Um of A dúvida mais frequente ao pular corda é o impacto que ela exerce sobre os joelhos. Isso é prejudicial? Aqui nós o detalhamos.

 Pular corda pode afetar os joelhos?

Última atualização: 14 de outubro de 2021

Algumas pessoas evitam pular corda porque consideram isso é um exercício que afeta a saúde dos joelhos. Na verdade, alguns afirmam que sua prática causa dores nessas articulações. No entanto, a causa geralmente não é esta atividade como tal, mas alguns erros que são cometidos ao fazê-la.

Pelo contrário, incluir este exercício na rotina de treinamento pode trazer benefícios interessantes na perda de peso , equilíbrio e saúde metabólica. Você está interessado em saber mais sobre isso? A seguir, diremos em que condições pode ser prejudicial:

Razões pelas quais pular corda pode afetar seus joelhos

Em primeiro lugar, é essencial quebrar um mito difundido; pular corda não machuca os joelhos . Na verdade, um estudo recente divulgado por meio de Marcha e Postura determinou que este exercício causa uma carga menor nos joelhos em comparação com correr.

Somado a isso, sua prática também supõe um maior gasto calórico (até 30% a mais), que se traduz em benefícios metabólicos adicionais. Então, quando pode ser negativo para a saúde das articulações?

Doenças ou lesões pré-existentes

Uma das razões pelas quais pular corda pode afetar a saúde dos joelhos é a existência de uma doença subjacente. Quer se trate de artrite, desgaste dos ligamentos ou problemas ósseos, são condições em que pular ou movimentos repetitivos não são aconselháveis.

Quando há uma artrite anterior do joelho, pular corda pode causar aumento da dor. [19659017] Técnica incorreta

Como mencionamos, o esporte em si geralmente não é a razão pela qual o desconforto nos joelhos ocorre após o salto. O problema, na maioria das vezes, está em como isso é feito. A técnica inadequada tem um impacto maior nas articulações.

Os saltadores iniciantes costumam saltar muito alto e atingir o solo com os pés em vez de saltos leves e ágeis. Isso é algo que deve ser corrigido com a prática, pois será decisivo na redução do risco de lesões.

Overtraining

Às vezes, com o objetivo de melhorar a resistência física e os resultados esportivos, algumas pessoas caem em overtraining. Porém, devido ao impacto e aos movimentos repetitivos, esta situação sofre as articulações .

Por sua vez, provoca maior fadiga muscular, que posteriormente compromete o desempenho. É melhor fazê-lo de forma moderada e deixar espaço para descanso.

Superfícies duras

O espaço escolhido para pular corda também afeta seus efeitos. Quando as superfícies são muito duras, o impacto é mais forte cada vez que os pés pousam no solo.

Portanto, é aconselhável pular em locais que amortecem um pouco os saltos, como um piso de madeira ou uma quadra de basquete. Mesmo que não seja possível ter este tipo de espaço, pode-se optar pelo tapete.

Como evitar desconforto nos joelhos ao pular corda?

A melhor forma de evitar transtornos após pular corda é pela implementação de medidas preventivas. Nesse sentido, é necessário identificar se existe alguma doença ou lesão que possa impedir a correta execução. Nesse caso, é melhor encontrar outras formas de praticar esportes.

Como no início pode ser difícil fazer os saltos corretamente, é aconselhável ter o acompanhamento de um treinador profissional. Este poderá orientar para saltos mais precisos, a um nível de acordo com o estado físico. Outras dicas são as seguintes:

  • Mantenha a corda baixa: isso significa que os saltos serão leves, sem levantar excessivamente os pés. Um ligeiro salto é suficiente para atenuar o impacto nos joelhos.
  • Encontre uma superfície adequada: Como mencionamos, você deve procurar espaços que amortecem os saltos de uma determinada maneira. Um tapete firme ou tapete de ioga pode funcionar.
  • Escolha de calçado adequado: Não é aconselhável usar sapatos baixos para este exercício. Dado o impacto que traz, o melhor é optar por um calçado desenhado para correr. Possui suporte de arco e outras características que garantem conforto e segurança.
  • Freqüência de treinamento: além de treinar por longos períodos ou todos os dias, o que importa é manter uma rotina eficaz. Não adianta gastar muito tempo treinando se seus músculos e articulações acabam danificados no final. Você tem que ter tempo para descansar, 2 ou 3 vezes por semana. Também é bom progredir gradualmente com os exercícios, dependendo da condição física.
  • Alongamento e aquecimento: exercícios de alongamento e aquecimento preparam o corpo para atividades mais extenuantes. Isso otimiza o desempenho e reduz as chances de lesões. Portanto, antes de começar a pular, você pode passar alguns minutos fazendo essas atividades.
Vários fatores influenciam o efeito do exercício com corda no corpo. É aconselhável aquecer e regular a intensidade.


Pular corda traz benefícios interessantes

Não há evidências que mostrem que pular corda regularmente afeta a saúde dos joelhos. Pelo contrário, foi determinado que é uma atividade que causa um impacto menor em comparação com outras disciplinas, como a corrida.

O mais interessante é que otimiza o gasto de energia e contribui para uma maior perda de gordura. Assim, tanto o peso quanto a saúde tendem a melhorar . Sem dúvida, é uma forma divertida de atividade física, de fácil execução e com importantes benefícios.

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