Os óleos vegetais podem vir de uma origens diferentes e infinitas. Alguns são obtidos de sementes e outros de cereais ou frutas. Agora, podemos nos perguntar: eles são todos iguais? Você pode nos dar os mesmos benefícios?

A verdade é que não, nem todos os óleos são iguais. Cada um tem características e propriedades diferentes, por razões de origem e também pela forma de preparação, portanto, cada óleo tem um valor e uso específicos.

Como costumamos usar óleo para preparar diferentes alimentos, seria interessante se soubéssemos um pouco mais sobre as diferentes variedades existentes e sua contribuição.

Óleos vegetais com propriedades nutricionais

Os óleos são fundamentalmente gordurosos, o que não possui um alto teor de proteínas, carboidratos, vitaminas ou microminerais. No entanto, eles contribuem para a absorção de vitaminas que são solúveis em gordura, como vitamina A, D, E e K.

Em geral, as gorduras presentes nos óleos líquidos à temperatura ambiente geralmente são saudáveis ​​e fornecem energia metabólica Um dos grandes beneficiários dessas gorduras é o cérebro. Este órgão é muito gordo e usa gordura para funcionar e para comunicação neuronal.

Sem gordura, o cérebro seria "mudo". Apesar de ser tão gordo, o cérebro não produz grande parte da gordura essencial necessária para a sua atividade, por isso precisa ser obtido através da dieta. Por outro lado, óleos vegetais são recomendados para equilíbrio cardiovascular e saúde da pele, entre outras questões.

Os óleos vegetais preferidos são aqueles que contêm a maior quantidade de gorduras essenciais que o organismo precisa em suas funções. Levando em consideração a composição específica de cada um deles, também são variados os métodos de cozimento e seu uso nas receitas.

Vejamos alguns exemplos abaixo.

Óleos de nozes

Nozes, como nozes e amêndoas ou sementes – como sementes de abóbora ou uva – contêm altos níveis de gorduras insaturadas. De fato, são os óleos com o maior conteúdo dessas gorduras poliinsaturadas.

Portanto, eles são mais sensíveis à degradação e podem ser oxidados mais facilmente. Eles não devem superaquecer, pois podem liberar substâncias tóxicas.

Portanto, são ideais para marinadas e pratos servidos a frio. Como eles têm um ponto de fusão muito baixo, eles geralmente não solidificam quando são colocados na geladeira. Portanto, eles são ideais para manter a louça na geladeira sem o óleo solidificar.

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Azeite

O azeite é o “ouro líquido ”da dieta mediterrânea. É muito rico em ácidos graxos monoinsaturados, vitamina E e outros antioxidantes naturais.

Os antioxidantes naturais ajudam a aliviar os efeitos do estresse oxidativo que os resíduos tóxicos podem gerar durante a atividade celular. Eles "limpam" o sangue.

O azeite contém mais antioxidantes que outros óleos vegetais, como canola ou óleo de girassol, para que fique mais estável.

Alta resistência ao calor para que possa degradar se superaquecer. Portanto, deve-se tomar cuidado ao fritar com azeite para evitar que se danifique.

Óleo de canola

O óleo de canola tem um alto teor de gorduras insaturadas saudáveis ​​ e, uma vez que é considerado que pode contribuir para a redução do colesterol "ruim" em até 17%, considera-se que o consumo regular pode fazer parte de uma dieta saudável.

No entanto, este óleo não possui um ponto de fusão alto, portanto não é recomendado para alimentos fritos que exijam aquecimento do óleo em altas temperaturas. Esse processo pode gerar reações químicas que degradam o óleo e liberam substâncias tóxicas.

Óleo de coco

O óleo de coco é rico em gorduras saturadas, o que tem suas vantagens e desvantagens. Por um lado, o óleo de coco pode aumentar os níveis de colesterol "ruim", quando comparado ao azeite, devido ao seu alto teor de gordura saturada.

No entanto, esse óleo é considerado mais saudável que a manteiga (muito rica em gorduras saturadas) quando se trata de regular os níveis de colesterol. Em geral, as recomendações alimentares recomendam não abusar do consumo desse óleo.

No entanto, o óleo de coco tem excelentes propriedades. Entre outros, é recomendado o uso tópico na pele, proporcionando hidratação e equilíbrio. Também parece ser um bom nutriente para o cérebro.

 Óleo de coco

Teor de gordura de cada tipo de óleo

Os óleos de oliva, canola e coco contêm o mesmo número de calorias e o teor total de gordura. No entanto, a composição em cada tipo de gordura (saturada ou insaturada) é diferente.

Na tabela a seguir, você pode verificar as diferenças no conteúdo de 1 colher de sopa (fonte: USDA).

Azeite Óleo de canola Óleo vegetal Óleo de coco
Quilocalorias 120 120 120 120
Gordura total ] 14 g 14 g 14 g 14 g
Gorduras saturadas 2 g 1 g 2 g 13 g 13 g
Ácidos graxos monossaturados [19659056] 10 g 8 g 3 g 1 g
Ácidos graxos poliinsaturados 1,5 g 4 g 8 g 0 g Você pode estar interessado: Alimentos benéficos para a artrite?

Nem todos os óleos vegetais valem a mesma receita

Devido à sua diferença no teor de gordura saturada e não saturada, cada óleo é preferencial para um tipo de cozinha e preparação culinária diferente. Portanto, seria aconselhável evitar o uso do mesmo óleo para preparar todos os tipos de pratos. O ideal seria usar o mais adequado para cada um, dependendo de suas características e tolerância a altas temperaturas, como mencionamos anteriormente.

Certamente, o azeite é o mais versátil. Pode ser usado para refogar, molhos frios, molhos, maionese ou molhos quentes. Embora não seja o mais recomendado para fazer frituras.

Por outro lado, os óleos vegetais e de canola são recomendados, acima de tudo, para preparar pratos que não envolvam sujeitar o óleo a altas temperaturas, pois o superaquecimento pode alterar suas propriedades.

Finalmente, deve-se ter em mente que, no cozimento, é onde você pode ver os melhores resultados do óleo de coco.

            

                

                    

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