Segundo a Organização Mundial da Saúde, atualmente existe uma verdadeira epidemia de silêncio. Essas são as "doenças não transmissíveis". Existem quatro grupos de doenças que incluem condições cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias e diabetes . Os fatores de risco são estilo de vida, sobrepeso, obesidade, aumento de glicose e colesterol no sangue e pressão alta. Para evitá-los, foram desenvolvidos novos alimentos que agregam propriedades específicas à sua contribuição nutricional. Eles são os alimentos funcionais . Convidamos você a conhecê-los.

Tipos de alimentos funcionais

Considera-se que um alimento é funcional quando, além de suas contribuições nutricionais, por sua composição beneficia as funções do organismo ou pode prevenir doenças. Eles podem ser aspectos funcionais de alimentos tradicionais ou novos alimentos projetados com propriedades funcionais.

Dessa maneira, encontramos os seguintes tipos de alimentos ou bebidas funcionais:

  • Natural.
  • Com componentes adicionados, como proteínas, fibras e ômega -3, cálcio.
  • Reduzido ou sem certos componentes, como creme, sódio, açúcar, lactose.
  • Com variações nos componentes, por exemplo, leite com fitoesteróis.
  • Modificando a biodisponibilidade de um ou mais dos seus componentes.
  • Combinando duas ou mais das características mencionadas.

Ingredientes de alimentos funcionais

Em seguida, analisaremos os diferentes componentes que são adicionados aos alimentos convencionais para torná-los funcionais:

  • Proteínas: proteínas do leite ou soja
  • Lipídios: ácidos graxos, como ômega-3, esteróis vegetais que reduzem a absorção n colesterol
  • probióticos :. é o ingrediente funcional consumido. Lactobacillus.
  • Prebióticos: estimulam o crescimento de boas bactérias no cólon.
  • Cálcio: beneficia ossos, dentes e pressão arterial.
  • Fibra: melhora o trânsito intestinal.
  • Geléia real: é o alimento da abelha rainha e das larvas reais. Contém vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais.
  • Antioxidantes.

Como incluí-los na dieta usual?

Os alimentos funcionais não devem substitua qualquer alimento natural. Eles devem ser incorporados à dieta com base em uma dieta variada e equilibrada, complementada com a prática usual de atividade física.

Muitos dos alimentos que compõem a chamada dieta mediterrânea são verdadeiros alimentos funcionais natural : azeite, azeitonas, iogurte, nozes, grãos integrais, peixe, frutas e legumes. Eles são ricos em nutrientes e contêm a maioria dos ingredientes funcionais.

  • Em uma dieta saudável tradicional os alimentos funcionais têm um papel semelhante a outros alimentos e devem ser consumidos na mesma proporção que estes. [19659006] As pessoas que realizam algum tipo de dieta por motivos de saúde devem dar prioridade a alimentos funcionais, que ocupam um lugar mais importante.
  • Aqueles que estão em risco nutricional eles devem incluir principalmente alimentos funcionais em sua dieta.

Nossas recomendações

Atualmente, na Espanha, existem mais de 200 tipos de alimentos funcionais . É aconselhável ter cuidado ao comprar, pois a publicidade geralmente oferece efeitos preventivos ou curativos que eles não têm. Recomendamos que você leia os rótulos cuidadosamente e, em caso de dúvida, consulte seu médico ou nutricionista.

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