Habitat Estima-se que a maioria dos jovens adultos passe sete horas sentados por dia. Com a idade, esse tempo aumenta até 10 horas. Imagine o que pode acontecer se, além de ficar sentado por tantas horas, você fizer errado! As consequências de um estilo de vida sedentário, como doenças cardiovasculares e diabetes, são adicionadas a problemas posturais. Por outro lado, o design e o uso de itens de trabalho devem ser apropriados. Adotar a postura correta ao sentar é um hábito que o ajudará a manter sua saúde e obter maior desempenho.

Qual é a postura sentada e por que devemos melhorá-la?

Esta é a posição em que o corpo é mantido enquanto está sentado em pé ou deitado. A postura é boa ou correta quando podemos mover ou realizar atividades que exercem a menor pressão sobre os músculos.

Muitas vezes adotamos posturas ruins devido a hábitos incorretos e às vezes devido a problemas de saúde. A postura correta implica que nossa coluna está alinhada e que podemos realizar nossas atividades normais sem inconvenientes.

Adotar uma boa postura é um hábito saudável que permitirá:

  • Manter ossos e articulações alinhadas para que os músculos funcionem adequadamente.
  • Reduza o desgaste das articulações e evite doenças inflamatórias.
  • Diminua a pressão na coluna vertebral e evite que se deforme.
  • Evite a fadiga.
  • Evite a dor músculos e costas.

Postura correta ao sentar-se

Em seguida, vemos as características de uma posição correta na posição de sentar e alguns truques para maior bem-estar:

  • Costas retas e ombros para trás.
  • As nádegas devem tocar as costas da cadeira. Caso contrário, use um rolo lombar ou role uma toalha pequena e coloque-a entre as nádegas e o encosto.
  • O peso corporal deve ser distribuído igualmente entre os dois quadris.
  • Os joelhos dobrados em ângulo reto ou um pouco mais abaixo dos quadris.
  • Os pés apoiados no chão ou em um apoio para os pés.
  • Os cotovelos devem repousar sobre o apoio de braço da poltrona ou da mesa.
  • Mantenha os ombros relaxados.
  • Evite sentar-se no mesma posição por mais de 30 minutos seguidos.
  • Se você estiver sentado em uma cadeira giratória, não gire a cintura, mas todo o corpo.
  • Para ficar em pé, incline-se nos pés para trazer o corpo para a frente e levantar esticando as pernas. Evite inclinar-se para a frente dobrando a cintura. Ao se levantar, faça 10 flexões esticando as costas.

Nossas recomendações

Se você trabalha na frente de um computador, leve em consideração que a tela deve estar diretamente na frente dos seus olhos. O teclado deve ter 10-15 cm. da borda da mesa para descansar os pulsos. Os exercícios de fortalecimento das nádegas e quadris ajudam a corrigir posturas ruins.

Adote a postura correta ao sentar-se : sentar-se bem é se sentir bem!

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