Faça quer saber mais sobre a dieta asiática? Contamos seus benefícios e alguns pratos que você pode integrar em sua cozinha.

 O que é a dieta asiática?

Última atualização: 12 de outubro de 2021

A dieta asiática é uma dieta tradicional típica de países asiáticos. É considerada uma das mais saudáveis ​​do mundo, já que a população que a consome é mais longa do que a que consome a dieta ocidental.

Principais ingredientes da dieta asiática (que inclui cozinhas da Índia, Japão, China e Tailândia) são arroz, frutas e vegetais, frango, peixe, marisco, macarrão de arroz e ovos. Nas preparações não há excesso de gorduras ou açúcares e o cozimento é cozido, cozido no vapor ou salteado.

Aqui explicamos mais sobre seus benefícios, características e contra-indicações. Portanto, se quiser saber detalhes sobre a dieta asiática, continue lendo.

Benefícios da dieta asiática

A dieta asiática tem vários benefícios . Contamos alguns para que você entenda um pouco mais como esse padrão alimentar pode prolongar sua vida, mantê-lo saudável e ativo.

1. Ajuda a perder peso

Em um estudo com pessoas com sobrepeso por 28 dias, que receberam uma dieta à base de mariscos, legumes, frutas e algas marinhas, concluiu-se que houve perda de peso e melhora do perfil de colesterol . Na verdade, em pesquisas posteriores, os mesmos participantes estavam em melhor forma física. Os cientistas acreditam que o efeito obtido se deve à alteração da microbiota intestinal.

Em países como o Japão, apenas 3% da população feminina é obesa. Isso é corroborado por um estudo publicado no Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition.

O sobrepeso, a obesidade e o perfil perigoso do colesterol podem ser controlados com uma dieta asiática.

2. Garante maior longevidade

As Ilhas Okinawa são o lar dos adultos mais velhos com a vida mais longa do mundo. Acredita-se que seja devido à dieta, já que consomem mais carboidratos do que proteínas.

Estudos com camundongos afirmam que a dieta japonesa, especificamente, aumenta a longevidade e diminui os problemas de aprendizado e memória. Outra pesquisa indica que o mesmo padrão está relacionado a anos mais ativos e a uma melhor qualidade de vida.

Acredita-se que seja devido à maneira como os alimentos são cozidos . A maioria deles é comida crua ou cozida, para que vitaminas e minerais não sejam perdidos. Além disso, os pratos são pequenos e variados, em porções reduzidas.



Desvantagens da dieta asiática

Embora tenha benefícios importantes, a dieta asiática pode ter alguns pontos negativos como o alto teor de sal conteúdo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda comer apenas 5 gramas de sal por dia.

A alta ingestão de sal causa problemas como hipertensão e aumenta o risco de doenças cardíacas e derrame cerebral.

A hipertensão é uma doença em que os vasos sanguíneos apresentam alta tensão persistente. Isso pode causar danos às paredes dos vasos.

Com o consumo excessivo de sal, o cérebro libera um hormônio chamado vasopressina que contribui para aumentar a pressão arterial. Gera-se um círculo vicioso que aumenta o risco de morte prematura e de pior qualidade de vida.

Pratos da cozinha asiática

Listamos alguns pratos populares e tradicionais da cozinha asiática para você conhecer. Você pode ousar experimentá-los.

Dim sum (China)

O dim sum são preparações chinesas que podem ser feitas com massa de trigo, arroz e tapioca . Eles são recheados com carne, vegetais, peixe ou marisco.

Você também pode fazer misturas. É uma massa que é fechada com o recheio dentro e pode ser cozida no vapor, frita, fervida ou na grelha.

Sukiyaki (Japão)

sukiyaki é um estilo de prato japonês nabemono o que significa que é um ensopado em panelas de barro ou ferro fundido. Este guisado é feito com tiras finas de carne cozida em molho de soja adoçado . Traga tofu, caldo de peixe e vegetais. Os ingredientes são embebidos em ovo cru batido.

Pad thai (Tailândia)

Estes são macarrão de arroz embebido refogado com ovos, tofu, carne ou frutos do mar, amendoim picado e vegetais. Eles carregam molho de peixe e outros condimentos . É o prato nacional da Tailândia.

Ramen (Japão)

ramen é um caldo feito de carne de porco, frango e vegetais . Tem molho de soja, alga marinha kombu e bonito seco ou katsuobushi . Geralmente é servido com carne de porco.

Bibimbap (Coréia)

Este prato é uma tigela de arroz com vegetais e carne . Ao comer, todos os ingredientes são mexidos e óleo de gergelim e gochujang .

Pratos da culinária coreana, como bibimbap combinam carboidratos e proteínas.


Frango tandoori (Índia)

Frango tandoori é uma receita típica da culinária indiana. Consiste em frango assado. Originalmente, era cozido em tandoors que são fornos de barro em forma de sino.

O frango é marinado com iogurte e com uma mistura de especiarias chamada garam masala que inclui alho , gengibre, cominho, páprica e cúrcuma.

Você pode estar interessado em …

Comentarios

comentarios