Fala-se muito hoje sobre os ácidos Omega 3, 6 e 9, mas sabe exactamente o que são e para que é que o nosso corpo precisa deles? Neste artigo, nós explicamos tudo sobre isso para que você entenda sua importância nutricional e não hesite em incorporá-lo em sua dieta!

Ácidos graxos semelhantes a ômega são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo e Eles nos oferecem uma série de benefícios para a saúde que listaremos abaixo. Você está pronto para descobri-los? Continue lendo

Ácidos ômega 3, 6 e 9: o que você precisa saber

Nosso corpo precisa de ácidos graxos ômega para o seu bom funcionamento.

Ácidos Gordos são basicamente gorduras "boas" que servem nosso corpo de muitas maneiras diferentes. Dependendo das ligações duplas que os compõem, eles são classificados com uma certa numeração. Ou seja, sua composição determina se eles são Ômega 3, Ômega 6 ou Ômega 9.

O que são ácidos graxos essenciais?

Os chamados "essenciais" são ácidos que nosso corpo não sintetiza. Por esta razão, devemos ingeri-los através da comida. Estes são Omega 3 (ácido linoléico) e Omega 6 (ácido linolênico alfa). Os números que os acompanham indicam sua conformação estrutural:

  • O ácido ômega 3 tem uma dupla ligação em sua estrutura na posição 3.
  • O ômega 6, por sua vez, possui a dupla ligação na posição 6. [19659011] Uma vez no corpo, estes são convertidos em outros ácidos graxos poliinsaturados, como ácido eicosapentaenóico, ácido araquidônico ou ácido docosahexaenóico. É importante notar que os ácidos graxos poliinsaturados ajudam a manter as membranas celulares em condições adequadas.

    Além disso, eles também são responsáveis ​​pela produção de prostaglandinas, hormônios que regulam uma série de processos corporais, como a coagulação do sangue, e ajuda a absorver e transportar as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K)

    Você pode estar interessado: Na Espanha, não são consumidos ácidos graxos ômega-3 suficientes

    1. Benefícios da ômega 3 ácidos

     Alimentos ricos em ômega 3
    ômega 3 está presente em alimentos como peixe azul, abacate e amêndoas.

    Existem diferentes tipos de ômega 3, devido à sua composição atômico Vejamos agora quais são os principais benefícios de sua inclusão na dieta de toda a família:

    • Os ácidos ômega 3 ajudam a aumentar o colesterol "bom", além de reduzir a presença de triglicerídeos.
    • Contribuir para baixar a pressão arterial
    • O consumo regular de ômega 3, combinado com o exercício físico regular, reduziria o risco de doença cardiovascular.
    • Alguns estudos indicam que a administração de ômega 3 pode prevenir doença hepática gordura
    • poderia prevenir o aparecimento de demência.
    • Ajudaria o desenvolvimento do cérebro dos bebês porque é recomendável que a mãe inclua Omega 3 durante a gravidez, lactação e subseqüente alimentação. complementar ao pequeno
    • Melhora a densidade óssea
    • Contribui para a coagulação do sangue.

    A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de pelo menos Porções de peixe azul por semana, devido à sua rica contribuição em ácidos graxos ômega 3.

    Se você não gosta de peixe, não se preocupe. Ácido Omega 3 está presente em outros alimentos tais como: frutos do mar (mexilhões e ostras), espinafre, couve de Bruxelas, pepino, morango, abacaxi, amêndoas e nozes, entre outros

    2. Benefícios do Ómega 6

     Ovos
    Os ovos são uma fonte natural de ômega 6.

    O corpo usa ácidos Omega 6 principalmente como fonte de energia. No entanto, alguns estudos indicaram que seu consumo teria benefícios além da contribuição de energia:

    . É claro que os benefícios mencionados para Omega 3 e Omega 6 dependem da ingestão adequada. Consumo pobre não traria tais benefícios juntos, como um desequilíbrio entre o consumo de ambos os ácidos essenciais pode causar problemas de saúde .

    Entre as principais fontes de ômega 6 são: óleo girassol, abóbora, nozes, ovos e gérmen de trigo. Consulte o seu médico se você precisa aumentar o seu consumo regular de ômega 6. Lembre-se que sua ingestão deve ser adequada e não excessiva.

    Também descobrir: 5 sintomas de uma deficiência em ácidos graxos essenciais ômega 3 e 6 que você deve saber [19659035] Descrição do ácido graxo Omega 9

     Azeite
    O ácido oleico, um dos Omega 9, está presente no azeite

    O Omega 9 é um ácido graxo monoinsaturado, com uma ligação dupla na posição do carbono 9. Ao contrário dos ácidos essenciais, o corpo pode sintetizá-lo. Dois de seus principais ácidos são o ácido erúcico, presente na canola, e o ácido oleico, que é encontrado em um dos pilares da dieta mediterrânea: o azeite de oliva

    Benefícios para a saúde

    Recomenda-se a utilização de Omega 9, uma vez que apresenta diferentes benefícios para a saúde, além do que o nosso corpo pode sintetizar. Na verdade, ácidos Omega 9 são as gorduras mais abundantes em nossas células:

    • Uma análise de diferentes estudos revelou que dietas ricas em Omega 9 ajudam a aumentar os níveis de colesterol HDL sem afetar um aumento no colesterol "ruim".
    • Outra pesquisa observou que essas pessoas em uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas têm melhor sensibilidade à insulina.

    incluem Omega 3, 6 e 9 ácidos em sua dieta habitual na medida correta. Se tiver dúvidas sobre isso, consulte seu médico de confiança. Ele pode responder a todas as suas perguntas e projetar um menu adaptado às suas necessidades nutricionais.

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