Se você pretende iniciar uma dieta vegetariana ou vegan, certamente fará muitas perguntas sobre quais alimentos podem substituir perfeitamente a carne e assim silenciar a relutância que seu ambiente pode ter sobre você. O habitual é que nos seja dito que paremos de comer carne e que os peixes não atenderão às necessidades nutricionais do nosso corpo e só pegaremos uma anemia.

É verdade que as carnes contribuem com cerca de 20% da proteína de alta qualidade. Nosso corpo precisa, além de minerais e vitaminas essenciais, como B12, mas também é verdade que existem inúmeros recursos para equilibrar nossa dieta sem ter que recorrer a produtos de origem animal. Se você quiser saber como, neste artigo, falamos em detalhes sobre qual é o melhor substituto da carne: seitan, tofu ou soja texturizada. Tome nota!

Por que escolher a soja texturizada, tofu ou seitan para substituir a carne?

As dietas veganas e vegetarianas vão além de para restringir o consumo de alimentos de origem animal e a principal diferença entre uma e outra dieta é que um vegano não consome nenhum produto de origem animal ou aqueles produzidos por animais, enquanto alguns vegetarianos consomem produtos como mel ou ovos. Tanto em um quanto em outro tipo de dieta, é difícil ingerir os mesmos nutrientes que se você comesse peixe, carne ou laticínios, mas, se você recorrer aos alimentos corretos e souber como combiná-los, poderá ficar bem nutrido. Os especialistas recomendam monitorar os níveis de vitamina B-12 e ver que um especialista em nutrição valoriza nossa dieta e como estamos na saúde.

Hoje podemos encontrar muitas opções para carne e peixe. nos supermercados. Muitas vezes, mesmo tendo a mesma aparência exterior como alguns dos mais populares pratos de carne e peixe. Assim, é possível encontrar hambúrgueres, salsichas ou nuggets feitos com alimentos como seitan, soja texturizada ou tofu. Os alimentos mais aconselháveis, seja qual for o tipo de dieta que você segue, até mesmo dietas onívoras devem introduzir esse tipo de alimento para reduzir o consumo de carne e introduzir opções mais saudáveis. Mas, qual destes três alimentos é a melhor escolha para a carne?

Soja texturizada, um ingrediente muito versátil

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A soja é uma leguminosa com alto consumo de proteínas e excelentes valores nutricionais. É um carboidrato de alta qualidade, sendo ainda melhor que o grão-de-bico. É geralmente usado como substituto de carne na preparação de pratos como lasanha, hambúrgueres, almôndegas almôndegas ou molho à bolonhesa, entre outras variedades. Depois de texturizada, a soja tem uma aparência muito semelhante à da carne e é geralmente vendida em pedaços de diferentes tamanhos que devem ser reidratados com água ou caldos. Outro ponto positivo é que ele não contém gordura saturada ou colesterol, sendo um alimento muito saudável e versátil.

Seitan, rico em cálcio e pobre em calorias

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Esta comida não é tão fácil de encontrar em supermercados e supermercados, sendo ideal para comprá-los em fitoterapeutas. Seitan é um alimento ideal para substituir a carne: é composto de água e glúten de trigo, apresentando uma textura muito semelhante à da vitela. Embora seja muito insípido, temperos e molhos podem ser adicionados para dar um toque de sabor. Não é adequado para celíacos, contém cálcio, é pobre em sódio e tem uma quantidade muito baixa de calorias.

Tofu, uma alternativa para carne com muita proteína

 Benefícios do tofu

Tofu É feito com sementes de soja, coagulante e água, sendo muito insípido e também exigindo especiarias e molhos para adicionar o toque de sabor que queremos. Pode ser encontrado em diferentes texturas, de macio a duro, também conhecido como queijo vegetal. Pode ser encontrado facilmente em supermercados e fornece uma quantidade interessante de proteína, mas não tão alta quanto soja texturizada ou seitan. Se ele fornece uma grande quantidade de cálcio e fósforo, é ideal para preparar uma infinidade de receitas.

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