As vitaminas são nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. Eles podem ser vitaminas lipossolúveis ou vitaminas solúveis em água dependendo do que dissolverem, como o próprio nome sugere

Ao contrário de alguns minerais, eles agem em doses muito pequenas. Além disso, nosso corpo não é capaz de fabricá-los por si só, então é necessário incluí-los através da dieta .

Entre as principais funções das vitaminas estão a ativação da oxidação de food reações metabólicas e utilização e liberação de energia fornecida através de alimentos.

Desta forma, é fácil perceber a importância destes nutrientes orgânicos para um estado completo de vitalidade celular e em resumo, para o organismo. Daí a importância de sempre incluí-los na dieta ou na alimentação diária .

Vitaminas

Todas as células do corpo tem a função de transformar aminoácidos minerais e outros compostos em proteínas, hormônios e enzimas.

Algumas vitaminas fazem parte desses compostos resultantes, por isso são indispensáveis ​​para o bom funcionamento do organismo . Das 13 vitaminas diferentes que são atualmente conhecidas, podemos diferenciar dois grupos:

  • vitaminas solúveis em água : eles se dissolvem na água e o corpo não pode armazená-los. Por essa razão, uma contribuição diária e controlada é necessária; o excesso é eliminado pelo suor e pela urina.
  • Vitaminas lipossolúveis : dissolvem-se em gordura. Estes são armazenados nos tecidos adiposos do corpo e no fígado. Um excesso no consumo dessas vitaminas pode ser prejudicial à saúde, por isso devemos ter cuidado com suplementos vitamínicos e sempre consultar o médico ou farmacêutico.

Vamos ver com mais detalhes os que pertencem ao primeiro grupo de vitaminas. 19659005] Vitaminas solúveis em água

Este grupo vitamínico, como vimos, pertence às vitaminas que dissolvem na água e não se acumulam no organismo . Entre eles, encontramos:

Vitamina B1 ou tiamina

É encontrada em nozes, grãos integrais, leguminosas, levedo de cerveja e germe de trigo. A principal função dessa vitamina é liberar a energia contida nos carboidratos .

Uma deficiência dela pode produzir:

  • Uma diminuição considerável na glicose ou hipoglicemia no sangue ]
  • Fadiga e irritabilidade
  • Fraqueza muscular .
  • Falta de concentração

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Vitamina B2 ou riboflavina

Tem a função de catalisar a oxidação de gorduras, proteínas e carboidratos. As fontes ricas dessa vitamina são leite, fígado, feijão, lentilha, queijos e nozes. Um déficit desta vitamina solúvel em água levaria a distúrbios visuais e inflamação da mucosa e garganta bucal

Vitamina B3, niacina ou ácido nicotínico

Presente em leguminosas, nozes, cereais e leveduras de cerveja, especialmente. Em relação à sua função, favorece a conversão de alimentos em energia .

Vale a pena mencionar a doença causada por deficiência de vitamina B3: pelagra uma doença caracterizada por aparecimento de manchas na pele e perturbações digestivas e nervosas

Vitamina B5 ou ácido pantoténico

Faz parte do sistema imunitário, uma vez que ajuda a defesa do organismo contra infecções . Além disso, também intervém no metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos. Ela pode ser encontrada em todos os tecidos de animais e vegetais, assim como na levedura de cerveja.

Uma deficiência dessa vitamina solúvel em água poderia levar a um enfraquecimento das defesas do organismo, que favoreceria o desenvolvimento de infecções. [1965903].

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Vitamina B6 ou piridoxina

 Alimentos ricos em vitamina B6

Intervenes no metabolismo da aminoácidos e na síntese de hemoglobina. A deficiência ocorre com maior incidência nos problemas alimentares. Bananas, abacates, grãos integrais e vegetais em geral são as fontes mais ricas de vitamina B6

Vitamina B8 ou biotina

É encontrada em muitas plantas e alimentos de origem animal, então não costuma oferecer problemas dietéticos . Ele se liga a certas relações de enzimas com a formação ou utilização de dióxido de carbono, de modo que exerce função de coenzima

Vitamina B9 ou ácido fólico

É essencial para a síntese de DNA em as células de novos tecidos, como nos fetos. Também intervém na síntese de glóbulos vermelhos. A falta induz anemia. Encontra-se, sobretudo, em lentilhas, feijão, vegetais e fígado

Vitamina B12 ou cianocobalamina

A principal fonte é o fígado. Esta vitamina é essencial para a síntese de glóbulos vermelhos . É a única vitamina que tem um mineral em sua estrutura, o cobalto; daí o seu nome

Além disso, não é produzido por qualquer planta ou animal, mas apenas por alguns microorganismos. Deficiência desta vitamina também causa anemia .

Vitamina C ou ácido ascórbico

 Vitamina C

Finalmente, a vitamina C está envolvida na formação de as proteínas dos tecidos conjuntivos e na regeneração da cartilagem dos ossos.

Desta forma, uma deficiência causaria aberturas do tecido conjuntivo hemorragias subcutâneas e dificuldade na cicatrização, entre outros problemas estrutural

Conclusão

Como você pode ver, as vitaminas são substâncias essenciais para uma boa saúde . Mencionamos apenas as propriedades das vitaminas solúveis em água, portanto, todas essas funções devem ser adicionadas às vitaminas solúveis em gordura.

Não se esqueça de adotar hábitos alimentares saudáveis ​​ para atender às necessidades nutricionais recomendadas.

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