Você conhece as diferenças entre glicose e frutose? Você sabe qual é o melhor para você? Ambos são isômeros, ou seja, têm a mesma fórmula química, mas sua estrutura molecular é diferente. Portanto, suas vias metabólicas diferem e, portanto, também seus efeitos sobre o organismo.

Glicose

A glicose, como a frutose, é um monossacarídeo. Seu índice glicêmico é máximo e, portanto, constitui uma substância que aumenta a glicemia tão rapidamente quanto é absorvida .

A glicose é a substância com maior capacidade de elevar a glicose sangüínea.

encontrado em uma infinidade de alimentos sob a forma de glicose ou amido (união de moléculas de glicose). No entanto, como adoçante doméstico, é difícil encontrá-lo em um formato diferente do açúcar de mesa.

Apesar das dificuldades, o consumidor comum já pode encontrá-lo puramente no mesmo formato em que a indústria de alimentos tem usado dextrose por anos

Frutose

Frutose é o açúcar com o maior poder adoçante. Paradoxalmente, sua capacidade de elevar a glicose no sangue é muito menor que a da glicose. De fato, seu índice glicêmico é classificado como baixo.

Ao contrário da glicose, é fácil encontrá-lo livremente para uso doméstico. Além disso, é o adoçante favorito da indústria alimentícia por seu baixo custo e máxima doçura.

Seu consumo como adoçante tornou-se popular em 1960 como resultado de seu baixo custo junto com o surgimento de pesquisas demonstrando seu baixo índice glicêmico.

Em alimentos naturais, encontramos principalmente em frutas. No entanto, os danos que detalharemos abaixo não são atribuíveis ao seu consumo. Isso ocorre porque a densidade de frutose é muito baixa, já que sua riqueza em fibras diminui e atrasa sua absorção.

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Diferenças cardio-metabólicas entre glicose e frutose

As vias metabólicas da frutose e da glicose diferem umas das outras devido às suas diferenças estruturais.

As diferenças estruturais entre glicose e frutose fazem com que suas vias metabólicas sejam diferentes umas das outras e, portanto, seu impacto sobre o organismo também é diferente

O combustível energético do organismo

A glicose atinge todas as células do nosso organismo através de transportadores específicos (destacando GLUT2, GLUT3 e GLUT4). Isso significa que todas as nossas células usam glicose como principal combustível energético.

Entretanto, a frutose usa transportadores de GLUT5 e só pode formar glicogênio hepático e ácidos graxos . Isto é, só é absorvido pelos hepatócitos e adipócitos. Isso resulta em uma oportunidade reduzida de uso e uma maior tendência para acumular gordura corporal.

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Apetite

Estudos mostram que o consumo de glicose aumenta o apetite . Isto é provavelmente devido à sua capacidade de estimular a produção de picos de insulina e a consequente retirada da glicose no sangue. Assim, é a diminuição do açúcar no sangue que é responsável pelo aumento do apetite.

Frutose, glicose e adiponectina

A adiponectina é uma proteína secretada principalmente por adipócitos e cardiomiócitos. Seu nível é inversamente proporcional à porcentagem de gordura corporal e é reduzido nos estados de obesidade e diabetes mellitus .

Além disso, tem um importante papel na regulação do metabolismo energético

  • Promove a oxidação dos ácidos graxos. frutose para induzir a liberação de adiponectina e alcançar os benefícios associados ao seu aumento.
     Frutose, glicose e adiponectina
    A glicose induz uma maior liberação de adiponectina.

    Controle metabólico

    A via metabólica da frutose é menos controlada que a da glicose . Por exemplo, a frutose não depende do sódio para entrar no interior das células. Assim, toda a frutose viaja do intestino para o fígado para o metabolismo.

    Além disso, a frutose não pode ser acumulada na forma de glicogênio muscular ou usada por outras células que não adipócitos e hepatócitos. Isto, juntamente com a sua facilidade em entrar no interior celular, significa rápida ativação da lipogênese (formação de gordura corporal).

    Ácidos graxos

    A frutose reduz a oxidação de ácidos graxos e aumenta a síntese de lipídios no fígado. Assim, seu consumo excessivo tem sido relacionado à sobrecarga hepática e esteatose hepática .

    Se levarmos em conta que ela contém a maioria dos alimentos processados ​​e que o consumo destes aumentou, não parece muito difícil chegar Consumo excessivo mencionado. O excesso parece ainda mais simples se pensarmos que muitas pessoas optaram pelo seu consumo como adoçante devido ao seu baixo índice glicêmico.

    Efeito do consumo de glicose e frutose no relaxamento da artéria aórtica

    Akther, Alegret, Laguna, Roglans, Roshanak, Sangüesa & Shaligram (2017) estudaram os efeitos do consumo de glicose e frutose em uma população de ratos expostos a um agente doador de óxido nítrico e descobriram que a artéria aórtica era menos capaz de relaxar em ratos do que eles receberam frutose .

    Isto significa um estado cardiovascular pior e uma resposta mais baixa ao tratamento farmacológico mais comumente utilizado (nitroglicerina) para doença cardíaca isquêmica (obstrução do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco).

    Frutose é um estado pior metabólica e cardiovascular

    Com base em todos os itens acima, embora o consumo de glicose aumente o apetite, estudos descobriram que A frutose é provavelmente o carboidrato com a maior capacidade obesogênica . De fato, seu consumo está ligado à já famosa "síndrome metabólica".

    Além disso, o consumo de frutose tem sido associado à resistência à insulina pior perfil lipídico e resposta cardiovascular inadequada.

     Metabolismo induzido por frutose
    A síndrome metabólica inclui: excesso de gordura abdominal, hipertensão arterial, diabetes mellitus, hipertrigliceridemia e diminuição da proteína HDL (bom colesterol).

    Considerações práticas baseadas nas diferenças entre glicose e frutose

    ] Já sabemos as diferenças entre glicose e frutose e seu impacto na saúde, mas o que essa informação significa no dia-a-dia?

    O que eu faço com frutose?

    Como vimos, apesar de sua baixa índice glicêmico, seu consumo é interminável efeitos negativos que terminam em mais obesidade, diabetes, doença hepática e tudo o que carregam.

    L A recomendação é evitar o consumo de frutose livre.

    Nesse sentido, devemos levar em conta que a maioria dos alimentos processados ​​contém frutose em seus ingredientes. Então hoje você tem mais uma razão para abandonar o consumo de alimentos processados ​​

    .

    Quando consumir glicose?

    Uma das grandes diferenças entre glicose e frutose reside na sua capacidade de aumentar glicose no sangue Assim, devemos optar pelo consumo de glicose nos casos em que precisamos de uma fonte de energia rápida . Isso seria durante a prática de exercícios físicos intensos ou no final

    Se a demanda de energia fosse muito alta (atividade física intensa> 2,5-3 horas) seria conveniente escolher carboidratos combinados ricos em carboidratos . Isso seria mel, açúcar de mesa ou uso concomitante de glicose e livre de frutose. Desta forma, estaríamos saturando todos os transportadores que transportam açúcar para nossas células e, portanto, satisfazendo nossa demanda de energia.

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    Uma alternativa baixa índice glicêmico

    No entanto, em todas as outras circunstâncias, não devemos optar pela glicose. Ao mesmo tempo, não devemos optar pela frutose, pois, apesar de seu baixo índice glicêmico, tem um impacto cardiometabólico muito negativo. Adoçantes acalóricos também não são uma boa alternativa.

    Nem a glicose nem a frutose nem os adoçantes acalóricos são boas alternativas para pessoas com sobrepeso, obesas ou com diabetes mellitus.

    Aqueles momentos diferentes da prática de exercício físico intenso, o ideal seria uma glicose de baixo índice glicêmico, mas infelizmente não existe. Assim, nossa melhor alternativa será o açúcar de coco

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    O açúcar de coco é um adoçante natural à base de sacarose (50% de glicose e 50% de frutose) e seu índice glicêmico é baixo. Como não é refinado, seu teor de água e fibras é maior que o de outros adoçantes. Isso significa que a proporção de sacarose em cada porção é menor.

    Não esqueça que, desde que você não precise de um suprimento imediato de energia, o consumo de açúcares livres (seja qual for) deve ser o mais baixo possível.

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