As fases do sono são lapsos em que ocorrem mudanças enquanto dormimos . Muitas pessoas acreditam que, quando dormimos, estamos em uma inatividade semelhante a uma letargia. Isto não é verdade. Diferentes processos ocorrem durante o sono, que são os componentes de cada estágio.

A presença de diferentes fases do sono pode ser evidenciada por exames médicos como eletroencefalograma, eletromiograma e eletrooculograma. Através delas, é possível observar as alterações na condutividade elétrica da pele, freqüência respiratória e freqüência cardíaca, em cada fase.

Existem pessoas que não conseguem passar por todas as fases do sono e É por isso que eles acordam cansados ​​e sentem sono durante o dia. Isso gera problemas diferentes. A conclusão dos ciclos do sono é essencial para manter o equilíbrio físico e psíquico das pessoas.

Aspectos gerais sobre as fases do sono

O sono é um processo que não é desenvolve linearmente, mas ciclicamente . Em outras palavras, existem várias fases do sonho que se sucedem sequencialmente. Comece com um estado pouco entorpecido, até atingir o sono mais profundo. Depois, ele retorna ao ponto de partida e o ciclo se repete.

Cada ciclo de sono completo dura entre 90 e 100 minutos na maioria das pessoas . Normalmente, temos entre quatro e seis ciclos durante o período normal de descanso em uma noite. A ordem na qual as diferentes fases do sonho são apresentadas é sempre a mesma.

Em princípio, o sonho é dividido em duas grandes etapas . O primeiro é chamado de fase de sono lento, ou fase não REM; e fase rápida do sono, ou fase REM. A palavra REM refere-se a um acrônimo em inglês: Movimentos oculares rápidos ou movimentos oculares rápidos.

As fases do sono lento

A fase não-REM é chamada sono lento, porque corresponde para o estágio em que o cérebro possui ondas lentas . Representa o estágio de transição entre o estado de vigília e o estado de sonho. O que predomina é um estado de sono leve, com respiração atenuada.

Durante esse estágio, não estamos dormindo adequadamente, mas em estado de devaneio. Ainda ouvimos os sons do ambiente e estamos apenas parcialmente desconectados do que está acontecendo ao redor. Essa fase dura um total de cerca de 15 minutos, a partir do momento em que fechamos os olhos. No entanto, só temos cerca de cinco minutos de sono real.

O sono lento, ou fase não REM, é dividido em quatro fases do sono cada uma com suas próprias características. Essas fases são:

  • Fase I ou Dormência . Dura cerca de 10 minutos. O tônus ​​muscular diminui e os movimentos oculares ficam lentos. Em alguns casos, existem alucinações no início e no final desta fase. Corresponde a 5% do sono total.
  • Fase II ou Sonho da Luz . Os mecanismos para evitar o despertar são ativados. Diminui a frequência cardíaca e respiratória. Os movimentos dos olhos desaparecem e o sono começa a ser repousante, embora não completamente. Esse estágio corresponde a aproximadamente 50% do sono
  • Fase III ou Transição para sono profundo . É a mais curta de todas as fases do sono, dura entre dois e três minutos. O bloqueio sensorial aumenta e o sono se torna mais profundo. Se acordamos, experimentamos confusão. Nesse estágio, não se sonha.
  • Fase IV ou delta do sonho . É um estágio que dura cerca de 20 minutos e raramente uma pessoa acorda nessa fase. Não há sonhos, mas envolve um descanso repousante, fundamental para o corpo e a mente.

A fase REM

A segunda das duas grandes fases do sono é denominada REM, ou movimentos oculares rápidos. Nesta fase, o cérebro está bastante ativo, mas todos os neurônios motores são bloqueados simultaneamente para que não possamos nos mover enquanto atravessamos esse estágio.

Essa fase também é conhecida como "sono paradoxal". justamente porque apresenta esse contraste entre um relaxamento total dos músculos, característica do repouso e uma importante ativação do cérebro, característica do estado de vigília.

Esse também é o estágio em que sonhamos e sonhamos imagens eles são percebidos como se fossem reais. Se alguém acordar nessa fase, lembrará claramente do que estava sonhando. Pelo menos é o que acontece em 80% das pessoas. Se uma pessoa pudesse se mover durante esse estágio, talvez ela se materializasse em atos com o que está sonhando.

A fase REM ocorre em momentos diferentes durante o sono e tem duração variável . A primeira vez que apresenta dura cerca de 10 minutos e a última, entre 30 e 40 minutos, em um sonho de oito horas. Comece com uma respiração rápida e irregular e depois entre em um estado de sono profundo.

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