A dieta mediterrânea é um dos planos nutricionais com maior número de seguidores no mundo. Como você pode imaginar, o termo refere-se aos hábitos e práticas culinárias dos países do Mediterrâneo.

Tornou-se um favorito após vários estudos mostraram que esta dieta pode prevenir doenças degenerativas ] Entre aqueles que podem ser evitados com maior sucesso estão aqueles relacionados a problemas cardiovasculares.

A dieta mediterrânea é caracterizada pelo uso de carnes brancas em vez de carnes vermelhas. Também opta pelo uso de óleos saudáveis, como o azeite e pela inclusão de uma grande variedade de frutas, vegetais e sementes.

Por tudo isso, vale a pena conhecer um pouco mais sobre esse estilo de alimentação. Você está pronto para entender como você pode melhorar seu estilo de vida com mudanças mínimas? Para a economia não se preocupe. A grande maioria dos alimentos que você precisa já está à mão

O uso do azeite

Nas diferentes receitas da dieta mediterrânea é utilizado apenas o azeite. Isso fornece gorduras monoinsaturadas, ao contrário dos óleos convencionais, nos quais as gorduras saturadas prevalecem.

Vários estudos indicaram que o azeite de oliva pode reduzir a probabilidade de sofrer doenças cardiovasculares em até 45%. Isso pode diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue .

Da mesma forma, o azeite regula o metabolismo. Por isso, é ideal para pessoas com constipação. Por sua vez, também nos protege de doenças gastrointestinais e facilita a absorção de nutrientes.

O azeite de oliva também tem propriedades antioxidantes devido ao seu alto teor de vitamina E. Portanto, cuida da pele dos danos causados ​​pelos radicais livres que são encontrados no meio ambiente e que promovem o envelhecimento prematuro.

Outra característica do azeite é que mesmo em altas temperaturas ele pode manter sua composição química. Isso significa que não gera toxinas quando aquecido. Devido a essa característica, é o óleo mais recomendado para frituras

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Peixe em vez de carnes vermelhas

O peixe é uma carne branca que nos fornece vários nutrientes essenciais. Entre todos, o mais proeminente é o ômega 3. Esta é uma gordura poliinsaturada essencial que devemos fornecer ao nosso corpo quantidades elevadas.

Os ácidos graxos dos peixes protegem nosso coração reduzindo a presença de colesterol ruim (LDL) ) no sangue, favorecendo a circulação e regulando a pressão arterial . De acordo com a dieta mediterrânea, você deve comer peixe pelo menos 3 vezes por semana.

Consumo freqüente de frutas e legumes

As frutas e verduras nos fornecem nutrientes, como vitaminas e minerais. Esses alimentos são ricos em antioxidantes que nos protegem de sofrer um infarto do miocárdio e arteriosclerose.

O último é uma doença que causa perda de elasticidade das paredes arteriais. Tente consumir 5 a 6 porções de frutas e vegetais durante o dia . Idealmente, eles devem ser variados para obter benefícios diferentes.

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Nozes e sementes  Sementes para perda de peso.

Embora as nozes e as sementes consistam principalmente de gordura, elas são ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados saudáveis . Isso significa que eles reduzem os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, associados a doenças cardiovasculares.

Todos os dias é ideal incluir duas a três porções de nozes e sementes . Tente variá-los e não exceda . Embora cinco nozes podem fazer maravilhas para sua saúde, excedendo você poderia causar alterações metabólicas.

Incorpora o melhor da dieta mediterrânea em sua vida

Em suma, a dieta mediterrânica constitui uma maneira saudável de comer enquanto protege você de doenças cardiovasculares . Portanto, devemos adotá-lo para cuidar do nosso organismo. É uma dieta extremamente variada, então você vai descobrir que cada refeição é um verdadeiro deleite.

A dieta mediterrânea é o oposto de dietas que restringem a quantidade máxima de alimento ; é uma dieta em que os alimentos saudáveis ​​são abundantes. Para aumentar os benefícios dessa dieta, é aconselhável adotá-la por toda a vida.

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