Os ácidos graxos ômega 3 são ácidos graxos poliinsaturados encontrados em alimentos como o ácido eicosapentaenóico (EPA), o ácido docosahexaenóico (DHA) e o ácido alfa-linolênico (ALA), conforme especificado pela Sociedade Espanhola de Nutrição. As duas primeiras formas de Omega 3 são de cadeia longa e vêm de fontes animais como salmão, truta, sardinha e atum voador; a terceira forma, o ácido linolênico de cadeia curta (ALA), é encontrada principalmente em sementes de linhaça, nozes e óleo de canola. Vejamos quais são os benefícios do Omega 3 na nossa saúde.

Uma dieta rica em alimentos com Omega 3 é a mediterrânea, uma das mais reconhecidas por associações, federações e nutricionistas de todo o mundo. Lembremos que essa dieta também foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2010. Bem, as gorduras monoinsaturadas são abundantes e é uma dieta moderada em alimentos de origem animal e pobre em gordura saturada.

Qual é a função do Omega 3?

A Sociedade Espanhola de Nutrição explica que o Omega 3 está no desenvolvimento e função do sistema nervoso central, ajuda a reduzir os níveis elevados de triglicéridos no sangue e índices de inflamação.

Há mais porque também melhora os sintomas da depressão, funciona como um antioxidante e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Mantém os níveis de colesterol

Um dos benefícios Omega 3 é que é bom para o coração e especialmente para manter os níveis normais de colesterol. Nesse sentido, a Fundação Espanhola do Coração afirma que essas gorduras são boas para o colesterol. Existem vários tipos diferentes de ácidos poliinsaturados ômega 3 entre os quais ALA (alfa-linolênico), DHA (docosahexaenóico), DPA (docosapentaenóico) ou EPA (ecossapentaenóico), entre outros.

Bom para o coração

A dieta mediterrânea, baseada no consumo de vegetais, cereais, peixe e carne branca, pode reduzir o risco cardiovascular em 30%.

Protege nosso sistema imunológico

Em tempos como os de hoje, quando os vírus se proliferam, é quando devemos cuidar de nosso organismo e de nosso corpo por fora e por dentro. Portanto, esses ácidos graxos também são bons para proteger nosso sistema imunológico.

Ele nos permite perder peso [19659002] Graças às suas propriedades, o Omega 3 também é benéfico para a perda de peso, pois contém parte da fibra. Isso é bom para incorporar em nossa dieta diária, então os profissionais aconselham aumentar os alimentos ricos em ômega 3.

Contribui para regular a coagulação do sangue

Outro dos benefícios que foram demonstrados de Omega 3, que é encontrado em diferentes alimentos, é que ajuda na regulação da coagulação do sangue.

Vantagens infinitas

Existem mais benefícios, tais como:

  • Ajuda a combater alergias e asma.
  • Reduz o estresse.
  • Ajuda a combater a síndrome pré-menstrual
  • Benefícios em estados de depressão.
  • Melhora a pressão arterial.
  • Reduz a inflamação e combate doenças inflamatórias. [19659025] Quais são os alimentos ricos em ômega 3?

    Já dividimos alguns dos alimentos mais interessantes que contêm esse ácido graxo. Na Clínica Oftalvist, eles nos dão uma revisão dos alimentos ricos em ômega 3 para que os levemos em consideração e, agora que vimos seus benefícios, é mais fácil comprá-los e comê-los diariamente.

    Deve-se notar que a Clínica Oftalvist também inclui que este ácido é benéfico para os nossos olhos.

    Destaca o peixe e marisco especialmente o peixe azul. Os nutricionistas recomendam comer esse tipo de peixe pelo menos três vezes por semana. O que são peixes azuis? anchovas, salmão, sardinha, arenque, atum, cavala, ervilha, pomrete, truta ou caranguejo.

    No marisco: camarão, mexilhão, vieiras ou ostras, entre outros. Em vegetais de folhas verdes como alface, pepino ou espinafre. Também está presente em cereais: com quantidades de ácido linoléico, como sementes de linho ou sementes de chia.

    Por sua vez, as nozes como a principal fonte de ômega 3, especialmente em nozes ou amêndoas. E os óleos que contêm a maior quantidade de ômega 3 são o óleo de linhaça seguido pelo óleo de noz, bem como óleo de gergelim ou soja.

    Alimentos e Omega 3

    De acordo com a Fundação Espanhola de Coração, o teor de Omega 3 por 100 gramas de alimento corresponde a vários alimentos, tais como: salmão fresco: 2,5 gr; cavala: 2,67 gr; atum: 1,29 gr; espinafre: 0,13 gr; Couves de Bruxelas: 0,09 gr; azeite: 0,76 gr; nozes: 2,0 gr

    Portanto, se quisermos a saúde do ferro, proteger nossos corações e fazer com que todos os nossos corpos funcionem bem, o Omega 3 se torna um verdadeiro aliado para isso. O que mais se destaca é que protege o coração e também o colesterol e isso é muito bom para prevenir o desenvolvimento de outras doenças relacionadas que podem levar a outras mais graves.

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