, como persas, árabes, hindus, Grécia e Roma. Também nos textos bíblicos, visto que se afirma que o fruto que a serpente ofereceu a Eva era … uma romã!

São frutas populares entre os viajantes, pois a casca resistente facilitou o transporte e preservou as propriedades da romã como sua polpa suculenta que mata a sede. Por isso, espalhou-se por todo o mundo através das rotas comerciais entre a Europa e a Ásia.

Além de ser um excelente alimento, as propriedades saudáveis ​​da romã são impressionantes. Devem-se principalmente a dois antioxidantes poderosos:

  • Três vezes mais poderosos do que os antioxidantes do vinho tinto ou do chá verde. Eles são encontrados na casca. O extrato e o pó de romã que podem ser obtidos como suplementos alimentares são feitos com essa parte da fruta.
  • Ácido púnico. Ácido graxo encontrado nas sementes, é por isso que o suplemento é conhecido como óleo de semente de romã.

Benefícios do consumo de romãs  Granada

Os antioxidantes e nutrientes presentes na romã conferem a ela as seguintes propriedades:

  • Proteção contra doenças cardiovasculares. O consumo regular de suco de romã melhora o fluxo sanguíneo e ajuda a reduzir o colesterol ruim e os níveis de colesterol total. Também melhora a saúde e a elasticidade dos vasos sanguíneos.
  • Proteção contra o câncer. Novos estudos sobre o suco e extratos de suco de romã mostraram que ele pode retardar a progressão de alguns tipos de câncer, como próstata, cólon e mama. O aumento da resistência celular diminui o crescimento das células cancerosas.
  • A inflamação crônica é característica de muitas doenças. As propriedades da romã devido ao seu conteúdo antioxidante a tornam um excelente aliado para a saúde de quem sofre de doenças como diabetes, Alzheimer ou obesidade.
  • Maior desempenho esportivo. A romã é rica em nitratos dietéticos, um elemento que retarda o início da fadiga e aumenta a eficiência do exercício.

Como se beneficiar das propriedades da romã

Para aproveitar ao máximo as propriedades da romã, você pode consumi-la fresca, em sucos ou como suplemento alimentar.

  • Fresco: as sementes carnudas combinam muito bem com salada de vegetais amargos como chicória, endívia ou rúcula. Acompanha carnes assadas. Na Índia, eles são um ingrediente de curries vegetais. Combine também com nozes, peras, maçãs e uvas, ou simplesmente corte uma romã e saboreie seus arilos.
  • Suco: pode ser bebido diretamente da fruta, removendo os arilos sem quebrar a casca e introduzindo um sorvete, como água de coco. A polpa também pode ser liquefeita separando-a das sementes.
  • Grenadine: xarope de romã, um ingrediente em coquetéis populares, refrigerantes e molhos para sorvetes e sobremesas.
  • Suplementos : Eles estão em cápsulas, óleo de semente, extrato, pó ou comprimidos. Antes de incorporá-los à dieta, consulte o seu médico.

Agora que você conhece as propriedades da romã, já sabe por que ela nunca deve faltar na sua bandeja de frutas. Compartilhe!

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