O fígado é um dos maiores órgãos do corpo humano. Além disso, ele é responsável por ajudar seu corpo a digerir alimentos, armazenar energia e eliminar toxinas. Por este motivo, recomenda-se seguir dietas para cuidar da saúde do fígado. Você gostaria de descobri-los?

É claro, você deve ter em mente que antes de fazer qualquer mudança nos hábitos alimentares, é aconselhável consultar com seu médico ou nutricionista.

Dietas para cuidar da saúde hepatic

O fígado é um órgão chave no funcionamento do sistema digestivo, no entanto, raramente nos lembramos de seu enorme trabalho. Na verdade, doenças que afetam o fígado estão em pleno crescimento.

A Canadian Liver Society relatou que, em um futuro próximo, um em cada quatro canadenses vai ter uma doença do fígado como, por exemplo, doença hepática gordurosa não alcoólica.

Além disso, as taxas de mortalidade de câncer de fígado, uma doença que afeta mais de 700.000 pessoas em todo o mundo a cada ano aumentaram 3% a cada ano desde 2000 .

De acordo com dados da American Cancer Society câncer de fígado é uma das principais causas de morte por câncer no mundo, causando mais de 600.000 mortes a cada ano.

Diante dessa situação, a realização de mudanças em nossos hábitos alimentares pode ser o que precisamos para proteger nosso fígado e, portanto, nossa saúde. Vamos ver que dietas para cuidar da saúde do fígado podemos adotar

Dietas para cuidar do fígado

1. Dieta mediterrânica

A dieta mediterrânica fornece todos os nutrientes que o seu corpo necessita

Entre as melhores dietas para os cuidados de saúde do fígado, destaca-se a dieta mediterrânica que tem sido considerado um dos mais saudáveis ​​do mundo. Com base no consumo diário e abundante de legumes e frutas, gorduras "boas", como azeite, cereais e produtos lácteos, esta dieta é ideal para proteger o fígado.

Estes alimentos, adicionados ao consumo regular de peixe e ingestão carne vermelha moderada, ajuda seu corpo a obter minerais e vitaminas essenciais. Seu fígado precisa dessas vitaminas para metabolizar as gorduras, além da vitamina C, que atua protegendo as células do fígado contra o ataque de toxinas.

Escolha cereais integrais e grãos integrais para aumentar o consumo de fibras. ] Lembre-se de que a fibra promove a digestão e ajuda a estimular a produção de bile gerada por esse órgão. Assim, contribui para a prevenção de cálculos biliares e acúmulo de colesterol.

Descubra: 10 aspectos básicos para começar na dieta mediterrânea

2. Dieta macrobiótica

A dieta macrobiótica baseia-se na ingestão principal de grãos integrais seguida por frutas e vegetais e leguminosas. Bem organizada e planejada, a dieta macrobiótica pode fornecer todos os nutrientes que seu corpo e seu fígado necessitam para o funcionamento adequado. Vá ao seu médico e pergunte sobre isso!

3. Dieta para pessoas com fígado gordo

 Carne vermelha: dietas para a saúde do fígado
O consumo moderado de carne vermelha é essencial para cuidar do seu fígado.

Aqueles com fígado gordo devem reduzir o consumo de alimentos e pratos Altamente calórico para evitar continuar armazenando gordura nas células do fígado. Além disso, é ideal para incorporar refeições com fibra para estimular a produção de bílis.

4. Dieta para pessoas com cirrose

Se já houver danos no fígado, é importante que você modifique sua dieta para evitar que a situação piore. Para isso, você terá que moderar o consumo de proteínas em sua dieta, bem como limitar o consumo de sal. Consulte o seu médico para avaliar sua condição específica e criar um menu com base em suas necessidades nutricionais.

5. Dieta se você tem hemocromatose

 Salero
Reduza sua ingestão de sal para proteger seu fígado e sua saúde em geral!

Hemocromatose é o acúmulo de ferro no fígado. Ao sofrer desta doença, o paciente deve evitar consumir ferro. Portanto, alimentos como fígado, linguiça de sangue, acelga e espinafre frutos do mar e nozes, entre outros, são frequentemente removidos da dieta

6. Dieta se você tem hepatite C

O vírus da hepatite C ataca o fígado, necessitando de uma mudança nos hábitos alimentares para reduzir o consumo de ferro e sal. Para minimizar sua ingestão de sal, inclua temperos em suas receitas.

Alimentos a serem incluídos em suas dietas para cuidar da saúde do fígado

 Beber café de mulher
O café ajudaria a eliminar substâncias que causariam câncer. Uma nota separada merece os dois alimentos que mencionaremos abaixo, devido aos benefícios que diferentes estudos atribuem a eles para a saúde do fígado.

Um estudo recente concluiu que beber café moderadamente pode ajudar a reduzir o risco de doença hepática.

Outras pesquisas, publicadas em Journal of Clinical Gastroenterology em 2014, determinaram que o café ajudaria a diminuir acúmulo de gordura no fígado enquanto fornece antioxidantes. Além disso, parece que o café ajudaria o fígado a se livrar de substâncias que poderiam causar câncer.

Outro alimento que você deve incluir em suas dietas para cuidar da saúde do fígado é peixe gordo, bem como suplementos de óleo de peixe. De acordo com um estudo publicado no World Journal of Gastroenterology seu consumo poderia ajudar a prevenir doenças do fígado.

Peixes gordos, como salmão ou arenque, são ricos em ácidos Ômega-3 gorduroso. Estes ajudam a reduzir a inflação e, especificamente, podem prevenir o acúmulo de gorduras em excesso no fígado.

Você pode estar interessado: Ômega 3, em mais alimentos que peixes gordurosos

Alimentos a evitar para não danificar o fígado 19659042] Mão rejeitando uma caneca de cerveja ” width=”500″ height=”314″ />
O álcool produz toxinas prejudiciais à saúde do fígado, então você deve moderar seu consumo e até mesmo eliminá-lo se sofrer de alguma doença.

Em dietas para cuidar da saúde do fígado mencione, sem dúvida, os alimentos cujo consumo habitual ou excessivo pode ser prejudicial ao fígado.

1. Álcool

Ninguém vai proibir você de beber álcool. No entanto, recomenda-se que o consumo seja consciente e moderado. Um excesso em sua ingestão de álcool pode danificar as células do seu fígado causando a temida cirrose.

Alimentos ricos em açúcares, gorduras e sal

Os excessos no consumo de gorduras, sal e açúcares podem causar problemas metabólicos. Por exemplo, você sabia que as gorduras saturadas poderiam aumentar o armazenamento de lipídios do fígado que, a longo prazo, poderiam levar à condição conhecida como fígado gorduroso?

Cuide da sua dieta, reduzindo gorduras "ruins", ingestão fast food regular e pratos pré-cozidos. Dessa forma, você não estará apenas protegendo seu fígado, mas também seu coração.

Dietas para cuidados com a saúde do fígado são dietas balanceadas, através das quais, seu corpo obterá todos os nutrientes necessários para ficar em forma.

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