Certamente você sabe o que é um baobá – a árvore típica de Madagascar, cujo país os tem como um símbolo nacional – ou porque você o descobriu em O Pequeno Príncipe ou porque você tem algum conhecimento sobre árvores e sabe o que É fácil identificar um destes, tão exótico e famoso pelo seu tronco extenso e robusto. Mas você pode não saber quais são as propriedades nutricionais do baobá .

A verdade é que é uma árvore bastante conhecida e envolvida em um grande número de lendas, algumas até dizem que se inflou com sua beleza, Eles começaram a crescer desafiando excessivamente os deuses, que como lição de humildade os plantaram de cabeça para baixo; mas mesmo que você possa visualizá-los e saber como são essas árvores grandes, cujas espécies estão atualmente ameaçadas pelas mudanças climáticas, você pode não saber os benefícios que seus frutos podem trazer para você!

E na primavera, essa árvore produz uma fruta semelhante a um coco – embora com um sabor agridoce – que foi recentemente classificada como um superalimento pela grande quantidade de micronutrientes saudáveis ​​ que podem contribuir para consumi-la.

Embora uma dessas frutas tenda a ter apenas cerca de um quilo o peso médio, dentro dele esconde-se um grande potencial nutricional que pode nos ajudar a cuidar do nosso corpo mantendo saudáveis ​​tanto os nossos ossos e o sangue assim como o coração e a pele, pois retarda o envelhecimento deste e pode nos fazer parecer mais frescos, mais brilhantes e, finalmente, jovens.

Quantidade de vitaminas e minerais

Tudo isso, mas não é pela arte de mágica, mas o verdadeiro segredo está na polpa deste alimento de grande valor nutritivo. Contém ferro, potássio, cálcio, magnésio e vitamina C muito importantes para a produção de elastina, que além de ser um antioxidante e ajudar nosso sistema imunológico, aumentando os níveis de glóbulos brancos, é um componente essencial do colágeno que nosso corpo usa para estimular o crescimento de tecidos, ossos e cartilagem e para reparar e curar quando estão danificados.

Coração mais saudável

Mas embora esta vitamina seja altamente saudável e benéfica , não devemos esquecer tudo o que os micronutrientes que mencionamos podem fazer pelo nosso corpo, uma vez que, por exemplo, o potássio pode regular a pressão arterial e prevenir o entupimento dos vasos sanguíneos graças ao seu efeito vasodilatador, o que também evita o risco de sofrer arteriosclerose, embolias ou doenças cardíacas.

Contra a anemia e proteção dos ossos

Ferro, por sua vez, é a chave para a produção de hemoglobina, uma proteína muito necessária em casos de anemia ou momentos em que sentimos falta de energia; e cálcio e magnésio fortalecem os ossos e são altamente recomendados em qualquer dieta preventiva ou paliativa para osteoporose, osteopenia ou qualquer outra doença relacionada à descalcificação e degeneração óssea.

Mais benefícios

Existem mais benefícios deste alimento. Por um lado, é antioxidante, antimicrobiano e também tem efeitos antiinflamatórios e antipiréticos. Tem um importante efeito analgésico.

Onde encontrar o baobá?

Se a partir de agora você deseja incluir esta fruta em sua dieta para começar a experimentar seus múltiplos benefícios, não espere encontrá-la em seu verdureiro de confie porque você pode ficar desapontado quando não o encontrar!

Você deve procurar o baobá principalmente na forma de pó, pois é o formato que geralmente é comercializado, embora também possamos encontrá-lo como um óleo essencial com propriedades anti-sépticas fato das folhas desta árvore.

Como podemos consumi-lo?

Para consumir este pó de baobá, você pode fazê-lo de diferentes maneiras. Por um lado, recomenda-se integrá-lo em pratos como espessante ou como suplemento, acrescentando-o em sucos, vitaminas e sobremesas como mais um ingrediente que não só fornecerá uma grande quantidade de nutrientes, mas também lhe dará um toque cítrico muito interessante para qualquer receita!

Segundo Karen E. Lange na revista National Geographic, o baobá, além de ser um ingrediente central em muitas receitas africanas pode ser usado como espessante em compotas e em molhos de carne ou como adoçante para bebidas de fruta. Então você já conhece outros usos desse alimento para a cozinha.

Tem alguma contra-indicação?

Da mesma forma que acontece com outros superalimentos, recomenda-se consumi-lo com moderação e é melhor consultar o seu médico antes de incorporar o pó de baobá em sua dieta diária.

Agora que você conhece todos os detalhes sobre esta espécie incomum que não é apenas uma bela árvore, mas também contém algumas frutas incrivelmente saudáveis, você não tem mais uma desculpa para não comece a introduzir esse ingrediente em suas receitas! Como ainda não é muito conhecido como comida, com certeza assim que você contar a alguém sobre ele, você criará uma tendência! Você já pensou no primeiro prato que cozinhará com este superalimento?

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