O afirmações positivas são ditas na primeira pessoa e sempre no presente. Aprenda a identificá-los e desenvolvê-los para combater os pensamentos negativos.

 Quais são os benefícios das afirmações positivas?

Última atualização: 23 de novembro de 2021

Tome poucos minutos por dia, mas eles têm grande poder. As afirmações positivas não são meras palavras ditas no ar . Eles têm inúmeros efeitos na saúde, como reduzir o estresse e aumentar a sensação de bem-estar subjetivo.

Além disso, ajudam a transformar pensamentos negativos e mudá-los por outros mais saudáveis; algo muito importante em transtornos de humor, como depressão. Vamos ver um pouco mais sobre o que são as afirmações positivas e como podemos implementá-las no dia a dia.

O que são afirmações positivas?

Como o nome indica, as afirmações positivas são afirmações que buscam fortalecer certas crenças, pensamentos e estados emocionais . Eles nos ajudam a criar um estado de espírito interno otimista, de bem-estar e tranquilidade. Eles também são uma fonte de inspiração e motivação.

Para muitas pessoas, é simplesmente otimismo. No entanto, as afirmações positivas têm um correlato biológico, ao nível do sistema nervoso, permitindo que novas conexões se formem entre os neurônios. As neurociências fornecem muitas informações a esse respeito.

E ainda mais recentemente, a psiconeuroimunoendocrinologia contribui com um maior conhecimento, incluindo como informação todos os hormônios que são gerados no sistema endócrino e seu impacto no corpo .

Diferentes estudos indicam os efeitos benéficos que o otimismo tem no corpo. Dos chamados hormônios da felicidade a melhores cuidados de saúde e atenção; níveis mais baixos de cortisol (o hormônio do estresse ); diminuição do risco de adoecer. A resiliência psicológica seria um componente fundamental ao enfrentar os desafios da vida .

Até mesmo um estudo da Universidade de Harvard, com foco no papel do otimismo na saúde da mulher, propõe o uso de intervenções voltadas para pensamentos e resultados positivos como parte de tratamento.

Ser positivo não é apenas um estado de espírito. Há mudanças biológicas no corpo quando vivemos assim.

Benefícios das afirmações positivas

Entre os principais benefícios das afirmações positivas, encontramos o seguinte:

  • Elas nos predispõem a um estado mental melhor. Por exemplo, vamos pensar em como nos sentimos quando somos capazes de nos olhar no espelho e dizer eu posso, eu sou capaz de enfrentar esta situação ; e como nos sentimos quando dizemos o contrário. Atrás de cada frase há uma mensagem para a mente.
  • As afirmações positivas ajudam-nos a cortar o ciclo dos pensamentos negativos que afetam como nos sentimos e o que fazemos.
  • As afirmações positivas nos abrem para diferentes alternativas. Por outro lado, as afirmações negativas apenas nos trazem insegurança, ansiedade, angústia e desconforto.
  • As afirmações positivas podem não mudar uma situação, mas podem nos ajudar a enfrentá-la de outra forma. Muitas vezes, eles aliviam e tornam os processos difíceis mais suportáveis.


Exemplos

Algumas afirmações positivas que você pode repetir e usar ao longo do dia são as seguintes:

  • Eu acredito em mim mesmo.
  • Eu sou um valioso pessoa.
  • Sou capaz de o conseguir.
  • Mereço tudo o que é bom e posso aceitá-lo com gratidão.
  • Confio nas minhas forças e reconheço as minhas fraquezas.
  • Solto e confiante. [19659022] Tenho a capacidade de incorporar novos hábitos e deixar velhos hábitos negativos.
  • Escolho o melhor para mim.
  • Aceito-me como sou.
  • O perdão me liberta.
  • estou preparado para a tarefa e o trabalho que faço.
  • Respiro e sinto-me calmo.
  • O meu corpo é forte.

As afirmações positivas são de diferentes tipos e referem-se a várias áreas e aspectos (dinheiro, auto-estima , saúde, autoestima, trabalho). No entanto, eles têm em comum o fato de serem ditos na primeira pessoa, sempre de forma positiva e no presente.

Palavras que se referem a possibilidade ou dúvida são evitadas, como talvez e talvez . Eles também exigem autenticidade para reconhecê-los como seus e senti-los.



Como implementar afirmações positivas no seu dia a dia?

Implementar afirmações positivas no dia a dia pode ser muito simples. O importante é colocá-los em prática. Algumas das recomendações são as seguintes:

  • Baixe um aplicativo que envia notificações com pensamentos positivos . Você também pode usar as opções que existem em formato de papel, como agendas ou livros de mandala que são acompanhados por reflexões.
  • Para fortalecê-los ainda mais, acompanhe afirmações positivas com a técnica de visualização criativa. Consiste em imaginar um cenário desejado para uma situação.
  • Vincula declarações positivas a objetivos ou desejos específicos . Evite falar consigo mesmo de forma depreciativa ou negativa.
  • Saiba como pensamos. Identificar os pensamentos nos permite entender de onde eles vêm e entender que eles não são a realidade. Por exemplo, se reconhecermos que habitualmente temos pensamentos catastróficos, as afirmações positivas podem nos ajudar a combater esse tipo de leitura do que acontece.
  • Aprenda a identificar seus pontos fortes e reconhecê-los em afirmações positivas. [19659022] Cerque-se de pessoas positivas capazes de fornecer suporte e contenção
Os pensamentos podem ser mudados. Se os reconhecermos, é mais fácil modificá-los.

Positividade tóxica não é o mesmo que ser positivo

As afirmações positivas visam nos capacitar nos acompanhar em nossos objetivos, alinhando sentimentos, pensamentos e ações.

No entanto, isso não significa que devemos reprimir nossas emoções ou que devemos sempre permanecer em um estado de felicidade. É importante ser otimista e ver como podemos resolver um obstáculo.

Todas as emoções têm algo a nos ensinar . Aprender com eles também é útil. Portanto, reconhecer e experimentar emoções vêm em primeiro lugar; então aprendemos a decidir o que fazer.

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