Carboidratos na dieta desempenham um papel muito importante. Embora tenha havido mitos sobre o seu consumo, é um dos macronutrientes essenciais que não podem faltar em uma dieta equilibrada .

Eles constituem a principal fonte de energia para o organismo determinantes para um bom desempenho físico e mental. Além disso, eles intervêm nas funções do metabolismo e são fundamentais na síntese de proteínas e lipídios.

Na verdade, eles são a base da pirâmide alimentar, já que seu consumo recomendado deve corresponder a 55% das calorias diárias necessárias Por esta razão, é importante entender por que eles não devem ser excluídos da dieta e qual é a sua função.

Descobrir!

O que são carboidratos?

Carboidratos, também chamados carboidratos, são um macronutriente essencial cuja função principal é fornecer energia ao organismo . Eles estão presentes em todos os alimentos que contêm amido e açúcares e podem ser simples ou complexos dependendo da sua estrutura química.

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O sistema digestivo usa este nutriente e converte em glicose (açúcar no sangue). Então, ele viaja através da corrente sanguínea e é usado pelas células para o ótimo funcionamento dos órgãos vitais.

As principais características dos carboidratos

  • Elas são compostas de carbono, oxigênio e hidrogênio [19659012]

    Eles são determinantes para a vida de moléculas orgânicas .

  • Dentro do carboidratos completos é fibra alimentar .
  • Armazenar energia Os alimentos de origem vegetal são as principais fontes de carboidratos .

Classificação de carboidratos

 O pão de cereais contém carboidratos saudáveis.

Os carboidratos são classificados em função da sua estrutura química e do tipo de assimilação que eles têm no corpo. Todas as variedades têm o efeito principal de fornecer energia ao corpo . No entanto, alguns são mais recomendados na dieta, porque eles não afetam a digestão ou aumentam os níveis de glicose.

Carboidratos simples

Neste grupo são os monossacarídeos e dissacarídeos. Eles também são conhecidos como carboidratos de absorção rápida e são caracterizados por seu alto índice glicêmico. Alguns exemplos são: frutose, glicose, maltose e lactose.

Carboidratos completos

Seu índice glicêmico é baixo e são recomendados para sua ingestão significativa de fibras alimentares . Eles são formados pela união de várias moléculas de monossacarídeos, o que força o corpo a trabalhar mais para degradá-los e produzir energia. Eles também são conhecidos como carboidratos de assimilação lenta.

Função dos carboidratos na dieta

Os carboidratos da dieta são conhecidos pelo seu valor energético. Contudo, sua assimilação correta também está relacionada a outros aspectos da saúde e às funções do organismo. Vamos rever em detalhe o mais importante

Eles fornecem energia

 Menina comendo uma banana, fonte de carboidratos.

Este importante nutriente funciona como uma reserva de energia, sendo determinante para todas as funções do corpo. As células podem usá-lo instantaneamente porque as reservas de energia se movem mais rápido para produzir glicose, quando necessário.

Salvar proteínas

Uma ingestão adequada de carboidratos permite organismo mantém suas "reservas" de proteína. Se seu consumo é deficiente, o corpo começa a usar esse último nutriente para obter energia. Um gasto desnecessário de proteínas pode trazer muitas desvantagens à saúde.

Eles são parte de tecidos importantes

Os carboidratos são uma parte importante dos tecidos conjuntivos e nervosos. Além disso, eles também são encontrados, em certa medida, em moléculas de DNA e um nucleotídeo conhecido como adenosina trifosfato (ATP), que o corpo usa como energia.

Prevenir doenças

Um suprimento adequado desse nutriente impede que ocorre descompensação que afeta a saúde imunológica. Carboidratos estão envolvidos na assimilação adequada de vários nutrientes que aumentam as defesas.

Por outro lado, previne o aparecimento excessivo de corpos cetônicos um tipo de resíduo metabólico que ocorre porque o corpo deve usar gordura como fonte de energia. Estes, quando acumulados no corpo, podem causar arritmias cardíacas, cálculos e osteoporose.

Melhora a saúde digestiva

 Saúde digestiva.

A fibra dietética contida em algumas fontes de carboidratos é ideal para regular a saúde digestiva. Sua assimilação promove o movimento do intestino e aumenta o volume de fezes para prevenir distúrbios como a constipação.

Por outro lado, reduz a absorção de colesterol e prolonga a sensação de saciedade . Além disso, fortalece a flora intestinal bacteriana, graças à fermentação de alguns tipos de açúcares.

Alimentos para adicionar carboidratos na dieta

Ao adicionar carboidratos à dieta é fundamental considerar a qualidade nutricional dos alimentos. Embora muitos contenham este nutriente, apenas algumas variedades trazem benefícios significativos para o organismo

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carboidratos recomendados

  • Cereais ou grãos integrais
  • Frutas e vegetais
  • Pulsos
  • Nozes e sementes
  • Tubérculos e raízes

Carboidratos não recomendado

  • Doces e bebidas açucaradas
  • Produtos de panificação e padaria
  • Produtos lácteos inteiros
  • Massas e farinhas refinadas

Conclusão

Os carboidratos da dieta são essenciais para garantir um nível ótimo de energia. Embora seu consumo deva ser moderado para não exceder a quantidade recomendada, sua inclusão na dieta é insubstituível. Certifique-se de escolher fontes de alto valor nutricional.

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