Faça você consome truta regularmente? Vamos conversar com você sobre os benefícios desse peixe para que você valorize incluí-lo regularmente na dieta, cuidando do método de preparo.

Última atualização: [19659007] 18 de julho de 2021

Comer truta tem benefícios para a saúde, portanto sua inclusão no contexto de uma dieta balanceada e variada é recomendada . É um peixe de rio que normalmente é criado em cativeiro em pisciculturas. Além disso, apresenta versatilidade a nível culinário, sendo quase sempre simples de preparar.

É de notar que existe uma diferença organoléptica substancial entre a truta de rio e a de aquicultura. Diferenças também são observadas em sua composição lipídica. Em qualquer caso, é um alimento que fornece uma grande quantidade de proteínas de alta qualidade.

Benefícios de comer truta

Vamos comentar a seguir sobre os principais benefícios de comer truta. Para experimentá-los, este peixe deve ser introduzido no contexto de uma dieta variada e equilibrada .

Ajuda a fortalecer os músculos

A truta é um produto marinho que se destaca pela sua concentração de proteínas de alto valor biológico . Estes contêm todos os aminoácidos essenciais com boa digestibilidade. Eles são capazes de garantir a reparação muscular após exercícios intensos.

Não se deve esquecer que as diretrizes nutricionais aumentaram as necessidades de proteína nos últimos anos. Isso é mostrado por um estudo publicado no jornal Annals of Nutrition & Metabolism que indica que um adulto sedentário deve consumir pelo menos 0,8 gramas de proteína por quilograma de peso por dia.

Para aqueles que se exercitam, muitas vezes é benéfico incorporar trutas à dieta.


Tem poder antioxidante

Na seção de micronutrientes, devemos falar sobre a concentração de selênio na truta. Este mineral desempenha um papel importante como antioxidante . Seu consumo regular contribui para neutralizar a formação de radicais livres, de acordo com pesquisa publicada na revista Advances in Clinical and Experimental Medicine .

É importante notar que manter o equilíbrio no oxidativo nível ajuda a prevenir o desenvolvimento de muitas patologias complexas. Não apenas o selênio tem essa propriedade, mas também algumas vitaminas e fitonutrientes de alimentos vegetais.

É recomendado durante a gravidez

Os benefícios de comer truta estendem-se à contribuição de vitamina B12 . Este nutriente é essencial no contexto da gravidez. Na verdade, a manutenção de níveis baixos está associada a um risco aumentado de parto prematuro, conforme afirmado em um estudo publicado no American Journal of Epidemiology .

Durante a gravidez, é essencial atender às necessidades nutricionais para evitar defeitos no desenvolvimento do feto que pode condicionar o bem-estar posterior da criança. Por esse motivo, é aconselhável aumentar a presença de vegetais e peixes na dieta.



Informações nutricionais da truta

Do ponto de vista da informação nutricional, é necessário destacar o baixo teor de energia da truta fornecendo apenas 91 calorias por 100 gramas de produto fresco. No entanto, sua concentração de proteína é significativa, com 15 gramas do nutriente para cada 100 gramas do produto.

Os carboidratos que fornece são residuais, assim como a fibra. No entanto, ele contém 6 gramas de gordura, sendo a maioria insaturada.

No que diz respeito aos micronutrientes, a presença de vitamina B12, cálcio e magnésio . Ele também tem 2,9 miligramas de vitamina C por 100 gramas de produto, embora este não seja um teor muito alto.

Contra-indicações para comer truta

A truta é contra-indicada para aqueles que sofrem de alergia a peixes e marisco . Por outro lado, é um alimento que pode estar contaminado com parasitas, por isso deve ser bem cozinhado antes do consumo. Isso elimina possíveis microorganismos patogênicos.

Por outro lado, a truta pode causar desconforto para aqueles que desenvolveram patologias hepáticas e gastrointestinais. Da mesma forma, no caso de sofrer alterações nos níveis de triglicerídeos no sangue ou problemas cardíacos, deve-se evitar fritar e adicionar sal.

A truta assada é uma opção saudável para evitar a fritura.

Usos na cozinha da truta

De Do ponto de vista culinário, a truta é um peixe muito versátil . Pode ser preparado ao forno, grelhado e até frito, embora este último método seja o menos recomendado de todos.

O habitual é acompanhá-lo com um tubérculo, bem como introduzir limão e tiras de presunto no interior. melhore o sabor final. Não precisa ser muito temperado se for de boa qualidade; um pouco de sal é suficiente para realçar seu sabor forte.

Conforme mencionado, recomenda-se a inclusão da truta em uma dieta variada e balanceada. Este alimento possui nutrientes essenciais e de elevada qualidade no seu interior, pelo que o seu consumo regular contribuirá para um melhor estado de saúde.

No entanto, é sempre recomendado que a truta seja selvagem. Eles são mais caros e difíceis de encontrar, mas esses produtos têm um perfil lipídico mais favorável e características organolépticas muito superiores às versões de aquicultura.

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