Valeriana é uma raiz popular que muitas pessoas usam para ajudá-las a adormecer . Outras propriedades atribuídas a ela são que ajuda a reduzir a ansiedade, alivia os sintomas da menopausa e promove o relaxamento. Seu uso medicinal já foi adotado na antiguidade, há milhares de anos. Sua apresentação para o consumo atualmente é variada, já que podemos encontrá-lo nas lojas em cápsulas, extrato líquido ou na forma desidratada para preparar chá. Este suplemento vem da erva Valeriana (officinalis), originária da Ásia e da Europa. É uma das ervas mais vendidas para problemas de insônia, embora deva ser levado em consideração que pode produzir efeitos colaterais, que podem variar entre os indivíduos.

Possíveis efeitos colaterais da valeriana

Valeriana é um dos ervas mais comuns disponíveis para principalmente na solução de problemas de sono. Também é usado para aliviar outras condições físicas ou mentais, como o estresse.

Os relatórios de sua eficácia são mistos e baseados principalmente em evidências anedóticas. Efeitos colaterais foram observados em algumas pessoas, aqui veremos algumas reações que a raiz de valeriana pode produzir.

Sonhos vívidos

Este é um dos efeitos mais comuns desta erva, foi possível verificar por meio de um estudo que se propôs a estudar os efeitos colaterais da raiz de valeriana.

O teste consistia em dar a 24 pessoas 120mg de kaya, outra erva usada para insônia por 6 semanas, seguido por um intervalo de duas semanas, depois 600 mg de valeriana por dia, durante 6 semanas. Embora a maioria dos participantes não tivesse efeitos colaterais, 16% tiveram sonhos vívidos durante o tratamento com valeriana. Isso pode ser explicado porque A valeriana contém óleo essencial e compostos chamados glicosídeos iridóides .

Esses compostos estimulam os receptores opióides e a produção de serotonina em seu cérebro, cujos efeitos são relaxantes e antidepressivos. Outros pesquisadores afirmam que a valeriana também estimula a substância química do cérebro ácido gama aminobutírico (GABA), produzindo um efeito calmante no corpo .

Em geral, essas propriedades sedativas podem formar padrões de sono mais profundos, que podem levar para sonhos vívidos. Por esse motivo, a raiz de valeriana não é recomendada para pessoas propensas a sonhos desagradáveis ​​pois podem causar pesadelos.

Palpitações cardíacas

Essas palpitações cardíacas que parecem batimentos cardíacos rápidos ou acelerados, apesar sendo inofensivos, podem ser preocupantes para a pessoa que sofre, porque não são habituais. As palpitações cardíacas podem ser causadas por estresse, medicamentos, exercícios ou uma condição médica.

Em resumo, muitas pessoas relataram que a raiz de valeriana causa palpitações cardíacas ou aumento da frequência cardíaca. . Mas a evidência para isso é anedótica e não baseada em pesquisas. São necessários estudos em humanos para verificar seus efeitos potenciais.

Outros sintomas que a valeriana pode causar e precauções ao tomar

Boca seca e dores de estômago

A raiz de valeriana pode ter um efeito laxante que pode causar diarreia ou dor de estômago. Algumas pessoas relataram que desenvolveram boca seca após tomar esta erva, mas isso ainda não foi amplamente estudado.  Valerian Infusion

Dores de cabeça e confusão mental

Enquanto Valerian foi historicamente usado para aliviar dores de cabeça, algumas pessoas relataram um aumento nas dores de cabeça após consumir esta erva.

Esses sintomas são frequentemente acompanhados por outros problemas relacionados ao cérebro, como desconforto, excitabilidade e inquietação. Os problemas parecem estar principalmente relacionados ao uso a longo prazo ou em altas doses dessa erva.

Potenciais interações

Como com outras ervas, deve-se tomar cuidado ao usar raiz de valeriana em conjunto com outras substâncias ou medicamentos que têm efeitos sedativos semelhantes. Essa combinação pode causar exaustão. É aconselhável consultar um profissional se você estiver tomando outros medicamentos antes de consumir esta erva.

Na prática, a pesquisa é mista quando se trata de escolher a melhor dose de valeriana. No entanto, a recomendação de valeriana para problemas de sono foi escolhida em 300 a 600 mg tomada 30 ou 120 minutos antes de dormir. Pode ser na forma de chá, mergulhando 2-3 gramas de raiz de valeriana seca em água quente.

Esta erva é geralmente bem tolerada, mas houve alguns relatos de possível toxicidade de valeriana apresentando mais sintomas graves. Isso inclui dores de cabeça, toxicidade hepática, aperto no peito, dor abdominal e tremores.

Visto que esses relatórios se referem a menos pessoas, estudos populacionais mais abrangentes são necessários. Não há evidências suficientes de que tomar grandes quantidades desta erva é perigoso . Mais estudos controlados em humanos são necessários para verificar esses efeitos negativos em nossa saúde.

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