Por anos, foi dito que os produtos lácteos desnatados eram melhores porque o conjunto engordou e causou doenças cardiovasculares devido à quantidade de gordura. No entanto, existem cada vez mais estudos que negam esse fato. Neste artigo, explicaremos se os produtos lácteos inteiros ou desnatados são melhores.

Produtos lácteos inteiros ou desnatados?

Os produtos lácteos inteiros sempre tiveram uma má reputação para a população em geral devido a:

  • Calorias: produtos lácteos integrais têm mais calorias do que os desnatados, já que a gordura é o macronutriente que fornece mais calorias. Nos laticínios, é fácil eliminar essa gordura. Portanto, parece lógico, com menos calorias, menor risco de obesidade.
  • Gordura saturada : As gorduras saturadas sempre foram conhecidas como gorduras "ruins" porque poderiam causar doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. Portanto, eliminá-los era uma vantagem adicional.

No entanto, ao eliminar gordura, eliminamos grande parte das vitaminas lipossolúveis A, D e E. Assim como uma parte de minerais.

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Inúmeros estudos foram realizados para verificar se o leite inteiro engorda ou melhora a saúde geral. Aqui mostramos-lhe diferentes estudos :

Peso e laticínios

Em um estudo publicado em The American Journal of Nutrition, observou as diferenças de peso entre aqueles que consumiram laticínios integrais e desnatado. Os resultados foram que o grupo que consumiu a maior parte dos produtos lácteos reduziu em 8% o risco de sobrepeso ou obesidade.

Este artigo mostra que está associado um alto consumo de gordura de produtos lácteos com menor risco de obesidade central e risco cardiovascular ; da mesma maneira que uma baixa ingestão de gorduras lácteas foi associada a um risco aumentado de obesidade central.

Saúde e laticínios

A maioria dos estudos não encontrou diferenças entre os laticínios inteiros ou os desnatados , ou obtenha melhores resultados quando tomados inteiros . De fato, laticínios integrais podem melhorar algumas doenças como:

  • Diabetes tipo 2.
  • Doenças cardiovasculares
  • Síndrome metabólica.
  • Hipertensão.
  • Câncer colorretal.

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Crianças, leite integral ou desnatado?

 Comparação de leites vegetais e leite de vaca

É importante que as crianças consumam produtos lácteos inteiros, pois, como temos Dito acima, uma proporção significativa de vitaminas e minerais é perdida no leite desnatado. Em um estudo em que foram incluídas 2745 crianças, observou-se que a inclusão de leite integral estava associada a maiores concentrações de vitamina D no sangue e a um menor índice de massa muscular.

Deve-se notar que esse leite inteiro não pode conter açúcares adicionados uma vez que existe uma grande variedade de produtos lácteos para crianças, aos quais é adicionada uma grande quantidade de açúcar e conservantes, que são contraproducentes.

Conclusão

Em geral, cada caso deve ser personalizado, pois Produtos lácteos não são a principal causa de sobrepeso ou obesidade. Se o leite integral parecer muito pesado, você pode optar por leite semidesnatado . Além disso, se você consumir vários copos de leite ao longo do dia.

Por outro lado, se você precisar seguir uma dieta com pouca gordura por algum motivo, o leite desnatado pode ser melhor para você . Além disso, se você for praticar esportes mais tarde. Afinal, alguns conceitos-chave precisam ser levados em consideração:

  • Nem todas as gorduras são "ruins", mas sua origem deve ser conhecida. Como vimos, as gorduras saturadas do leite não contribuem para a obesidade ou doenças cardiovasculares.
  • Os produtos lácteos inteiros, devido à gordura, ajudam a ficar mais saciados o que pode nos fazer comer menos. ao longo do dia
  • Os produtos lácteos desnatados tendem a ser mais sem sabor e, com menos sabor, adicionam açúcares e cereais refinados. Ou seja, eles removem a gordura para incorporar outros componentes mais prejudiciais à saúde.

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