As necessidades nutricionais mudam com a idade, então os idosos precisam fazer algumas mudanças em sua dieta. Não são mudanças difíceis e podem promover um envelhecimento saudável.

É importante combinar as refeições principais com sensatez. Se você está abaixo do peso e tem pouco apetite, é melhor comer porções menores com mais frequência ao longo do dia. O jejum intermitente pode ajudar os idosos com excesso de peso. Por outro lado, o jejum não é uma boa ideia para os idosos magros.

Por que mudar a dieta após 65 anos?

por volta dos 65 anos, as necessidades nutricionais de uma pessoa mudam. Há duas razões principais para isso:

  • As pessoas mais velhas costumam ser menos ativas do que costumavam ser. Portanto, eles exigem menos energia dos alimentos.
  • A necessidade de proteína é aumentada. A partir dos 65 anos, a necessidade de proteína aumenta para reduzir a perda de massa muscular. Também é necessário se exercitar, inclusive com esforço muscular.
  • Doenças crônicas como hipertensão arterial, obesidade, hipercolesterolemia e diabetes tipo 2 são mais frequentes. Para quem está doente, é importante seguir recomendações nutricionais específicas.

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Quais alimentos devem ser consumidos após os 65 anos?

A lista a seguir mostra que alimentos os idosos devem tomar preferencialmente e em que quantidades.

Fontes de proteína vegetal:

  • Nozes, especialmente nozes (30 g por dia)
  • Lentilhas, grão de bico, feijão (200 g por dia, cozido)
  • Soja (leite, tofu ou tempeh) (150 g, 2 ou 3 vezes por semana)
  • Seitan (150 g, 2 ou 3 vezes por semana, desde que não seja sensível ao glúten).

Fontes de proteína animal:

  • Queijo fresco tipo quark com baixo teor de gordura
  • iogurte natural
  • Nata
  • Queijo de cabra e ovelha
  • Ovos

As fontes de proteína devem estar presentes nas três refeições diárias. Desta forma, garante-se que 1 g de proteína por kg de peso corporal.

Se você não come carne, é necessário tomar um suplemento de vitamina B12.

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Como montar um prato perfeito para pessoas com mais de 65 anos

  • Um quarto da placa deve ser ocupado por alimentos proteicos
  • Mais um trimestre para carboidratos (batatas integrais ou arroz ou macarrão)
  • A outra metade, para vegetais, temperados com plantas aromáticas, especiarias e gorduras saudáveis ​​(azeite virgem extra).

Quais alimentos devem ser evitados após 65 anos?

Alguns alimentos raramente devem estar no cardápio, e não apenas na velhice. Dentro deste grupo estão:

  • alimentos e bebidas açucarados
  • Álcool
  • salsichas
  • pão branco
  • alimentos curados
  • óleo de girassol
  • Os salgadinhos

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O que é recomendado para idosos com baixo peso?

Se você tem pouco apetite na velhice, você pode comer várias refeições com porções moderadas (café da manhã, segundo café da manhã, almoço, lanche leve e jantar) e preste atenção a uma distribuição diferente de nutrientes no prato durante o dia.

Idosos abaixo do peso devem Priorize as fontes de proteínas e carboidratos em sua dieta. No entanto, legumes e frutas também precisam estar no prato.

A OMS recomenda comer 400 a 800 gramas de frutas e vegetais por dia, distribuídos em diferentes porções ao longo do dia.

O que os idosos com excesso de peso devem comer?

Se o peso é alto na velhice, muitos tendem a considerar que um regime de perda de peso é a solução. Mas dieta muitas vezes faz mais mal do que bem. Pode levar a uma alimentação desequilibrada e muitas vezes é insustentável.

Se você quer perder peso, o melhor é fazer um bom projeto alimentar e aumentar a atividade física.

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O jejum intermitente é adequado para pessoas com mais de 65 anos?

jejum intermitente É um bom método para perder peso na velhice, dependendo da progressão do peso e das necessidades individuais.

A razão é que o jejum intermitente fortalece as mitocôndrias, o motor de energia da célula. Também, É muito eficaz preventiva e terapeuticamente para doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida.

Porém, é importante obter apoio profissional, já que o jejum intermitente errado também pode ter efeitos negativos.