Atualmente, a nutrição das pessoas mudou drasticamente, e não precisamente para melhor. Isso se deve ao fato de que a maioria das dietas diárias é enriquecida com gorduras suturadas e açúcares refinados, que geraram grandes problemas para a saúde global. É por isso que a rotulagem nutricional é tão importante.

O aumento significativo e realmente preocupante de doenças crônicas como diabetes, obesidade e dislipidemia (níveis excessivamente altos de colesterol ou gorduras no sangue) nos países em desenvolvimento criou

Isso motivou vários organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a instar os governos a tomarem ações específico para promover a educação nutricional na população .

É neste particular onde a rotulagem nutricional aparece como uma ferramenta didática. A razão é muito simples: ajuda os consumidores a escolher alimentos mais saudáveis ​​ para suas agências.

O que é rotulagem nutricional?

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) ) define a rotulagem nutricional como a caixa preta e branca anexada aos pacotes de alimentos e bebidas . Certifique-se de que este instrumento possa ser usado como um guia prático. Isso ajudará você a tomar decisões que podem afetar ou beneficiar sua saúde a longo prazo.

Da mesma forma, eles afirmam que uma boa nutrição trará grandes benefícios para o seu corpo. Ele permitirá que você evite e controle os sintomas de doenças como pressão alta, osteoporose, problemas cardíacos, certos tipos de câncer, diabetes tipo 2 e obesidade.

Por essas razões, você deve gastar alguns segundos lendo as informações que são presente na rotulagem de produtos no mercado

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Qual é a sua importância?

Sua principal função é informar o consumidor sobre as propriedades nutricionais contidas nos alimentos que encontramos nos supermercados. Nesse sentido, proporciona as seguintes vantagens:

  • Informar o consumidor sobre os ingredientes dos alimentos e bebidas de maneira simples e clara. Sua finalidade é que você pode escolher de acordo com suas necessidades.
  • Ele fornece um método eficaz para exibir os dados do rótulo sobre o teor de nutrientes do produto que vamos consumir.
  • Se você sofre de algum Alergia ou intolerância a um determinado ingrediente, a rotulagem irá guiá-lo na escolha correta dos alimentos. Isso evitará complicações futuras.
  • Ajuda a implementar princípios nutricionais sólidos na preparação de alimentos para o benefício da saúde pública.
  • Convida os fabricantes a melhorar a qualidade nutricional de seus produtos, porque o consumidor pode saber sobre os ingredientes que eles contêm

Como se interpreta?

É necessário que aprendamos a interpretar e entender a rotulagem nutricional . Essas informações nos ajudarão a tomar as decisões corretas em relação aos alimentos que mais beneficiarão nossa saúde.

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Identificar o tamanho da porção

A FDA explica que o tamanho da porção e o número de porções por recipiente estão localizados no topo da rotulagem nutricional. Isso é fundamental para entender o restante das informações contidas no rótulo.

  • Indique que as informações nutricionais presentes nos alimentos, como calorias, fibras e sódio, são baseadas em uma porção.
  • razão, se você comer duas porções dos produtos, você consumirá o dobro das calorias e dobrará o número de nutrientes. Se eles são bons ou prejudiciais, e assim por diante.

Portanto, eles apontam que é necessário conhecer o tamanho das porções . Só então você saberá exatamente quantas calorias e nutrientes você está comendo diariamente.

Encontre o número de calorias

Calorias podem ser alcançadas na rotulagem nutricional como "valor energético", "conteúdo energético" ou "energia total". Todos eles revelam a quantidade de energia que a comida ou bebida nos traz por dose ou porção.

  • Eles podem ser listados em Quilocalorias (kcal) e em Quilojoules (kJ), que normalmente chamamos de calorias.

O FDA esclarece que os valores diários são definidos em uma dieta de 2000 calorias. No entanto, eles afirmam que suas necessidades nutricionais dependerão de quão ativo você está fisicamente .

Portanto, eles recomendam que você consulte um especialista neste tópico para saber qual é a quantidade de calorias que mais o favorece.

Aprenda a usar a porcentagem do valor diário

O FDA enfatiza que essa informação nos diz qual é a quantidade diária recomendada de um nutriente que fornece a porção de alimento. Dessa forma, você manterá uma dieta saudável.

Nesse sentido, eles recomendam que você use essa parte para escolher os alimentos que são ricos em nutrientes que você deve consumir mais . E, da mesma forma, para reconhecer aqueles que você deve ingerir menos.

Os nutrientes que o aconselham a consumir diariamente em quantidades adequadas são: cálcio, fibra, vitamina A e C, bem como potássio, embora este seja opcional. Por outro lado, eles sugerem que você reduz as gorduras saturadas e trans, colesterol e sódio. No entanto, você deve lembrar que cada organismo tem necessidades diferentes . Um especialista em nutrição será responsável por explicar exatamente quais alimentos seu corpo precisa e em que medida.

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