Na moda atual das sobremesas saudáveis, procuramos substituir as farinhas e os açúcares refinados por opções mais naturais. Já se sabe que o consumo contínuo de pães feitos com esses produtos é prejudicial à saúde.

Entre as receitas mais saudáveis ​​estão aquelas feitas com ingredientes integrais. Um bom exemplo é essa receita de pudim de pão integral, muito fácil de fazer e com poucos ingredientes.

O prato proposto aqui é considerado saudável graças ao seu protagonista, o pão integral, feito com trigo natural. Quando o pão é feito desta forma, obtém-se uma massa com maior quantidade de fibra .

Devido à sua grande percentagem de nutrientes, esta receita é muito saciante e nutritiva; além disso, com a vantagem de seus ingredientes não terem os danos do pão branco.

O pão integral também é conhecido como pão marrom ou marrom. Devido ao crescente reconhecimento de seus benefícios para nutrição e saúde, há atualmente muita disponibilidade no mercado . Há várias apresentações que incluem outros cereais e até mesmo nozes.

Suas propriedades e benefícios vão além do alto conteúdo de fibras, como veremos abaixo.

Propriedades e benefícios do pão integral

Pão de trigo integral, não sendo feito com farinha refinada, contém uma porcentagem maior de farelo de trigo; Esta é a casca que cobre o grão de cereal. Como resultado, isso contém mais fibra dietética do que pães brancos : 4 gramas por 100.

Esta grande presença de fibras tem um efeito muito positivo no sistema digestivo, especialmente no intestino. Recomenda-se consumi-lo para evitar ou controlar a constipação ; sua passagem pelo intestino estimula o bom trânsito fecal e previne o endurecimento das fezes

Na falta de farinha refinada e açúcar em sua fabricação, o pão integral é recomendado para prevenir ou controlar o diabetes, substituindo o pão branco. Seu poder saciante previne a obesidade, portanto incluí-la na dieta diária é uma boa maneira de manter um peso corporal adequado.

O consumo de pão integral fornece vários antioxidantes que retardam o envelhecimento das células. Além disso, a ingestão de grãos integrais permite manter a saúde cardiovascular por sua capacidade de combater o colesterol ruim (LDL).

A alta concentração de vitamina B e minerais nesse tipo de pão proporciona muitos benefícios para o organismo

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Receita de pudim de pão de trigo integral

Esta receita tradicional substitui o pão branco para o integral; é uma excelente opção de sobremesa ou lanche . As quantidades indicadas destinam-se a cerca de quatro pessoas

Em ingredientes

  • 12 fatias de pão integral
  • 8 ovos
  • 4 xícaras de leite desnatado (1 litro)
  • ½ xícara de uvas passas (75 g)
  • Adoçante natural a gosto (pode ser estévia)
  • Algum óleo de girassol
  • Ralado a 1 limão
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (15 ml)

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Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 170 ºC
  2. Unte uma assadeira média com óleo de girassol
  3. ] Com uma faca, cortar e descartar as crostas de pão
  4. Desintegrar o pão restante e coloque-o em uma tigela.
  5. Aqueça o leite e despeje sobre o pão desfiado.
  6. baunilha, duas gemas, o adoçante e as raspas de limão. Misture, rasgue o pão ainda mais e integre os ingredientes muito bem .
  7. Deixe esfriar por um tempo.
  8. Com um misturador elétrico de varas, bata seis claras até atingir o ponto de neve.
  9. Despeje o merengue pouco a pouco sobre a preparação anterior, misturando com movimentos lentos ao redor
  10. Despeje a mistura no molde de maneira homogênea. Espalhe as passas por cima (sem afundar).
  11. Asse aproximadamente 45 minutos ou até que uma faca fina entre em contato com a massa.
  12. Deixe esfriar e desenforme.

alternativas para enriquecer este pudim de pão integral. Por exemplo, na preparação da mistura é possível incluir frutos que reagem bem ao processo de cozimento. Eles são ideais pêssegos picados ou peras e maçãs cortadas em fatias. O coco ralado também parece muito bom para esta sobremesa.

Quanto às opções para decorar o pudim, você pode escolher entre um doce light, amêndoas fatiadas, chantilly e nozes.

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