A dieta da área é um dos modelos alimentares que se tornou mais popular nos últimos anos. Foi projetado pelo americano Barry Sears e conseguiu se tornar uma tendência depois de ser adotado por algumas estrelas de Hollywood.

Através desta proposta uma alternativa é sugerida para orientar a nutrição de tal forma que pode melhorar a saúde e o peso. De fato, uma de suas principais características é que organiza alimentos com relação à influência da comida no metabolismo.

O que exatamente consiste? Quais são suas desvantagens? Antes de decidir adotá-lo, é muito importante saber como funciona e quais os efeitos. Por essa razão, em seguida queremos rever seus aspectos mais relevantes e as reações adversas que não devem ser ignoradas.

Qual é a dieta da área e qual é o seu objetivo?

A dieta da área é um estilo de alimentação baseado na regulação dos hormônios pelo modelo cuja fórmula é 40% de carboidratos, 30% de proteína e 30% de gordura em cada uma das principais refeições. 19659002] Baseia-se em uma teoria que sugere diminuir a inflamação das células, que ele aponta como responsável pelo excesso de peso, pelo envelhecimento e por doenças como diabetes e Alzheimer. Seu principal objetivo é atingir e manter um estado metabólico que ele chama de "estar na zona".

Ao atingir esse estado, o corpo e a mente trabalham com a máxima eficiência e, portanto, , manter o bem-estar geral. Portanto, além de ser uma dieta, destaca-se como um conceito nutricional para facilitar o equilíbrio dos alimentos em benefício da saúde.

Veja também: Leia estas recomendações antes de iniciar uma dieta [19659009] Bases básicas da dieta da área

A principal base da dieta da área é a combinação de carboidratos, proteínas e gorduras em uma proporção de 40-30-30. Através deste equilíbrio é procurada a regulação hormonal para controlar a inflamação e manter a saciedade por até 5 horas.

Embora seja um plano que não preste muita atenção ao total de calorias, o ideal é que essas proporções são compostas de alimentos saudáveis. Além disso, outras regras básicas devem ser seguidas para serem eficazes:

  • Fazer cinco refeições por dia
  • Café da manhã na primeira hora depois de acordar
  • Comer a cada 4 ou 5 horas, mesmo que não haja sentimento
  • Beber até 2 litros de água por dia
  • Consumir carboidratos complexos (grãos integrais, frutas, legumes, etc.)
  • Opte por gorduras do tipo "saudáveis", como ômega 3 (azeite de oliva) azeitonas, nozes, peixes gordurosos, etc.)
  • Tome proteínas em cada refeição para evitar a diminuição do açúcar (carnes magras, ovos, legumes, laticínios, etc.)

Benefícios da dieta da área

A dieta da área visa educar as pessoas positivamente para que elas melhorem sua dieta permanentemente. Portanto, para diferença de outros regimes famosos, não é um plano restritivo ou hipocalórico. Que benefícios ele proporciona?

  • Ativa o corpo para consumir as reservas de gordura que custa tanto "queimar".
  • Ajuda a equilibrar os hormônios que controlam a concentração de glicose no sangue: insulina e glucagon.
  • Ao controlar a atividade hormonal favorece a redução dos desequilíbrios nos níveis de inflamação celular.
  • Favorece a perda de peso sem passar fome ou sofrimento.
  • Controla a sensação de ansiedade alimentar e evita os excessos de alimentos não saudáveis.
  • Melhora a condição da pele, unhas e cabelos.
  • Aumenta a capacidade antioxidante do organismo ou para remover partículas de radicais livres que aceleram o envelhecimento
  • Otimiza o funcionamento do sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças.

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Desvantagens da dieta da área

Embora tenha conseguido se posicionar como um modelo de alimentação saudável, a dieta da área tem seus detratores. Por exemplo, o espanhol Aitor Sánchez García, escritor do livro Mi Dieta Cojea, publicado em 2016, descreveu-o como uma grande falácia.

O nutricionista e tecnólogo alimentar também sugere que este projeto é para benefícios econômicos para a indústria. Isso ocorre porque são necessários alimentos específicos para atender à fórmula 40-30-30.

Além disso, tudo deve ser muito bem calculado e planejado para não falhar na tentativa de mantê-lo. Portanto, seus seguidores devem ter o livro à mão para aprender precisamente como projetar suas refeições.

As proporções recomendadas para um equilíbrio correto de carboidratos, proteínas e gorduras são muito diferentes do recomendado pela Organização Mundial de Alimentos. Saúde (WHO) . Conseqüentemente, poderia afetar algumas doenças associadas ao excesso de proteína e gordura.

É evidente que, para seguir a dieta da área, é preciso ter uma disposição total para melhorar o estilo de vida e alimentação. No entanto, teria que analisar cada caso particular para descobrir se ele pode atender às necessidades de cada um deles.

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