Embora em geral seja possível que você não precise contar quantas calorias consome diariamente em seus pratos, pode ser por algum motivo, como o fato de estar seguindo uma dieta restritiva para perder peso ou porque você decidiu começar a estar mais atento a todos os aspectos ocultos de sua dieta, é do seu interesse manter uma conta. Qual é a quantidade de calorias diárias recomendada?

O fato é que se em qualquer caso, você estiver interessado em saber mais algumas informações sobre como você deve abordar o consumo de calorias, continue lendo porque neste artigo nós irá explicar tudo que você precisa saber para ter um controle mais rigoroso de sua dieta.

A função das calorias

Em primeiro lugar, e antes de falar sobre quais devem ser os valores mínimo e máximo de consumo, é importante que você saiba exatamente do que estamos falando quando mencionamos as calorias diárias, pois assim você se sentirá mais seguro quando ler o valor nutricional de cada e você terá mais conhecimento sobre a importância deste elemento.

Embora sejam os mais demonizados principalmente por todas aquelas pessoas que estão tentando perder peso, parece que, na verdade, são esses os culpados da gordura acumulada a,

A verdade é que as calorias são unidades da quantidade de energia que um alimento contém ou que queimamos fazendo algum tipo de exercício físico ou seja, uma caloria é a unidade de calor necessário para aumentar a temperatura de 1 grama (gr), ou seu equivalente 1 centilitro (cl), em 1 grau centígrado (C °).

[19659002] E essa energia que é armazenada em nosso corpo é liberada quando o corpo precisa dela para ajudar na digestão (onde queimamos 10% das calorias adquiridas) ou para nos ajudar a realizar atividades físicas como combustível (20 %) ou para cobrir todas as funções básicas e vitais dos órgãos e tecidos de um ser humano em repouso, que chamamos de 'metabolismo basal e ao qual dedicamos 70% das nossas calorias.

É, portanto, dependente do basal metabolismo de cada indivíduo, diminuição Reduz ou aumenta a quantidade de calorias necessárias por dia, embora veremos isso mais tarde.

Qual a importância das calorias na descrição nutricional dos alimentos?

Assim que você são claros sobre o que acabamos de explicar e o fato de que quilocalorias (kcal.) não são o mesmo que calorias (cal.), embora ambos os termos tenham sido frequentemente confundidos porque em biologia costumavam ser usados ​​como sinônimos, vamos abordar a importância da leitura do rótulo nutricional de cada produto.

Nas tabelas de informações nutricionais, as calorias diárias indicam a quantidade de energia contida no alimento e algo que devemos estar atentos é que esta energia continha nos alimentos pode ou não ser absorvido pelo corpo, de modo que a quantidade de calorias em um alimento não precisa ser a quantidade de calorias que usamos.

E há a questão da perda e ganho de p Isso ocorre porque é por causa das calorias que consumimos e não usamos, que nosso corpo ganha volume.

Esse armazenamento é possível porque alguns alimentos precisam de mais energia para serem digeridos do que outros, como grãos inteiros e vegetais mais fibroso para o qual não precisamos de tanta energia e é por isso que contém menos calorias; Mas isso só é válido em termos de energia!

Já que as calorias não indicam o valor nutricional das proteínas e vitaminas que esses outros alimentos contêm e é por isso que uma dieta baseada apenas em calorias pode levar ao sobrepeso ou desnutrição: então em nenhum Caso você negligencie as outras propriedades de cada alimento, olhando apenas para as calorias.

A chave é a ingestão justa, necessária e saudável de calorias

Por todos do exposto, é muito interessante que antes de consumir qualquer alimento sabemos quantas calorias ele contém, pois assim poderemos saber, por exemplo, se devemos consumir as calorias do que comemos nós devemos fazer mais ou menos exercícios, pois a chave é consumir menos calorias do que gastamos, mas sempre com um limite, porque se consumirmos menos do que o nosso corpo precisa para suas funções vitais, nosso corpo pode removê-los músculos, em vez de gordura.

Outra coisa importante é que para a perda de peso ser eficaz, constante e saudável, não é aconselhável fazer esses cálculos a olho nu porque é difícil saber que tipo de esporte ou por quanto tempo treinar equivale a cada número de calorias.

Portanto, o ideal seria fazer uso de uma fórmula matemática que facilitasse a contagem das calorias diárias ganhas e gastas.

Nós a conhecemos como a equação de Harris-Benedict e consiste em descobrir nossa Taxa Metabólica Basal (TMB) ou, em outras palavras, o número de calorias que nosso corpo consome em repouso (valor que varia de acordo com a idade, peso, altura, etc.).

a esta equação, os homens obtêm este número adicionando 66 + (13,7 x seu peso em kg) + (5 x sua altura em cm) – (6,75 x sua idade em anos), e as mulheres, começando do número 655 e adicionando ( 9,6 x peso em kg) + (1,8 x altura em cm) – (4,7 x idade em anos). Portanto, se, por exemplo, quiséssemos calcular a TMB de uma mulher que pesa 72 quilos, mede 1,65 metros e tem 32 anos, o cálculo seria tal que

TMB = 655 + (9,6 x 72) + (1 , 8 x 165) – (4,7 x 32) = 655 + 691,2 + 297 – 150,4 = 1493 calorias por dia

O significado? Que nos dias de descanso esta pessoa deve tentar consumir essas calorias e não muitas mais, porque essas serão as calorias que seu corpo consome e as que ele não consome, vão se acumular em seu corpo na forma de gordura. [19659002] Outro método que você pode seguir se for mulher é multiplicar seu peso por 22 e, se você se exercitar diariamente, adicione 250 calorias a esse número para obter as calorias aproximadas que deve comer por dia para manter seu peso.

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