O transtorno de estresse pós-traumático é um transtorno mental que surge como consequência de ter vivido ou testemunhado um evento traumático. Por exemplo, um acidente, uma guerra, um homicídio, um desastre natural, abuso físico, etc.

Neste artigo, vamos nos concentrar nos efeitos do estresse pós-traumático no corpo, além dos psicológicos. Eles afetam todo o organismo e podem ser muito sérios. Somente a partir de uma perspectiva global, podemos enfrentar esse transtorno para recuperar nossa saúde e nossas vidas.

Transtorno de estresse pós-traumático

Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é caracterizado por sintomas como angústia profunda, lembranças, pesadelos e pensamentos recorrentes. Tudo isso está relacionado ao evento traumático vivido.

Esse tipo de estresse pode ser vivenciado temporariamente e superado naturalmente com a passagem de dias ou semanas. No entanto, algumas pessoas podem ter mais dificuldades para superar o evento ou até mesmo piorar os sintomas. Além disso, estes também podem afetar o nível físico, que pode ser perigoso para a saúde.

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Efeitos do estresse pós-traumático em seu corpo

Na síndrome do estresse pós-traumático, o corpo é mantido em um estado de alarme constante que desequilibra o estado físico e mental

. Viver em um estado de estresse significa manter nosso corpo em alerta permanentemente. Esta predisposição para agir, que pode ser positiva transitoriamente, pode ser muito prejudicial a nível físico se for constante e nosso corpo não pode relaxar.

Quando estamos vivendo um estresse pós-traumático, nosso corpo está em tensão. Portanto, aumenta a freqüência cardíaca e respiratória, os músculos ficam tensos e as pupilas se dilatam. Tudo isso ativa nosso organismo para o que deveria ser um confronto com algo hostil. Portanto, se isso for mantido ao longo do tempo, pode reverberar em nosso corpo.

Que sintomas físicos podem ter o estresse pós-traumático?

Quando o estresse pós-traumático aumenta com o tempo, nosso corpo pode sofrer as consequências. Estes são alguns dos sintomas que podem aparecer gradualmente, e dependendo da pessoa:

  • Distúrbios respiratórios: A característica hiperventilação do estresse pode causar tontura, desmaios, fadiga, tontura ou tremores
  • Aumento da sudorese: Ter um maior fluxo circulatório
  • Afetamento no sistema cardiovascular, uma vez que há um estreitamento dos vasos sanguíneos. Aumenta o risco cardíaco
  • Enfraquecimento do sistema imunológico a longo prazo.
  • Desconforto digestivo devido ao aumento dos níveis de cortisol: constipação, diarréia, indigestão, gases, azia, etc. Além disso, o excesso de acidez gástrica também promove o aparecimento de úlceras.
  • Exaustão por falta de repouso noturno devido a insônia ou pesadelos.
  • Contraturas e dores musculares e em outras partes do corpo. , como na cabeça ou na mandíbula
  • desequilíbrios hormonais que afetam a menstruação, fertilidade, acne, função da tireóide, desejo sexual, etc

Além disso, todos esses distúrbios criam círculos viciosos que podem afetar outros problemas. Por exemplo, mudanças repentinas de peso (obesidade e dificuldade em recuperar o peso), problemas de libido, perda de cabelo, problemas de pele, etc.

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Práticas de relaxamento mente-corpo

 Pessoas em uma das posturas básicas de yoga
As técnicas de relaxamento proporcionam uma melhoria significativa na saúde mental e física.

Como explicamos, a relação entre a mente e O corpo é essencial para entender o estresse pós-traumático. Portanto, o tratamento deve levar isso em conta para alcançar um alívio para esse tipo de estresse. O objetivo é focar em uma terapia que usa a mente para alcançar um efeito positivo em um nível físico e, assim, melhorar a saúde.

A chave para esse objetivo são atividades que nos ajudam a desenvolver concentração, meditação e respiração profunda. Por exemplo, poderíamos tentar o yoga, tai chi ou qigong .

Estudos mostram que essas disciplinas podem ajudar a reduzir a ansiedade, a depressão ou a raiva. E, ao mesmo tempo, melhorar a tolerância à dor, auto-estima, níveis de energia, relaxamento e capacidade de lidar com situações estressantes.

Portanto, sabemos agora os efeitos negativos do estresse pós-traumático no corpo. No entanto, também sabemos que o tratamento para superá-lo deve levar em conta um trabalho global em nível físico e mental. Dessa forma, podemos recuperar nosso bem-estar e melhorar nossa qualidade de vida.

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