Las framboesas São frutas versáteis, saborosas e saudáveis. Veja por que você deve tomar um suco desse alimento no lanche.

 Quais são os benefícios das framboesas?

Última atualização: 08 de janeiro de 2022

O consumo de frutas e hortaliças sempre fez parte das dietas saudáveis ​​pois protegem contra certas doenças geradas pelo estresse oxidativo. As framboesas ( Rubus spp. ) são um exemplo desse tipo de alimento, pois fornecem antioxidantes. ]. Eles contêm compostos bioativos, como antocianinas, que demonstraram beneficiar a saúde,

Características das framboesas

Framboesa de qualquer variedade é o fruto de um arbusto que pertence à família Rosaceae . Geralmente cresce em florestas europeias, onde é nativa. Aparentemente, teve sua origem na Grécia e de lá passou de outros países para a América do Norte. América, como framboesa preta ( Western rubus ), framboesa selvagem ( Rubus strigosus ) e framboesa roxa ( Rubusnegligus ).

Sua forma é redonda ou cônica . A pele é aveludada e coberta de pelos finos. É uma fruta composta por muitas bagas agrupadas em miniatura, em que cada uma tem uma única semente.



Componentes nutricionais

A seguir mostraremos uma lista com os nutrientes de uma porção normal (1 xícara ou 144 gramas de framboesa crua) de qualquer variedade:

  • Energia: 75 calorias.
  • Carboidratos: 18 gramas.
  • Fibra: 7,6 gramas.
  • Potássio: 282
  • Vitamina C: 30 miligramas

De acordo com os valores indicados, a framboesa pode ser incluída em dietas para emagrecer, pois uma porção normal fornece apenas 75 calorias. A energia das framboesas vem da frutose e da glicose, que são absorvidas muito rapidamente.

O valor do potássio é semelhante ao do suco de limão, fatias de manga e polpa de melão. O potássio ajuda na contração muscular e na frequência cardíaca.

As framboesas têm maior teor de fibras do que outras frutas. Eles são consumidos inteiros, o que serve para aproveitar suas fibras solúveis e insolúveis e prevenir a constipação.

A vitamina C é encontrada em valores moderados, por isso é recomendável consumi-la fresca para melhor aproveitá-la. Se for preparar suco de framboesa, faça-o rapidamente para que a vitamina C não oxide.

As framboesas fornecem antioxidantes que têm uma importante função biológica, combatendo os radicais livres.

Componentes bioativos da framboesa

Vários especialistas concordam que framboesas, amoras e bagas em geral contêm vários tipos de polifenóis antioxidantes, como ácidos fenólicos, flavonóides e antocianinas, e outros como resveratrol e ácido elágico. Por esta razão, Clark e Finn recomendam bagas no programa de melhoria da saúde.

Outros pesquisadores relataram que os valores de antocianina em framboesas e outras bagas podem chegar a 223 miligramas por 100 gramas de fruta. Os polifenóis variam de 657 a 2611 miligramas em 100 gramas de frutas secas.

A vitamina C foi encontrada entre 14 e 103 miligramas por 100 gramas de framboesas frescas. Esses valores sustentam a alta capacidade antioxidante.

Benefícios da framboesa

É evidente que a maioria dos benefícios da framboesa se deve à presença de antioxidantes que protegem o corpo quando consumidos. Mas vejamos mais algumas questões.

1. Alguns problemas intestinais melhoram

Uma dieta pobre em fibras está associada a problemas intestinais como constipação e inchaço. Além disso, um artigo na revista BMJ publicou que, quando a fibra não é suficiente na dieta, pode aumentar o risco de doenças cardíacas.

Uma xícara de framboesas frescas, apesar de seu pequeno tamanho, pode fornecer até 8 gramas de fibra. A framboesa é a baga com maior teor de fibras quando comparada a outras, como amoras, morangos e mirtilos. a saciedade é alcançada . Alguns tipos de fibra agem como alimento para bactérias intestinais.

2. Eles podem combater o estresse oxidativo

Os radicais livres são moléculas que são formadas a partir de reações biológicas no corpo. Eles são muito reativos, por isso oxidam e danificam o que está ao seu redor. Este efeito leva a doenças degenerativas e de envelhecimento. Para viver de forma mais saudável, é necessário um equilíbrio entre a formação de radicais livres e os antioxidantes que podem neutralizá-los.

Quanto mais escura a framboesa, maior a variedade de antocianinas e cianidinas com capacidade antioxidante. Um valor antioxidante de 3,5 vezes maior que a vitamina E é relatado. Sem esquecer o conteúdo de vitamina C, que também tem essas propriedades.

A revista Nutrition Research afirmou que 300 gramas (10 onças) de bagas são capazes de proteger o DNA contra danos causados ​​pelos radicais livres . Da mesma forma, outro estudo revelou que comer 1/2 quilo de polpa de baga diariamente durante um mês reduz um marcador pró-oxidante em 38%.

3. Eles diminuiriam o risco de doença cardíaca

Quando os valores de LDL ou colesterol ruim aumentam no sangue, ele se torna um fator de risco para o coração. Os compostos fenólicos na framboesa e outras frutas podem proteger o coração inibindo a oxidação do LDL.

A ciência explica que isso ocorre porque os fenóis bloqueiam os radicais livres (em testes com ratos). Um efeito semelhante também foi observado em células humanas

Por outro lado, parece que as antocianinas suprimem uma proteína conhecida como MCP-1 . Essa proteína induz a formação de placas lipídicas nas paredes arteriais.

4. Eles previnem patologias neurodegenerativas

Comer framboesas deliciosas e suculentas de cores diferentes pode melhorar a saúde do cérebro e ajudar a prevenir a perda de memória, comum durante o envelhecimento. Do Centro de Pesquisa em Nutrição Humana sobre o Envelhecimento, foi relatado que antioxidantes em frutas, como framboesas, podem impedir a alteração na comunicação das células cerebrais.

inflamação cerebral que é desencadeada por problemas motores e funções cognitivas do envelhecimento. Um estudo em ratos revelou que as antocianinas são benéficas na prevenção da doença de Alzheimer.

5. Pode melhorar os níveis de açúcar no sangue e insulina

Dietas com alta resposta glicêmica podem estar associadas a um risco aumentado de obesidade e diabetes tipo 2 . No entanto, os polifenóis podem melhorar essas respostas e manter o controle do açúcar no sangue.

O British Journal of Nutrition descobriu que comendo framboesas e outras frutas com pão, os participantes melhoraram a resposta à insulina. Testes também foram feitos em pessoas obesas com resistência à insulina. Durante 6 semanas, eles tomaram um smoothie de frutas roxas 2 vezes ao dia. Foi encontrada melhora na sensibilidade à insulina.

6. Eles são anti-inflamatórios

A inflamação é um sinal de defesa do organismo contra infecção ou lesão. Felizmente, as bagas têm propriedades anti-inflamatórias. A inflamação crônica é precursora de diabetes, obesidade e distúrbios cardíacos.

Alguns estudiosos afirmam que compostos polifenólicos, especialmente antocianinas, têm atividade anti-inflamatória em animais e humanos. Este poder anti-inflamatório das bagas é eficaz para pessoas com peso normal, bem como para aqueles que são obesos e com sobrepeso. Isso é demonstrado por um estudo

7. Pode ser benéfico para a pele

Os radicais livres tendem a causar danos à pele que aceleram o envelhecimento. No entanto, os especialistas comentam que as framboesas ajudam a reduzir as rugas.

Testes em laboratório e em animais indicam que o ácido elágico nas bagas é o principal antioxidante para a pele. Ele age como um bloqueador das enzimas que quebram o colágeno.

Você sabe o que é colágeno? É uma proteína que dá estrutura à pele e permite que ela se estique e permaneça firme. Se o colágeno estiver danificado, aparecem rugas.



8. Eles protegeriam contra o câncer

Evidências epidemiológicas sugerem que mais de 20% dos casos de câncer podem ser prevenidos com uma dieta contendo 400 a 800 gramas de vários vegetais e frutas por dia. Os fitoquímicos da baga, como a framboesa, podem modular o início, a promoção e a progressão do câncer.

Alguns pesquisadores de câncer trabalharam com antocianinas, resveratrol e ácido elágico. Eles descobriram que esses fitoquímicos induzem a antioxidante, desintoxicação, morte celular e antiproliferação de células malignas em animais experimentais.

Apesar desses resultados, a ciência ainda não tem resultados concretos . Alguns testes em animais não podem ser extrapolados com segurança para humanos e outros realizados em pacientes podem ser contraditórios.

Os antioxidantes das framboesas também são anti-inflamatórios. Isso explica sua ação contra distúrbios metabólicos.

Possíveis contraindicações das framboesas

Apesar de as framboesas serem deliciosas, nutritivas e benéficas, alguns cuidados devem ser tomados ao consumi-las, como: [19659067] Aparecem frutas vermelhas na lista de alimentos alergênicos.

  • São proibidos em crises de úlceras duodenais e estomacais gastrite, pólipos nasais, nefrite, gota, asma e poliartrite.
  • Não devem fazer parte da dieta de pessoas que tendem a formar coágulos ou a tomar anticoagulantes.
  • As mulheres grávidas não podem comer mais de 3 framboesas por dia pois podem causar alergias no bebé.
  • As framboesas devem fazer parte dos programas de alimentação saudável. Claro que, combinado com outros vegetais e frutas. antioxidantes e anti-inflamatórios.

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