legumes" srcset = "https://www.ecoagricultor.com/wp- content / uploads / 2018/12 / legumbres.jpg 130w, https://www.ecoagricultor.com/wp-content/uploads/2018/12/legumbres-100x100.jpg 100w "tamanhos =" (largura max: 130px) 100vw, 130px "/> </noscript/></div>
<p style= As leguminosas são uma fonte extremamente importante de energia na nutrição humana e também têm um valor cultural, uma vez que historicamente fazem parte das dietas tradicionais da maioria dos nossos países.

este artigo nós queremos que você saiba mais sobre este tipo de alimento tão benéfico, suas propriedades e os tipos mais comuns ou variedades de lentilhas grão de bico e feijão

.

O que são leguminosas?

Por definição, os pulsos são secos, limpos, saudáveis ​​e separados das sementes da vagem que vêm de plantas da família botânica Leguminosae .

As leguminosas têm sido usadas na alimentação por humanos da antiguidade mais remota, principalmente por sua alta proteína e carboidratos, que fornecem energia em quantidade e qualidade, e tem bom suprimento de fibras que eles participam da regulação da glicose (nível de açúcar no sangue)

Como consequência da industrialização dos alimentos no sistema econômico moderno, seu consumo diminuiu drasticamente no início do século XX. As dietas aumentaram a ingestão de carnes, ovos e laticínios, e com isso, a função decisiva das leguminosas na contribuição das proteínas foi relegada.

> Lee As melhores plantas medicinais para Hipertensão

As proteínas são macromoléculas formadas por cadeias de aminoácidos que, embora possuam várias classificações, geralmente contribuem para o crescimento e reparo dos tecidos corporais. Daí a enorme importância dos alimentos protéicos . Descubra quais são os alimentos vegetais com mais proteínas .

Você pode ter ouvido que os vegetais "substituem a carne". Embora as proteínas fornecidas pelas leguminosas sejam comparáveis ​​às de origem animal, elas são limitadas em aminoácidos contendo enxofre, tais como metionina que estão envolvidos, em particular, na saúde da pele e das unhas. É por isso que as leguminosas são combinadas com cereais que complementam o aminoácido limitante das leguminosas (metionina) e estas, por sua vez, complementam o aminoácido limitante dos cereais (lisina). Não é necessário combinar leguminosas e cereais no mesmo prato ou na mesma refeição. Ao tomá-los ao longo do dia é suficiente

.

Benefícios das leguminosas para a saúde

Legumes têm compostos com propriedades potencialmente benéficas para a saúde, como taninos, saponinas, fitatos, lectinas ou inibidores de protease. Embora em algum momento tenha sido pensado que algumas combinações fitoquímicas poderiam ter um efeito anti-nutricional, numerosos estudos mostraram que, pelo contrário, eles são benéficos para a saúde.

Lectinas, por exemplo, cumprem um papel como reguladores hormonais, metabólicos e digestivos, bem como moduladores do sistema imunológico e microfibra intestinal . Os inibidores de protease mostraram seu potencial na prevenção e / ou na supressão de processos carcinogênicos e desordens inflamatórias .

Existem muitos e diversos estudos que mostraram que a ingestão de leguminosas fornece benefícios para o organismo. saúde cardiovascular, controle de peso, síndrome metabólica, saúde gastrointestinal e diabetes tipo 2.

> Procurar Azeite de Oliva Extra Virgem

Embora existam diferenças nutricionais entre cada um deles, e há mesmo em cada uma de suas variedades, é muito importante incorporar leguminosas à dieta habitual. Vamos rever algumas das variedades das leguminosas mais consumidas em todo o mundo

.

Legumes mais consumidos

 legumes benefícios

Variedades de lentilhas

Lens culinaris Medicus ou lente esculenta Moench é o nome da leguminosa produtora de leguminosas que é cultivada para consumo humano. Eles são ricos em cálcio e ferro, fornecendo uma tonicidade adequada à hemoglobina sanguínea.

Na Espanha e na América Latina, três variedades de lentilhas são cultivadas:

  • Var. vulgaris : conhecido como "lentejón" ou "queen lentil", cujas sementes têm entre 6 e 7 milímetros de diâmetro e a cor é verde amarelada.
  • Var. dupuyensis : também chamado de "lentilha verde" ou "verdina", por apresentar tons verde-amarelados, originários da região de Le Puy-en-Velay, na França; Por esta razão, também é conhecido como "lentilha de Puy". Seu diâmetro é entre 4 e 5 milímetros e é uma das variedades mais utilizadas na América do Sul e na Europa.
  • Var. variabilils : menor, entre 3 e 4 milímetros de diâmetro, castanho avermelhado por isso é comumente chamado de "brown lentil" ou "pardina".

Nos últimos anos começaram a consumir e produzir outros variedades, como a "beluga lentilha" ou "caviar lenteja", um nome dado pelo pequeno tamanho arredondado e preto, originalmente dos Estados Unidos e Canadá. Outro que se espalhou é também conhecido como "lentilha da Índia", "Urad Dal" ou "Urid" ou "Dhal", variedade asiática usada na cozinha tradicional indiana e paquistanesa.

> Lee Natural Remédios para BARRIGA HINCHADA

Por outro lado, existem aqueles que são conhecidos como sem pele ou pelados, como o "Crimson lentil", originalmente da Turquia e cuja cor avermelhada ou laranja muda para amarelo com o cozimento, eo "Red Chief Lentil", também chamado de "lentilha egípcia" ou "Massor dal", muito consumido na Ásia. Ao contrário dos anteriores, eles são cozidos em 10 minutos, mas eles têm menos fibra e tantino. Como são fáceis de digerir e fornecem uma boa quantidade de aminoácidos são geralmente os mais utilizados pelos vegetarianos.

Informação nutricional : para cada 100 gramas de lentilhas cozidas sem sal, fornecer 116 calorias, equivalente a 486 quilojoules de energia, a maioria dos carboidratos (81,5 calorias) e proteínas (31,3 calorias). Quanto aos minerais, eles fornecem uma quantidade significativa de potássio (369 mg), fósforo (180 mg), magnésio (36 mg) e cálcio (19 mg). A vitamina B (folato e colina)

é uma das vitaminas.

Variedades de grão-de-bico

O nome científico é Cicer arietinum e elas são a fonte de um alto conteúdo de fibra, bem como cálcio e ferro, destacando-se no que diz respeito aos compostos fenólicos, que possuem efeito antioxidante e protetor contra doenças cardiovasculares.

As variedades amplamente conhecidas de grão-de-bico são três, pois estão associadas à sua disposição geográfica:

  • Desi : pequeno em tamanho, amarelado ou preto, cultivado principalmente na Índia.
  • Gulbabi : de tamanho médio, liso e arredondado, de cor clara.
  • Kabuli : grão médio ou grande, arredondado e enrugado, também de cor muito presente na América Latina

De acordo com a evolução agrícola, especialmente nos países onde é mais consumido, existem algumas variantes. Na Espanha, eles distinguem entre outros, o "grão de bico castellano" (o mais conhecido), o "grão de bico branco", o "grão de bico vegano andaluz", o "grão de bico chamad", o "grão de bico pedrosillano" eo "grão de bico". Fuentesaúco "com Indicação Geográfica Protegida em Zamora.

> Procurar Especiarias Bio com as quais dar vida aos seus pratos

Na América Latina, a maior parte da produção e do consumo é no México mas em outros países não é uma das principais leguminosas consumidas pela população em geral

Informação nutricional : para cada 100 gramas de grão-de-bico fervido sem sal, contribuem 164 calorias, equivalentes a 687 kilojoules de energia, a maioria dos carboidratos (112 calorias) e proteína (30 calorias). Quanto aos minerais, eles fornecem uma quantidade significativa de potássio (291 mg), fósforo (168 mg), magnésio (48 mg) e consideravelmente mais cálcio do que as lentilhas (49 mg). Entre a ingestão de vitamina são B (folato e colina) e suficiente vitamina A.

.

Variedades de feijão ou feijão

Também chamado de "feijão", "feijão", "feijão" , "Porotos" ou "caraotas", o nome científico é Phaseolus vulgaris para aqueles de pele vermelha, preta ou branca, enquanto o pinta ou salpicado corresponde à espécie Phaseolus coccineus com forma de arriñoanada e cores vermelhas ou roxas. É também chamado de "Feijão Escarlate" ou "judeu da Espanha" para a espécie Phaseolus Multiflorus Wild .

Pode-se distinguir, é claro, que há branco, vermelho, preto, canela e pinta mas seria impossível mencionar o número de variedades que existem, porque, por exemplo, somente em Espanha cada região tem receitas tradicionais com variedades específicas da área

> Leia também SAL na dieta

Originalmente do continente americano, em cada país e região há tantas variedades quanto possibilidades de consumo e produção, especialmente nos locais onde a maioria tem sido experimentada com adaptação de sementes a diferentes áreas

Informação nutricional : para cada 100 gramas de feijões cozidos sem sal, eles contribuem com cerca de 124 calorias, o equivalente a 519 kilojoules de energia, a maioria de carbo hidratos (91 calorias) e proteínas (31,7 calorias). Quanto aos minerais, eles fornecem uma quantidade significativa de potássio (419 mg), fósforo (137 mg), magnésio (48 mg) e uma quantidade significativa de cálcio (66 mg). O fornecimento é de vitaminas do complexo B (folato)

>> Procurar Frutas e Legumes Orgânicos Sazonais

  • ] Publicação científica: A transição nutricional na Espanha contemporânea: as avaliações no consumo de pão, batatas e legumes (1850-2000). Xabier Cussó Segura e Ramón Garrabou Segura – Universidade Autônoma de Barcelona
  • Relatório: Importância dos pulsos na nutrição humana. F. J. Mataix e G. M. Salido, Escola de Nutrição da Universidade de Granada – Fundação Espanhola de Nutrição. (Maio 1985)
  • Artigo científico: Aspectos das leguminosas nutricionais e benefícios para a saúde humana. Cristina Delgado-Andrade, Raquel Olías, José Carlos Jiménez-López e Alfonso Clemente. ARBOR Ciência, Pensamento e Cultura. (Maio de 2016)
  • Publicações de extensão agrária: cultivo de lentilhas. Francisco Javier Alonso Ponga, ficha informativa do Ministério da Agricultura. (Espanha 1980)
  • Relatório: Lentilhas (Lens culinaris). Prof. Luis A. De Bernardi. Subsecretário de Mercados Agrícolas, Ministério do Agronegócio da Argentina
  • Publicação: Nutrição Humana no Mundo em Desenvolvimento (FAO)
  • Dados da Autonomia de Nutrição

Outras coisas que podem interessar-lhe

Comentarios

comentarios